Medida que reduz tributação sobre viagens de brasileiros ao exterior é aprovada na Câmara

O benefício tributário vale para despesas com "viagens de turismo, de negócios, de serviço ou de treinamento ou em missões oficiais", segundo o texto da medida

© Shutterstock

Economia CONGRESSO-VIAGEM 15/02/23 POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (14), em votação simbólica, medida provisória que reduz alíquotas de Imposto de Renda retido na fonte para pagamentos relacionados a viagens de brasileiros ao exterior.

PUB

A MP foi editada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em setembro de 2022. De acordo com o texto, a redução vale para pagamentos feitos a pessoas físicas ou empresas instaladas no exterior destinados à cobertura de gastos pessoais com viagens internacionais, até o limite de R$ 20 mil ao mês.

O benefício tributário vale para despesas com "viagens de turismo, de negócios, de serviço ou de treinamento ou em missões oficiais", segundo o texto da medida, que busca favorecer empresas nacionais que fecham pacotes para viagens ao exterior.

Apesar de ter sido editada pelo governo Bolsonaro, a proposta teve apoio da base de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara para sua aprovação. A medida vai ao Senado.

Como mostrou a coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, o governo chegou a tentar derrubar a MP. Segundo parlamentares que acompanharam as discussões, havia resistência em aprovar uma proposta da gestão Bolsonaro que reduz a arrecadação do governo.

Representantes do setor, além da ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União-RJ), e o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Marcelo Freixo, atuaram para convencer o governo a apoiar a medida, sob argumento de que a desoneração já foi adotada em gestões passadas, inclusive do PT, e beneficia pequenas empresas.

"Ontem comecei a discutir e mostrei que era para encaminhar favorável. Não é que estavam contrários, estavam fazendo ponderações do impacto", afirmou o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).

A MP prevê redução da alíquota de 25% para 6% em 2023 e 2024. A partir de 2025 haverá aumento de um ponto percentual a cada ano, chegando a 9% em 2027.

Na exposição de motivos no momento da edição da MP, o governo justificou a iniciativa afirmando que ela contribuiria para a retomada do setor do turismo brasileiro "e para a sobrevivência dos prestadores de serviços turísticos, pós pandemia da Covid-19".

Com a aprovação, o texto segue para avaliação do Senado. A medida deve ser aprovada até 1º de março para não perder a validade.

O deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) foi designado relator da MP nesta terça-feira (14). Segundo ele, a aprovação da MP é uma "medida de salvação do turismo nacional".

Paulo chegou a ser cotado para assumir o Ministério do Turismo no começo do governo Lula, cargo que foi ocupado por Daniela Carneiro.

Inicialmente, também estava prevista para essa terça-feira a votação da MP que flexibiliza as condições de contratação e renegociação das operações do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte). No entanto, o texto tem maior prazo de vigência, em 5 de abril, e foi retirado de pauta.

Segundo Guimarães, o governo está buscando costurar um acordo. "Estamos analisando o texto, porque tem várias emendas."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia PIX Há 7 Horas

Saiba como recuperar dinheiro transferido via PIX; veja o passo a passo

fama Tretas Há 6 Horas

Galvão revela causa de desavença com Neymar: "Fez bobagens"

mundo Austrália Há 21 Horas

Jovem de 24 anos morre durante voo vítima de tuberculose

economia SERVIDORES-PÚBLICOS Há 6 Horas

Servidores federais podem pedir revisão do reajuste de 28,86%

fama Tetê Medina Há 7 Horas

Atriz Tetê Medina morre no Rio de Janeiro aos 84 anos

mundo Vídeo Há 6 Horas

Avião entra no olho do Furacão Beryl; veja o vídeo

mundo Itália Há 6 Horas

Jovem de 25 Anos morre em trágico acidente de elevador na Itália

esporte Futebol Há 22 Horas

Corinthians anuncia demissão do treinador António Oliveira

tech Observatório Real de Greenwich Há 6 Horas

Veja as fotos finalistas do concurso 'Fotógrafo do ano de Astronomia'

lifestyle Dicas domésticas Há 5 Horas

O truque infalível para deixar panelas e frigideiras livres de gordura