Sarampo: risco de surto no continente americano é o maior em 30 anos

O alerta é da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e foi divulgado nesta segunda-feira (13) no Brasil. 

© Shutterstock

Mundo Sarampo 13/02/23 POR Agência Brasil

O risco de surto de sarampo no continente americano é o mais alto dos últimos 30 anos. O alerta é da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e foi divulgado nesta segunda-feira (13) no Brasil. 

A organização pede que os países retomem a cobertura vacinal infantil e atualizem os planos de resposta ao sarampo para evitar a volta da transmissão endêmica do vírus. De acordo com o documento, os surtos mais significativos ocorreram no Brasil, onde a circulação endêmica continua. 

Segundo Ana Caetano, presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia, o continente americano havia ficado livre do sarampo em 2016. Entretanto, com a baixa cobertura vacinal, essa realidade voltou.

"O que aconteceu é que, nos últimos anos, houve uma redução muito grande nessa cobertura vacinal. Então, para se ter uma ideia, no último ano o Brasil teve uma redução de 50% na cobertura vacinal. Isso fez com que novos casos, vindos de outros países, começassem a entrar nos países da América, não só no Brasil, mas na Argentina, no Chile."

Em 2021, apenas seis países do continente atingiram o nível recomendado de 95% de cobertura com duas doses. E outros dez países relataram cobertura inferior a 80%.

De acordo com o Programa Nacional de Imunizações, até 2015, o percentual de brasileiros protegidos pelas vacinas atingia as metas de público-alvo, mas com o retrocesso da imunização, a porcentagem voltou aos níveis da década de 1980.

Entre 2018 e 2021, 26 crianças menores de 5 anos foram vítimas da doença no país. Nas duas décadas anteriores, apenas um óbito havia sido registrado.

Ana Caetano explica que o sarampo é um vírus altamente contagioso e que o esclarecimento da população é um aliado para o enfrentamento da doença. "Explicar e informar a população, corretamente, que a vacina é necessária para evitar que a gente tenha um surto de sarampo no Brasil. E a doença vem exatamente disso, desses países onde aparecem movimentos anti-vacina e, principalmente, as fake news com relação às vacinas." 

No final de janeiro, o Ministério da Saúde anunciou a campanha de multivacinação contra poliomielite e sarampo nas escolas, que deve ocorrer a partir do mês de maio.

 

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil AVIÃO-SP Há 20 Horas

Avião de pequeno porte cai em Ubatuba, no litoral de São Paulo

fama CAROLINA-DIECKMANN Há 23 Horas

Carolina Dieckmann se manifesta sobre comentário criticado em post de Fernanda Torres

economia INSS-BENEFÍCIOS Há 2 Horas

Saiba quem pode pedir revisão do benefício do INSS em 2025

mundo Inglaterra Há 16 Horas

Carcereira presa por fazer sexo com detento diz estar 'apaixonada' por ele

fama BÁRBARA-EVANS Há 1 Hora

Bárbara Evans abre o jogo sobre relação difícil com a mãe, Monique Evans

fama GKAY-HUMORISTA Há 20 Horas

Gkay diz que paga salário mensal para a família

fama EMILY-ARAÚJO Há 22 Horas

Emily Araújo fala pela primeira vez sobre agressão no BBB

economia LEILÃO-CAIXA 09/01/25

Caixa leiloa 572 imóveis a partir de R$ 51 mil na segunda-feira (13)

esporte Real Madrid Há 21 Horas

Roberto Carlos nega estar morando no CT do Real Madrid e pode acionar TV espanhola na Justiça

politica Internet Há 17 Horas

Lula manda recado a Zuckerberg e convoca reunião sobre a Meta