© Reuters
Uma professora palestina que cresceu em um campo de refugiados ganhou o prêmio Global Teacher, considerado o "Nobel da Educação" e receberá US$ 1 milhão. Segundo o G1, o anúncio do vencedor foi feito pelo Papa Francisco.
PUB
Após passar sua infância em um campo palestino perto de Belém, a professora Hanan Al Hroub atualmente dá aulas para refugiados.
Ela desenvolve um trabalho com crianças traumatizadas pela violência usando jogos e brincadeiras, e os encoraja a trabalhar juntas e recompensando atitudes positivas. "Professores podem mudar o mundo". "Estou orgulhosa de ser uma professora mulher palestina aqui neste palco", declarou ela depois de receber a premiação. Hanan disse que usará o dinheiro do prêmio para auxiliar seus alunos.
Um brasileiro estava entre os indicados. O professor voluntário Marcio Andrade Batista dá aulas no Mato Grosso com uma metodologia que se baseia na aplicação das ciências à vida cotidiana.
Marcio estava na lista de 50 finalistas divulgada pela ONG Varkey Foundation, que concede o prêmio e foi o primeiro brasileiro selecionado em três anos do prêmio.
No evento ocorrido em Dubai estavam estrelas de Hollywood como Salma Hayek e Matthew McConaughey e personalidades da política como o ex-primeiro ministro britânico Tony Blair e o vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos, xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum.