Herói da decisão sub-20, Andrey celebra a conquista: 'Era nosso objetivo maior'

O camisa 5 abriu o caminho da vitória por 2 a 0 na rodada final do hexagonal e não escondeu que a meta era voltar ao topo do pódio após 11 anos.

© Getty

Esporte Andrey 13/02/23 POR Estadao Conteudo

Não foi fácil, mas o Brasil conquistou o título do Campeonato Sul-Americano sub-20 pela 12ª vez. Artilheiro da seleção ao lado do atacante Vítor Roque, ambos com seis pontos, o capitão Andrey Santos ergueu a taça e comemorou mais uma partida decisiva na competição. O camisa 5 abriu o caminho da vitória por 2 a 0 na rodada final do hexagonal e não escondeu que a meta era voltar ao topo do pódio após 11 anos.

Maior vencedor do Sul-Americano, o Brasil não era campeão desde 2011. De lá para cá viu Colômbia (2013), Argentina (2015), Uruguai (2017) e Equador (2019) darem a volta olímpica. Acabar com o jejum era a meta dos comandados de Ramon Menezes, mesmo com muitas modificações entre os convocados a pedido dos clubes.

Foram diversas baixas, mas quem ficou prometeu honrar o nome da seleção, como Andrey, que fez uma competição impecável e já pode até sonhar com chances na seleção principal. O jovem, porém, prefere apenas degustar a atual conquista, que veio após um gol dele já na reta final do jogo com os uruguaios. Pedrinho definiu nos acréscimos.

"Primeiramente, é agradecer a Deus, essa conquista é fruto de muito treino e muito trabalho de todos os companheiros", afirmou Andrey. "Nosso objetivo maior era o título e só quem esteve presente sabe o tanto que a gente trabalhou, o grupo abdicou de muitas coisas e agora somos campeões", vibrou.

Andrey, contudo, ainda não sabe onde jogará quando voltar da Colômbia. O volante foi vendido pelo Vasco ao Chelsea, mas sem visto para trabalho no clube inglês, pode ser emprestado antes de concretizar o sonho europeu. Mas terá uma casa e a permanência no Brasil parece o caminho mais correto. Apesar de os cariocas quererem a permanência, ele é disputado por muitas equipes, como os rivais Corinthians e Palmeiras.

Com o triunfo deste domingo, o Brasil fechou o hexagonal em primeiro, com 13 pontos após quatro vitórias e um empate. Superado pelo Brasil, o Uruguai perdeu a invencibilidade e caiu para segundo, com 12, na frente da Colômbia, com 10. A última vaga do continente no Mundial da Indonésia, em maio, ficou com o Equador, que fechou com quatro pontos.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica DEBATE-SP Há 12 Horas

Datena agride Marçal com cadeirada e é expulso de debate da TV Cultura

politica PABLO-MARÇAL Há 8 Horas

Equipe de Pablo Marçal diz que ele fraturou a costela e segue no hospital

mundo Inglaterra Há 11 Horas

Professora fica paraplégica após acidente com barra de 120 kg em academia

fama Michael Jackson Há 11 Horas

Morre Tito Jackson, irmão de Michael Jackson, aos 70 anos

politica Eleições Há 1 Hora

Marçal é detonado por eleitores após provocar Datena: "Desserviço"

justica Pé de Serra Há 9 Horas

Ex-jogador de futebol é encontrado morto na Bahia

esporte Caio Paulista Há 10 Horas

Ex-mulher de Caio Paulista diz ter sido vítima de agressões; entenda

fama Maidê Mahl Há 10 Horas

Amiga pede que não perguntem sobre Maidê Mahl e confirma estado bem grave

justica MORTE-SP Há 9 Horas

Estudante que ligou para o namorado e pediu socorro é achada morta em SP

lifestyle Ovos Há 9 Horas

Como saber se um ovo está estragado usando a lanterna do seu celular