Polícia de MT procura suspeitos de planejar fuga de penitenciária

Os mandados estão sendo cumpridos em duas cidades mato-grossenses (Cuiabá e Rondonópolis); em Oeiras (PI) e em Salvador

© iStock

Justiça Mato Grosso 25/01/23 POR Agência Brasil

A Justiça de Mato Grosso autorizou a Polícia Civil a prender, em caráter preventivo, mais oito suspeitos de participar de uma tentativa de resgatar presos da Penitenciária Central do estado. Até as 11h de hoje (25), ao menos cinco dos investigados já tinham sido detidos e os policiais mato-grossenses continuavam à procura dos outros três alvos dos mandados judiciais expedidos pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

Os mandados estão sendo cumpridos em duas cidades mato-grossenses (Cuiabá e Rondonópolis); em Oeiras (PI) e em Salvador. A Justiça estadual também autorizou os policiais a realizarem buscas e apreenderem documentos e objetos em 12 endereços ligados aos investigados, além de decretar o sequestro de uma casa do bairro Industriário, em Cuiabá.

Segundo a Polícia Civil, os investigados adquiriram o imóvel e estavam usando o local como base para a escavação de um túnel até a Penitenciária Central – maior unidade prisional do estado, onde estão abrigados criminosos de alta periculosidade.

O túnel foi descoberto em setembro de 2022, quando agentes da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) flagraram 12 pessoas escavando o túnel, entre elas, três adolescentes. De acordo com a Polícia Civil, as primeiras pessoas autuadas em flagrante são do Piauí, e algumas delas trabalharam antes em escavações em áreas de garimpo.

Na residência, foram encontrados maquinários para bombeamento de água e retirada de terra e um aparelho de GPS (do inglês, Sistema de Posicionamento Global) que tinha como coordenada geográfica um dos pavilhões da Penitenciária Central. O túnel, por sua vez, já tinha mais de 40 metros de extensão e contava com sistema de iluminação e uma estrutura reforçada para evitar que ruísse.

No decorrer das investigações, foram identificadas outras oito pessoas suspeitas de planejar a tentativa de fuga em massa e de recrutar os primeiros 12 detidos. Entre os oito investigados alvos da operação deflagrada esta manhã há um engenheiro, morador de Rondonópolis (MT) e suspeito de ter projetado o túnel que levaria da casa adquirida pelo grupo à penitenciária.

A ação policial deflagrada hoje recebeu o nome de Operação Armadillo, que, em espanhol, significa tatu. Participaram da ação equipes da GCCO, da Gerência de Operações Especiais, da Delegacia Regional de Rondonópolis, da Polícia Civil da Bahia e da Delegacia do município de Oeiras, no Piauí.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Casamento Há 7 Horas

Casal prepara casamento dos sonhos, mas convidados não aparecem; veja

politica Tiü França Há 5 Horas

Dono de carro que explodiu em Brasília anunciou atentado na internet

politica Brasil Há 7 Horas

Suspeito de explosões tentou invadir STF antes de morrer; veja as imagens

esporte Países Baixos 13/11/24

Erling Haaland 'vira' alvo de chacota na seleção dos Países Baixos

fama Polêmica Há 22 Horas

Irmã de CR7 chama influenciadora de "doente mental" e recebe resposta

fama Luciano Camargo Há 6 Horas

Luciano fala sobre suposto afastamento de Zezé: "Meu tempo é caro"

fama Kate Middleton Há 23 Horas

Kate Middleton revela novidade: "Algo de bom está por vir..."

fama Gisele Bündchen Há 6 Horas

Gisele Bündchen exibe pela primeira vez barriguinha de grávida em evento

fama Silvio Santos Há 4 Horas

Fã mostra foto da lápide de Silvio Santos, sepultado em local restrito

fama Rainha Camilla Há 23 Horas

Rainha Camilla faz atualização sobre saúde: "Sinto-me muito melhor"