São Paulo amplia vacinação infantil enquanto capitais aguardam doses contra Covid

A imunização será feita com as doses da Pfizer Baby, vacina da fabricante Pfizer indicada para o público mais jovem.

© Getty

Brasil CORONAVÍRUS-VACINAÇÃO 02/02/23 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A cidade de São Paulo inicia nesta quinta-feira (2) a vacinação de todas as crianças de seis meses a menores de 3 anos contra a Covid-19. A imunização será feita com as doses da Pfizer Baby, vacina da fabricante Pfizer indicada para o público mais jovem.

PUB

Até então, o esquema estava nessa faixa etária na capital estava restrito ao grupo prioritário -com comorbidades, deficiência física permanente, imunossuprimidos e indígenas.

A partir da mesma data, as crianças de 5 a 11 anos que já receberam as duas primeiras doses poderão tomar a de reforço.

Na terça-feira (31), a prefeitura paulistana recebeu 768 mil doses de imunizantes contra o coronavírus, entre Pfizer Baby e Pediátrica, por parte dos programas Nacional e Estadual de Imunizações.

Enquanto isso, outras capitais brasileiras relatam desabastecimento e suspensão na aplicação de doses por falta de imunizantes para o público infantil.

Em nota, o Ministério da Saúde disse que iniciou a distribuição de novas doses de vacinas "a todos os estados e Distrito Federal" nesta semana. "A prioridade é normalizar o fluxo de distribuição de doses e ampliar as coberturas vacinais para garantir a proteção da população", diz o comunicado.

No Rio de Janeiro, a vacinação de crianças de seis meses a 4 anos com comorbidades ou deficiências segue suspensa até a chegada de nova remessa da Pfizer Baby. A aplicação de doses em crianças de 3 e 4 anos está disponível em algumas unidades, que podem ser consultadas em https://coronavirus.rio/vacina.

Em Belo Horizonte, não há imunizantes para a primeira dose para a faixa de 3 a 11 anos. Já a segunda dose de Coronavac para os de 3 e 4 anos está sendo aplicada normalmente.

Em Salvador, há desabastecimento das doses da Pfizer Baby (primeira dose) e da Pfizer Pediátrica (primeira e segunda dose). Atualmente, a prefeitura está vacinando com a primeira dose apenas crianças de 3 e 4 anos com e sem comorbidades, além de segunda dose para outras idades.

Em São Luís, a aplicação da primeira dose em crianças está temporariamente suspensa pela falta da Pfizer Baby.

Aracaju também registra desabastecimento do imunizante infantil para primeira dose e da Pfizer Pediátrica.

No Recife, a vacinação está liberada a partir dos seis meses de idade. No entanto, a capital pernambucana necessitou suspender, ainda no ano passado, a vacinação entre seis meses a 2 anos devido à falta de doses.

Na semana passada, também foi paralisada a aplicação nas crianças entre 5 e 11 anos.

Na região Sul, Porto Alegre está entre as capitais que sofrem com a escassez de doses. Sem a Pfizer Pediátrica, ministrada para a faixa dos 5 aos 11 anos, a prefeitura interrompeu a vacinação para essas idades. Crianças entre 3 e 5 anos recebem a Coronavac.

Como as doses da Pfizer Baby também são escassas, a prefeitura só está ministrando a vacina somente a crianças com comorbidades de seis meses a menos de 3 anos.

Florianópolis também está sem a vacina para bebês, assim como Curitiba, que aplica normalmente a primeira dose em crianças a partir de 3 anos. Já a segunda dose para os bebês pode ser realizada com agendamento na capital paranaense.

No Centro-Oeste, Goiânia não tem vacinas para primeira dose de crianças de seis meses a 11 anos, apenas segunda dose.

Campo Grande vacina com a primeira dose apenas bebês com comorbidades e crianças entre 3 e 4 anos. A vacinação entre 5 e 11 anos está suspensa por falta de vacinas.

Na região Norte, Manaus está sem doses em estoque ou previsão de receber a Pfizer Pediátrica.

Belém suspendeu a vacinação infantil em razão da falta de imunizantes. Faltam tanto a Pfizer Baby quanto a Pediátrica. As doses restantes da Coronavac estão sendo usadas para a segunda dose do grupo de três a quatro anos. A prefeitura espera retomar a vacinação para todos os grupos a partir de seis meses em fevereiro, tão logo receba as vacinas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Escândalo Há 19 Horas

Diddy teria obrigado funcionário a limpar "sangue e urina" das orgias

mundo Cazaquistão Há 20 Horas

Homem que filmou despedida à mulher durante queda de avião sobreviveu

economia Aposentados Há 15 Horas

Aposentadorias do INSS com reajuste serão pagas entre 27 de janeiro e 3 de fevereiro

brasil Urgência Há 18 Horas

Avião da Latam declara emergência após decolar de Brasília e faz pouso forçado

fama Despedida Há 13 Horas

Familiares e amigos se despedem de Ney Latorraca

esporte Violência Há 12 Horas

Cunhado da irmã de Endrick, do Real Madrid, é morto a tiros no Distrito Federal

economia Trabalhadores Há 20 Horas

Salário mínimo subirá R$ 106 e novo valor passará a ser de R$ 1.518 a partir de 1º de janeiro

fama Saúde Há 20 Horas

Preta Gil continua na UTI, mas apresenta melhora e já se alimenta por via oral

fama Ariana Grande Há 18 Horas

Sete anos depois da tragédia em Manchester, Ariana Grande faz doação

economia Trabalho escravo Há 20 Horas

Operários resgatados na BYD na Bahia devem voltar à China em janeiro