TSE dá prazo de 5 dias para resposta de Bolsonaro sobre fala contra eleição

A decisão acolhe um pedido feito pela coligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma ação contra Bolsonaro por "uso indevido dos meios de comunicação social e abuso do poder político" por parte do presidente, conforme diz o despacho.

© <p>Getty Images</p>

Política BOLSONARO-TSE 23/01/23 POR Folhapress

(UOL-FOLHAPRESS) - O corregedor-geral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Benedito Gonçalves, deu prazo de cinco dias para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifeste sobre declarações antidemocráticas contra o resultado das eleições e os atos golpistas de 8 de janeiro.

PUB

A decisão acolhe um pedido feito pela coligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma ação contra Bolsonaro por "uso indevido dos meios de comunicação social e abuso do poder político" por parte do presidente, conforme diz o despacho.

Nele, segundo o ministro, a coligação diz que esses atos foram cometidos "contra o sistema eleitoral brasileiro, a visarem a abalar a normalidade e higidez do pleito, para, assim, deslegitimar o sufrágio eleitoral democrático e seguro, incutindo nos eleitores o sentimento de insegurança e descrença no sistema eleitoral e, por consequência, atentando contra a existência do próprio Estado Democrático de Direito".

Benedito Gonçalves pede que seja indicado pelos autores da ação um novo endereço de Bolsonaro para que ele seja devidamente citado. "Ante o exposto, determino a intimação dos réus, para que se manifestem, no prazo de defesa (cinco dias a contar da citação), sobre os fatos articulados na petição ID 158556478", escreveu o corregedor.

Na semana passada, Gonçalves havia estabelecido outro prazo de defesa de três dias para Bolsonaro por conta da minuta do decreto golpista encontrado na casa do ex-ministro Anderson Torres. O documento, considerado inconstitucional, foi encontrado pela Polícia Federal durante busca e apreensão na casa de Torres.

A reportagem procurou o partido ao qual Bolsonaro é filiado, o Partido Liberal, que disse que não responder pelo ex-presidente da República.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Boxe Há 14 Horas

Afinal, quantos milhões arrecadam Mike Tyson e Jake Paul após combate?

brasil Distrito Federal Há 10 Horas

Autor de atentado enlouqueceu após Bolsonaro perder, diz ex que viveu 17 anos com ele

mundo Peru Há 12 Horas

Coreano é capturado com centenas de tarântulas no corpo no Peru

brasil Atentado Há 10 Horas

Amigos falam em transformação de autor de atentado: 'Era um visionário'

lifestyle Signos Há 13 Horas

Este é o signo mais impulsivo do zodíaco. Conhece alguém assim?

fama UTI Há 10 Horas

Viih Tube deixa UTI após parto do segundo filho: 'estou bem melhor'

fama Cuiabá Há 10 Horas

Influenciadora e ex-jogador são detidos por posse de carro roubado

fama Príncipe William Há 13 Horas

O primeiro TikTok do príncipe William foi para desculpar aluna atrasada

fama Luto Há 10 Horas

Morre Arturo García Tenorio, ator de 'Chapolin', aos 70 anos

justica Rio de Janeiro Há 10 Horas

Servidor público é morto a pedradas e água fervente; esposa foi presa