Cartórios passam a emitir autorizações online para viagens internacionais de menores

A medida atende menores de 18 anos que necessitam viajar de avião para o exterior sozinhos ou acompanhados por apenas um dos pais ou responsável.

© Reprodução / CNR

Brasil CARTÓRIOS-DOCUMENTOS 07/02/23 POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - A partir desta terça-feira (7), pais ou responsáveis conseguem emitir de forma online autorizações de viagens internacionais para crianças e adolescentes.

PUB

A medida atende menores de 18 anos que necessitam viajar de avião para o exterior sozinhos ou acompanhados por apenas um dos pais ou responsável. A nova modalidade é fruto de uma parceria dos cartórios com a Polícia Federal e válida para o país todo.

Para emitir a autorização eletrônica de viagem internacional de forma digital, os responsáveis pelo menor precisam realizar um reconhecimento de firma por videoconferência disponibilizado no site, que permite a prática dos atos notariais a distância. Depois de feito esse procedimento, os pais receberão o documento digital para validação no guichê da companhia aérea, via leitura de QR Code no celular ou em papel.

Com a autorização, o menor ou acompanhante responsável poderá acessar o documento por meio de aplicativo de celulares Android ou IOS e apresentá-lo por QRCode nos guichês de atendimentos de aeroportos. Os responsáveis podem cancelar o ato a distância, caso necessário.

"A AEV Internacional é mais uma maneira de trazer comodidade para o cidadão e apresenta um novo cenário de garantia de segurança jurídica e desburocratização de procedimento", disse o presidente da divisão de São Paulo da CNB (Cartório de Notas do Brasil), Daniel Paes de Almeida.

"Os Cartórios de Notas têm trabalhado para oferecer comodidade para a população e atualmente 100% de seus serviços são oferecidos em formato eletrônico, em uma plataforma única, nacional, online e disponível a qualquer cidadão", completou.

Após o convênio com a Polícia Federal, responsável pela segurança aeroportuária do país, o módulo da autorização eletrônica de viagem nacional foi atualizado para integrar voos internacionais, tendo passado por uma sequência de testes práticos junto as principais companhias aéreas do país, garantindo a segurança na identificação de pais, responsáveis e menores.

A opção pelo modelo físico permanece disponível, sendo este realizado por meio de reconhecimento de firma feito presencialmente pelos responsáveis do menor em cartório de notas, em um formulário físico que deve ser preenchido e impresso.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Musa dos Anos 90 Há 5 Horas

Musa dos anos 90, Regininha Poltergeist vende empadas nas ruas do Rio

fama DNA Há 4 Horas

Revelado o resultado de exame de DNA do suposto filho de Leandro

politica Duque de Caxias Há 4 Horas

PF acha celulares em freezer na casa de prefeito eleito do RJ

brasil MORTE-AL Há 22 Horas

Turista morre após catamarã afundar durante passeio em Maragogi

politica Polícia Federal Há 5 Horas

Braga Netto é preso pela Polícia Federal em investigação sobre trama golpista

fama Realeza Há 4 Horas

Kate e William estão se preparando para assumir o trono 'mais cedo' do que o esperado

brasil litoral de SP Há 22 Horas

Mulher tenta vender o próprio filho por R$ 1,2 mil em praia

fama Playboy Há 5 Horas

Patinadora holandesa posa nua para a Playboy e quebra recorde de vendas

fama Ocultismo Há 3 Horas

Famosos que acreditam e até praticam bruxaria

economia Funai Há 4 Horas

Funai interdita 343 km² de área indígena no Amazonas