Preços recordes derrubam venda de botijão de gás a menor nível em dez anos

O consumo per capita, de 43,25 metros cúbicos para cada mil habitantes foi o pior desde que os dados passaram a ser compilados pela ANP, em 2001

© Pedro Ventura/ Agência Brasília

Economia GÁS-PREÇOS 07/02/23 POR Folhapress

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A escalada do preço levou o consumo brasileiro de botijões de gás de até 13 quilos, mais usados em residências, a fechar 2022 no pior patamar em dez anos, segundo levantamento feito pelo OSP (Observatório Social do Petróleo).

PUB

O consumo per capita, de 43,25 metros cúbicos para cada mil habitantes foi o pior desde que os dados passaram a ser compilados pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), em 2001.

O setor defende maior rigor na aplicação do vale-gás, benefício concedido pelo governo para a compra de botijões por famílias de baixa renda e que hoje não é carimbado para a aquisição do produto, ou seja, as famílias podem usar o dinheiro para outras finalidades. O benefício é pago a cada dois meses, no mesmo dia do pagamento do Auxílio Brasil, que passará a se chamar Bolsa Família.

Em 2022, o país consumiu 5,1 milhões de toneladas de gás de cozinha em botijões de até 13 quilos. O volume representa uma queda de 2,59% em relação ao verificado no ano anterior. Com algum aumento do consumo em outros vasilhames, as vendas totais do produto caíram 0,85% no ano.

"O principal fator explicativo para isso é o preço", diz o economista Eric Gil Dantas, do OSP e do Ibeps (Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais). Em 2022, o botijão de 13 quilos foi vendido, em média, a R$ 109,86, o maior valor desde o início da divulgação dos dados pela ANP, mesmo considerando a inflação.

Ele lembra que o consumo de botijões manteve-se praticamente estável entre 2007 e 2017, começando a cair em 2018 -com exceção de 2020, quando as vendas cresceram 5,1% impulsionadas pelo isolamento social.

"O preço real (descontada a inflação) de 2022 é 49% superior à média de 2007-2017", afirma Dantas, em comunicado distribuído pelo OSP.

A escalada do preço do gás de cozinha acompanhou valorização das cotações internacionais do petróleo após o período mais crítico da pandemia, em 2020. Foi alvo de críticas da oposição e levou o governo a instituir um benefício para minimizar os impactos sobre os mais pobres.

O produto tem grande peso sobre o orçamento das famílias de baixa renda e, diante do elevado desemprego e da escalada dos preços, muitos tiveram que trocar o fogão a gás por lenha para preparar alimentos.

Representante das distribuidoras de GLP (gás liquefeito de petróleo, como é conhecido o gás de cozinha), o Sindigás vem defendendo que o valor pago pelo governo como vale-gás seja direcionado apenas para a compra do produto.

"O setor considera que o alvo de ações sociais não deve ser as vendas de botijões, mas sim garantir que o Auxílio Gás seja direcionado para combater a lenha na matriz energética residencial", diz o presidente da entidade, Sergio Bandeira de Mello.

Parte da queda do consumo em botijões pode ser explicada pelo aumento em outros vasilhames, com a abertura de novos mercados para embalagens maiores no comércio, indústria e residências mais modernas com centrais de gás.

Mas ainda assim, especialistas veem dificuldades dos governos para lidar com a chamada "pobreza energética", que o pesquisador da UFRJ Richarde Junior classifica como a dificuldade de acesso a recursos energéticos seguros, modernos e sustentáveis devido à condição de vulnerabilidade social.

Em seu último Balanço Energético Nacional, por exemplo, a EPE (Empresa de Pesquisa Energética) estima que o consumo residencial de lenha aumentou 3,2% em 2021, atingindo o maior patamar ao menos desde 2012.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia GOLPES-FINANCEIROS Há 19 Horas

Confira dias e horários preferidos para golpes e fraudes bancárias, e saiba como se proteger

fama Tretas Há 11 Horas

Galvão revela causa de desavença com Neymar: "Fez bobagens"

mundo França Há 19 Horas

Homem pede namorada em casamento em Paris e ela foge; momento viraliza

brasil Ministério da Agricultura Há 21 Horas

Governo divulga marcas de café impróprios para consumo; veja quais

fama Gusttavo Lima Há 20 Horas

Detran-GO repudia vídeo de filho de Gusttavo Lima dirigindo aos 7 anos

justica Chile Há 21 Horas

Brasileira é espancada e luta contra tentativa de estupro no Chile

brasil Lajeado Há 21 Horas

Cobra gigante morta é vista boiando em lago de hidrelétrica no Tocantins

fama ANTONIO-BANDERAS Há 17 Horas

Antonio Banderas desembarca no Rio de Janeiro para final do Dança dos Famosos

mundo Austrália Há 12 Horas

Jovem de 24 anos morre durante voo vítima de tuberculose

mundo Espanha Há 18 Horas

Irmãs são encontradas mortas horas antes de serem despejadas