MP pede medidas emergenciais de segurança na dispersão do Sambódromo do Rio

O motivo, segundo o MP, é o alto risco de problemas na rua Frei Caneca, onde ocorreu o acidente que matou a menina Raquel Antunes da Silva, 11, no Carnaval passado.

© Shutterstock

Brasil CARNAVAL-RIO 17/02/23 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Infância e da Juventude do Rio de Janeiro encaminhou à Justiça nesta quinta-feira (16) um pedido de urgência para obrigar o município, a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) e a Liga-RJ a adotarem providências emergenciais na área da dispersão dos carros alegóricos do Sambódromo.

PUB

O pedido integra ação que tramita na 1ª Vara de Infância e Juventude da capital, ajuizada em setembro de 2022. Em janeiro, o Ministério Público já havia enviado recomendação aos organizadores para que fossem adotadas medidas de segurança no Sambódromo.

O motivo, segundo o MP, é o alto risco de problemas na rua Frei Caneca, onde ocorreu o acidente que matou a menina Raquel Antunes da Silva, 11, no Carnaval passado.

A promotoria quer que a Light, por meio do município, providencie a retirada imediata de um poste localizado na Frei Caneca, na altura do número 344, e garanta a iluminação do local de forma segura e adequada, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

Também pede que as equipes de fiscalização impeçam o funcionamento dos estabelecimentos comerciais na área da dispersão do Sambódromo nos dias dos desfiles das escolas de samba, suspendendo alvarás de funcionamento.

Solicita ainda que a Liesa e a Liga-RJ contratem seguranças para ficarem no entorno dos carros alegóricos e, dessa forma, impeçam crianças e adolescentes de subirem nas estruturas.

Os pedidos são baseados em relatório do grupo de apoio técnico especializado que analisou as condições do local. O documento aponta a posição indevida de um poste de luz na saída do Sambódromo e menciona a dimensão do carro alegórico que causou a morte de Raquel e o risco de choque contra obstáculos fixos na via.

A criança teve as pernas prensadas entre um carro alegórico da escola de samba Em Cima da Hora e um poste na rua Frei Caneca. A Em Cima da Hora foi a primeira a desfilar na Série Ouro do Carnaval. Raquel foi internada em estado grave, precisou amputar uma perna e morreu dois dias depois do acidente.

Segundo o grupo técnico, o funcionamento de bares no entorno da dispersão afeta a segurança do local devido à presença de crianças em área de manobra das alegorias.

No início de fevereiro, a juíza Lysia Maria da Rocha Mesquita, da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso do Rio de Janeiro, proibiu, por meio de portaria, a presença de crianças e adolescentes menores de 16 anos sem um dos pais ou responsável legal em todos os espaços do Sambódromo nos dias de desfile das escolas de samba.

A portaria também determinou, após a área de dispersão das escolas, um espaço de 300 metros para manobra de carros alegóricos onde será proibida a entrada de crianças e adolescentes.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Goiânia Há 15 Horas

Recém-nascida é encontrada abandonada em saco colocado debaixo de árvore

mundo Tragédia Há 16 Horas

Incidente a bordo de avião da Swiss Air provoca morte de tripulante

fama Investigação Há 16 Horas

Justiça decreta prisão preventiva de dois acusados pela morte de Liam Payne

esporte Óbito Há 11 Horas

André Augusto, jogador do Marreco Futsal, morre aos 31 anos

fama Gisele Bündchen Há 8 Horas

Gisele Bündchen exibe barrigão de grávida durante passeio com namorado

mundo EUA Há 8 Horas

"Para, para, para". Controlador aéreo impede colisão em aeroporto dos EUA

mundo Virais Há 16 Horas

As notícias mais 'inusitadas' de 2024: Golpes, sonhos e... Tio Paulo

fama Redes Sociais Há 8 Horas

'Estava entediada', diz influenciadora que forjou o próprio sequestro

politica Brasília Há 15 Horas

Veja o que disse o homem que planejou atentado em Brasília antes de ser preso

fama Recordação Há 10 Horas

Viúvo de Ney Latorraca fala de bastidores de beijo do ator em Tarcísio Meira