Cartórios apontam aumento de quase 70% em registros de mudança de sexo

Os registros são feitos diretamente em cartório sem a necessidade de procedimento judicial e nem cirurgia de redesignação sexual.

© Reprodução / CNR

Brasil mudança de sexo 02/02/23 POR Estadao Conteudo

Os cartórios de registro civil em todo o País bateram um recorde, ao longo de 2022, de anotações referentes à mudança de sexo da população trans. No período foi verificado aumento de quase 70% no número de pessoas que mudaram o nome e o gênero, indica levantamento oficial do setor.

Dados compilados pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), entidade que reúne todos os 7.741 Cartórios de Registro Civil do Brasil, instalados em todos os municípios e distritos do país, mostram que no ano passado foram realizados 3.165 procedimentos de alteração de gênero, número 69,9% maior que o verificado em 2021, quando ocorreram 1.863 mudanças.

Se comparado ao primeiro ano do procedimento (2018), quando foram registrados 1.129 atos, o crescimento é de 180,3%.

Os registros são feitos diretamente em cartório sem a necessidade de procedimento judicial e nem cirurgia de redesignação sexual.

Os 3.165 procedimentos lançados em 2022 representam patamar histórico desde que a alteração passou a ser realizada diretamente em cartório, em 2018.

Naquele ano uma decisão do Supremo Tribunal Federal e regulamentada pelo Provimento nº 73 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) permitiu a realização do procedimento pela chamada via extrajudicial, sem a necessidade de processo, advogado ou decisão judicial.

Do total de atos realizados em 2022, 43% se referem a pessoas que mudaram seu gênero de feminino para masculino, enquanto 51,3% mudaram o sexo de masculino para feminino, uma proporção que vem se mantendo ao longo dos anos.

Já 5,7%, mudaram o nome, mas ainda não realizaram ou estão em procedimento para mudar de sexo.

"Hoje a população já tem bastante consciência de que é no Cartório de Registro Civil que nasce a cidadania", diz Gustavo Renato Fiscarelli, presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais/Brasil.

"É onde uma pessoa ganha nome, sobrenome, nacionalidade, filiação e direitos. Atender e propiciar à população Trans um direito básico de sua personalidade, após tanto tempo de discriminação, é uma conquista da sociedade, mas também da atividade do registro civil, que lhe permite dar o que está em sua essência: cidadania."

Como fazer?

Para orientar os interessados em realizar a alteração, a entidade que reúne os cartórios em todo o País editou uma Cartilha Nacional sobre a Mudança de Nome e Gênero em Cartório, onde consta um passo a passo para o procedimento e os documentos exigidos pela norma nacional do CNJ.

No processo de alteração de gênero em nome nos Cartórios de Registro Civil é necessário a apresentação de todos os documentos pessoais, comprovante de endereço e as certidões dos distribuidores cíveis, criminais estaduais e federais do local de residência dos últimos cinco anos, bem como das certidões de execução criminal estadual e federal, dos Tabelionatos de Protesto e da Justiça do Trabalho.

Depois, o oficial de registro faz uma entrevista.

Eventuais apontamentos nas certidões não impedem a realização do ato, cabendo ao cartório comunicar o setor competente sobre a mudança de nome e sexo, assim como aos demais órgãos de identificação sobre a alteração realizada no registro de nascimento.

Segundo os cartórios, a emissão dos demais documentos 'deve ser solicitada pelo (a) interessado (a) diretamente ao órgão competente por sua emissão'. Não há necessidade de apresentação de laudos médicos e nem é preciso passar por avaliação de médico ou psicólogo.

"Trata-se de um documento prático, com instruções detalhadas que podem auxiliar as pessoas a realizarem o procedimento direto em Cartório, sem a necessidade de ação judicial ou gastos adicionais com advogados e custas", destaca Fiscarelli.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama DNA Há 12 Horas

Revelado o resultado de exame de DNA do suposto filho de Leandro

fama Playboy Há 13 Horas

Patinadora holandesa posa nua para a Playboy e quebra recorde de vendas

fama Musa dos Anos 90 Há 12 Horas

Musa dos anos 90, Regininha Poltergeist vende empadas nas ruas do Rio

politica Polícia Federal Há 12 Horas

Braga Netto é preso pela Polícia Federal em investigação sobre trama golpista

esporte Mercado de Transferências Há 13 Horas

Endrick não 'pega' e pode ter os dias contados no Real Madrid

mundo México Há 12 Horas

Influenciador de 37 anos é morto a tiros na porta de casa

fama Realeza Há 11 Horas

Kate e William estão se preparando para assumir o trono 'mais cedo' do que o esperado

politica Duque de Caxias Há 11 Horas

PF acha celulares em freezer na casa de prefeito eleito do RJ

mundo Coreia do Sul Há 14 Horas

Parlamento sul-coreano aprova impeachment do presidente Yoon Suk-yeol

fama Fim do romance Há 9 Horas

Ana Castela se pronuncia pela 1ª vez sobre término com Mioto