Lula deve assinar retomada de mais de 5 mil obras

O ministro da pasta, Rui Costa, participou na manhã deste sábado, 11, de vistoria nos imóveis do MCMV que serão entregues por Lula durante a agenda, que acontecerá em Santo Amaro da Purificação, na Bahia.

© Reuters

Economia MinhaCasaMinhaVida 11/02/23 POR Estadao Conteudo

No dia em que relançará o Minha Casa, Minha Vida, na próxima terça-feira, 14, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá assinar uma ordem de serviço para retomar mais de 5 mil obras do programa, de acordo com a Casa Civil. O ministro da pasta, Rui Costa, participou na manhã deste sábado, 11, de vistoria nos imóveis do MCMV que serão entregues por Lula durante a agenda, que acontecerá em Santo Amaro da Purificação, na Bahia.

"Aqui em Santo Amaro da Purificação seguimos essa estratégia para concluir as obras rapidamente e poder entregar logo as casas à população. Vamos fazer o mesmo em cidades de todo o país. Assim, evitamos a burocracia de ter que contratar outra empresa para fazer os reparos necessários", disse Rui Costa neste sábado. Segundo a Casa Civil, a reforma "rápida" dos imóveis que estavam abandonados foi fruto de uma parceria firmada entre o Governo Federal e o Estado baiano - algo que o Executivo quer reproduzir em outras localidades.

Obras de pavimentação asfáltica, pintura externa, revisão de telhados, bem como serviços de poda de plantas e limpeza da área externa estão entre as intervenções realizadas nos residenciais Vida Nova Santo Amaro e Vida Nova Sacramento, que contam com 684 unidades habitacionais.

Rui Costa disse ainda que o governo está discutindo uma solução jurídica para que Estados e municípios executem serviços de reparo em obras que já estão bastante avançadas, com o fim de acelerar as entregas. Segundo o ministro, são 170 mil moradias em todo o Brasil que já estão com mais de 90% de conclusão.

"Estamos discutindo uma solução jurídica para que estados e municípios, que são mais rápidos na execução desses serviços de reparos, executem esses serviços. Queremos, até o final do ano, entregar essas 170 mil unidades a que me referi. Retornamos com a faixa 1 e esse será o carro-chefe do programa", afirmou o ministro.

"Quando estive aqui em janeiro, vi esse condomínio que estava concluído há seis anos, iniciado ainda no governo Dilma, e que foi deixado de lado. Retiraram até a segurança do local e aí furtaram quadro de luz, vaso sanitário, entre outras coisas. A determinação do presidente Lula é agilizar os consertos e entregar todos os imóveis", disse ainda Costa.

Na terça-feira, 14, além de Santo Amaro da Purificação, serão entregues imóveis em outras cidades de forma simultânea. A ideia é que ministros do governo Lula estejam nos outros locais e por meio de um link ao vivo ocorra a comunicação com o presidente, informou a Casa Civil.

Como mostrou o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, apesar do relançamento do programa estar marcado para terça, o governo levará mais tempo para de fato engrenar o MCMV em seu novo modelo. A expectativa é a de que a definição de todo arcabouço do novo programa demore meses. Com isso, é possível que as primeiras contratações ocorram apenas no início do segundo semestre.

O período dá margem para o Executivo trabalhar mais intensamente na retomada de obras paradas. Estimativas que circulam no mercado dão conta da possibilidade de quase 40 mil unidades voltadas à população de mais baixa renda serem retomadas neste ano.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Polêmica! Há 13 Horas

Imagens mostram MC Ryan agredindo a ex-namorada Giovanna Roque

brasil 25 anos de espera Há 14 Horas

Policial tem crise de choro ao prender assassino do pai 25 anos depois

justica Santa Catarina Há 16 Horas

Dentista assassinada pelo irmão por herança estava grávida, diz prima

mundo Descoberta Há 14 Horas

Mensagem de 200 anos atrás é encontrada dentro de garrafa na França

politica Vídeo Há 15 Horas

Candidato a vereador agride idoso com chute no peito em Tabatinga; vídeo

fama DEOLANE-BEZERRA Há 14 Horas

Deolane diz que conheceu canibais de Garanhuns na cadeia

fama Gigi Hadid Há 14 Horas

Gigi Hadid desfila com vestido feito de fita adesiva e tropeça; vídeo

fama Documentário Há 16 Horas

Sorvetão defende Marlene Mattos de ataques no documentário 'Pra Sempre Paquitas'

justica Rio de Janeiro Há 14 Horas

Polícia confirma que corpo concretado é mesmo de advogada desaparecida

fama Luto Há 15 Horas

Barbara Leigh-Hunt, atriz de 'Orgulho e Preconceito', morre aos 88 anos