Ocorrência de hospital relata que Eduardo Paes ameaçou médica

"O senhor prefeito começou a gritar de forma ríspida, enquanto deitávamos o filho para ser avaliado pela cirurgiã de plantão", revelou o documento

© Agência Brasil

Brasil Rio de Janeiro 15/03/16 POR Estadao Conteudo

O livro de ocorrências do Hospital Lourenço Jorge, onde o prefeito Eduardo Paes (PMDB-RJ) discutiu com uma médica no domingo, 13, reforça a versão de pacientes e funcionários do hospital, de que o prefeito foi agressivo com a plantonista. No documento, está registrado que o prefeito foi "bastante grosseiro" com funcionários depois que foi pedido um documento para abrir o prontuário do filho de Paes, Bernardo, de 11 anos, que havia se machucado em uma queda.

PUB

"O senhor prefeito começou a gritar de forma ríspida, enquanto deitávamos o filho para ser avaliado pela cirurgiã de plantão. Disse que a médica não sabe fazer o atendimento - e que ele agora não estava falando como cidadão, e sim como prefeito, seu patrão, e a demitiu", diz trecho do resumo do plantão de 13 de março. "Para finalizar, disse o prefeito Eduardo: 'Não irá trabalhar em nenhuma unidade mais no município do Rio de Janeiro", encerra o documento.

Para o presidente do Sindicato dos Médicos, Jorge Darze, o livro de ocorrências e o depoimento das testemunhas mostram que Paes "não está falando a verdade", ao dizer que cobrou melhor atendimento, após ouvir queixas de pacientes na fila. "Não há a menor dúvida do que houve. Os fatos são incontestáveis e, não, ele não vai ficar impune", afirmou o presidente.

O Sindicato dos Médicos vai representar contra Paes no Ministério Público do Trabalho por assédio moral. "No início do mandato dele, ele esteve no Lourenço Jorge e disse que os médicos não estavam no plantão porque não tinham vergonha na cara. O sindicato apurou na época que os médicos não existiam, não havia ninguém escalado. Essa agressividade tem sido a prática do prefeito. Ele se vê contrariado e transfere a responsabilidade", afirmou.

Para o prefeito Eduardo Paes, a reação do sindicato foi corporativista. "Pago em dia os salários, o hospital tem estrutura e as pessoas têm que ser atendidas com acolhimento", afirmou Paes nesta terça-feira, 15, em entrevista ao jornal O Globo. "Ela perguntou se eu tinha preenchido a ficha e disse que não. Falei que ela poderia continuar a atender o meu filho enquanto a minha mulher ia preencher a ficha. Reclamei como qualquer cidadão deve reclamar. As pessoas têm que acolher melhor o cidadão. O meu filho não furou fila porque não tinha. Vou continuar usando a rede pública. Estou com vontade até de ficar mais doente (eu e não o meu filho) para usar hospital público."

Nas redes sociais, está circulando relato de um funcionário que assistiu ao bate-boca. "A médica explicou que eles tinham que abrir o prontuário para ele ser atendido, na maior educação. O prefeito surtou, esculhambou a médica, disse que ele era o patrão. (...) Todo mundo ficou pasmo! Porque foi todo mundo mega educado, o garoto estava andando, conversando. (...) Ele não aceitou ser tratado como um paciente normal, ele queria passar na frente de todo mundo, inclusive os pacientes filmaram ele furando a fila da radiografia."

Ao jornal O Estado de S. Paulo, a desempregada Camila Carolina da Silva, de 22 anos, que acompanhava o marido no exame de raio-x, contou que os pacientes saíram em defesa da médica diante da reação do prefeito. "Ele disse que ela não prestava. Ela ficou muito abalada. Chorou a tarde toda." Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Brooke Shields Há 22 Horas

Brooke Shields revela ter sido vítima de cirurgia vaginal irreversível

fama Los Angeles Há 21 Horas

Incêndio destrói mansão de Paris Hilton avaliada em R$ 51 milhões

brasil AVIÃO-SP Há 16 Horas

Avião de pequeno porte cai em Ubatuba, no litoral de São Paulo

fama CAROLINA-DIECKMANN Há 19 Horas

Carolina Dieckmann se manifesta sobre comentário criticado em post de Fernanda Torres

economia INSS-BENEFÍCIOS Há 19 Horas

Saiba quem pode pedir revisão do benefício do INSS em 2025

mundo Reino Unido Há 21 Horas

Mulher morre em banheiro de restaurante e só é encontrada dias depois

mundo Inglaterra Há 13 Horas

Carcereira presa por fazer sexo com detento diz estar 'apaixonada' por ele

fama Incêndios Há 23 Horas

Fernanda Torres mostra incêndios em Los Angeles: "Da minha janela"

lifestyle Cérebro Há 23 Horas

Neurologistas alertam para hábito comum que prejudica muito a memória

economia Bancos Há 23 Horas

Receita Federal não vai cobrar imposto por Pix acima de R$ 5.000 mensais