Famosos que nasceram na Ucrânia ou têm raízes ligadas ao país - brasileiros na lista
Inúmeras estrelas têm raízes com a nação europeia atualmente sob cerco.
Famosos que nasceram na Ucrânia ou têm raízes ligadas ao país - brasileiros na lista
Enquanto a maioria das celebridades que vemos em nossas telas hoje vem dos Estados Unidos, grande parte desses famosos é descendente de imigrantes. Sendo a América do Norte o caldeirão multicultural que é, não é surpresa saber que muitas de nossas estrelas favoritas estão intimamente ligadas a outras nações ao redor do mundo.
Por exemplo, há uma grande diáspora judaico-ucraniana nos Estados Unidos devido ao anti-semitismo que sofreram em seu país de origem quando estava sob o domínio soviético.
A Ucrânia, por exemplo, tem uma rica história cultural de dança e música, que os nativos trouxeram consigo para todo o mundo. Talvez seja por isso que tantos artistas talentosos têm raízes ucranianas.
Recentemente, inúmeras celebridades se apresentaram como ucranianas para o mundo para declarar orgulhosamente suas raízes e mostrar solidariedade com seu povo desde a invasão russa, que começou há um ano.
Na galeria, conheça os famosos - incluindo brasileiros - que nasceram na Ucrânia ou têm raízes ligadas ao país.
©
Getty Images
Débora Bloch
Em abril de 2022, a atriz revelou orgulhosa no Instagram ter sangue ucraniano. "Meu pai e minha avó Bertha, ucraniana de Kiev", disse ela quando postou foto na rede social.
©
TV Globo/Mauricio Fidalgo
Steven Spielberg
O famoso diretor tem avós ucranianos em ambos os lados de sua família. Eles vieram para os Estados Unidos das cidades de Odessa e Kamianets-Podilskyi. O cineasta cresceu com uma forte conexão com suas raízes culturais e disse uma vez: "Senti que tinha um pedaço da Ucrânia em minha própria casa, especialmente na hora do jantar".
©
Getty Images
Mila Kunis
Mila Kunis é a atriz mais famosa internacionalmente que nasceu na Ucrânia. Ela morou na cidade de Chernivtsi até os sete anos de idade, quando seus pais se mudaram para os Estados Unidos.
©
Getty Images
David Duchovny
O astro de 'Arquivo X' e 'Californication passou a maior parte de sua vida pensando que era russo, mas em 2014 descobriu que na verdade tinha herança ucraniana. Seu avô paterno morava em uma cidade chamada Berdychiv antes de se mudar para os Estados Unidos na década de 1920.
©
Getty Images
Angélica Ksyvickis
A apresentadora tem ascendência bem eclética. Além da Ucrânia e Rússia, as raízes da esposa de Luciano Huck também remontam a Polônia, Lituânia, Itália, Áustria, Portugal, Croácia, Romênia, Moldávia e indígena piquerobi. Seu sobrenome, entretanto, é de origem lituana e escreve-se originalmente Kšivickis.
©
Tv Globo/João Miguel Júnior
Dustin Hoffman
Dustin Hoffman é outro ator famoso que só descobriu seus ancestrais ucranianos mais tarde na vida. O veterano apareceu no programa de TV 'Finding Your Roots' em 2016 e descobriu que seus avós paternos fugiram da Ucrânia devido ao domínio antissemita dos soviéticos.
©
Getty Images
Lenny Kravitz
O astro do rock tem raízes ucranianas por parte de pai. O avô de Kravitz era um cidadão ucraniano que viveu em Kiev antes de emigrar para os Estados Unidos. Sua família fez parte da diáspora ucraniana-judaica em Nova York.
© Getty Images
Zoë Kravitz
Isso significa que a filha única de Kravitz, Zoë Kravitz, também tem raízes ucranianas. A talentosa atriz estrelou recentemente como M-ulher-Gato no último filme do Batman, ao lado de Robert Pattinson.
©
Getty Images
Eliana
A mãe da apresentadora Eliana Michaelichen Bezerra, Dona Eva, tem ascendência russa e ucraniana, os dois países envolvidos na guerra.
©
Getty Images
Milla Jovovich
Milla Jojovich nasceu em Kiev em 1975, filha de uma atriz soviética russa e um médico sérvio. No entanto, ela diz que seu nascimento na Ucrânia foi meio que um acidente e ela passou a infância em Moscou, na Rússia. Sua família se mudou para os Estados Unidos quando ela tinha seis anos e ela se identifica mais como cidadã americana, mas costuma falar sobre questões políticas na Ucrânia.
© Getty Images
Liev Schreiber
Liev Schreiber tem conexões com a Ucrânia por meio de seu avô materno. Em 2005, o ator escreveu e dirigiu seu primeiro filme: 'Uma Vida Iluminada' (2005). O longa acompanha um jovem judeu-americano viajando para a Ucrânia para encontrar suas raízes. Schreiber sentiu uma conexão pessoal com a história, pois refletia um desejo semelhante que sentiu em sua juventude.
©
Getty Images
Pablo Schreiber
O irmão de Schreiber, Pablo, também fez seu nome no mundo da atuação. O ator é mais conhecido por interpretar o guarda prisional assustador e corrupto na série de 'Orange Is the New Black'.
©
Getty Images
Jonas Bloch
Em entrevista à Quem, o veterano das novelas foi perguntado sobre como encontrou o caminho para a arte. "Meus avós vieram da Ucrânia, e não tive o apoio da minha família, apesar de ter uma certa veia artística nela. Na época, o padrão era ser médico, engenheiro ou advogado", disse o pai da atriz Débora Bloch.
©
TV Globo/João Miguel Júnior
Olga Kurylenko
A carreira da atriz despontou depois que foi a bond girl do filme '007 - Quantum of Solace'. Olga Kurylenko nasceu na cidade de Berdyansk, mas trocou a Ucrânia pela Rússia quando tinha 15 anos para seguir a carreira de modelo. Quando era top, apareceu em revistas como Elle e Vogue e, já atriz, participou em mais de 30 filmes.
© Getty Images
Bob Dylan
O lendário cantor e compositor tem ascendência ucraniana por parte de pai. Seus avós paternos deixaram Odessa no início de 1900 para escaparem dos líderes anti-semitas e começarem uma nova vida nos Estados Unidos. Quando Dylan recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 2017, a comunidade judaica de Odessa fez uma grande festa e o declarou como "mais um orgulho de Odessa".
©
Getty Images
Sylvester Stallone
A mãe de Sylvester Stallone conseguiu rastrear sua ascendência até a Ucrânia. Ela descobriu que sua bisavó fazia parte de uma família judia que possuía imóveis e fábricas têxteis em Odessa, antes de se mudar para os Estados Unidos no século XIX.
© Getty Images
Clarice Lispector
Uma das maiores escritoras da literatura brasileira, Clarice Lispector nasceu na Ucrânia e tinha outro nome. Segundo a BBC, a pequena Haia Pinkhasovna Lispector tinha um ano e três meses quando desembarcou em Maceió, Alagoas, em 1922. Acompanhada dos pais e das duas irmãs, a icônica autora migrou da Ucrânia para o Brasil logo após a Guerra Civil Russa (1918-1921). De origem judaica, quase toda a família Lispector chegou ao Brasil fugindo das perseguições contra judeus na Ucrânia no início do século XX.
Foto: Arquivo Nacional/Domínio Público
©
Domínio Público
Steven Tyler
O vocalista do Aerosmith já declarou que tem um pouco de sangue ucraniano misturado em sua herança rica e complexa. Seu avô materno era ucraniano, tornando-o parte ucraniano, alemão, inglês, italiano e afro-americano.
© Getty Images
Liv Tyler
Liv Tyler passou os primeiros oito anos de sua vida pensando que o músico Todd Rundgren era seu pai, antes de saber que na verdade Steven Tyler era seu pai biológico. Isso forneceu uma riqueza de informações sobre sua própria ancestralidade.
©
Getty Images
Michael Bolton
Michael Bolton, nascido Michael Bolotin, compartilhou que vem de uma família ucraniana em seu livro de memórias de 'The Soul of It All' (2013). Na obra, ele dá crédito parcial aos seus talentos de canto à sua herança: "Se minha voz vem de um passado mais remoto na história da minha família, pode ter havido um cantor de rock entre meus ancestrais ucranianos em Kiev".
©
Getty Images
Luciano Huck
O apresentador do 'Domingão com Huck' é neto de um ucraniano. Seu avô é da cidade de Dnipro, quarta maior cidade do país. Em 2019, quando ainda comandava o 'Caldeirão', Huck visitou Prudentópolis, cidade no interior do Paraná que é considerada o berço da cultura da Ucrânia no Brasil. Por lá, as crianças aprendem a falar ucraniano antes do português!
©
Getty Images
Vera Farmiga
Atriz indicada ao Oscar e estrela da série 'Bates Motel' e da franquia de terror 'Invocação do Mal', Vera Farmiga também é uma orgulhosa ucraniana-americana. Tanto a mãe quanto o pai são ucranianos e se conheceram nos Estados Unidos depois de emigrarem. Farmiga considera o ucraniano sua língua nativa, apesar de ter crescido nos EUA, e é especialista em danças folclóricas ucranianas! Quem iria imaginar?
©
Getty Images
Taissa Farmiga
Vera não é a única talentosa da família Farmiga. Sua irmã mais nova, Taissa Farmiga, é uma atriz promissora que estrelou a série de TV de sucesso 'American Horror Story' e o terror 'A Freira' (2018).
©
Getty Images
Leonard Nimoy
Leonard Nimoy, mais conhecido por interpretar o Dr. Spock na série de TV e franquia de filmes 'Star Trek', é filho de dois imigrantes judeus ucranianos. Seus pais deixaram a cidade de Iziaslav no início de 1900 para escaparem da opressão soviética.
©
Getty Images
Natalie Wood
Natalie Wood nasceu Natalia Zakharenko, filha de dois imigrantes ucranianos que vieram da cidade de Kharkiv para os Estados Unidos. A atriz foi aconselhada a mudar de nome quando começou a atuar quando criança.
©
Getty Images
Ruth Bader Ginsburg
A falecida Ruth Bader Ginsburg, que serviu como juíza da Suprema Corte dos EUA por quase 30 anos, era filha de um imigrante ucraniano. Seu pai cresceu em Odessa e se mudou para Nova York quando tinha 13 anos.
©
Getty Images
Alex Trebek
O falecido apresentador do 'Jeopardy' era filho de George Edward Trebek (nascido Terebeychuk), um chef ucraniano de Volynska que se mudou para o Canadá quando era criança.
© Getty Images
David Copperfield
O famoso mágico David Copperfield nasceu, na verdade, David Seth Kotkin. Seus pais eram imigrantes judeus que deixaram a Ucrânia, enquanto fazia parte da União Soviética.
© Reuters
Katheryn Winnick
A atriz canadense interpretou o papel principal de Lagertha na série de sucesso 'Vikings'. Seus pais são ucranianos e a criaram para falar sua língua nativa. Katheryn Winnick até frequentou uma escola ucraniana em Toronto. Ela já se declarou uma "orgulhosa ucraniana-canadense".
©
Getty Images
Karina Smirnoff
Karina Smirnoff é uma dançarina de salão profissional ucraniana, conhecida por ser uma presença constante no reality show de sucesso dos EUA 'Dancing with the Stars'. Ela nasceu na cidade de Kharkiv.
©
Getty Images
Lee Strasberg
O famoso patriarca do 'método', um sistema de representação da dramaturgia que inspirou legiões de grandes atores americanos, nasceu em Budaniv, uma cidade que fazia parte da Áustria-Hungria, mas agora faz parte da Ucrânia. O ator, diretor, produtor e professor de arte dramática se mudou para Nova York em 1909, quando tinha oito anos.
©
Getty Images
Maksim ae Val Chmerkovskiy
Mais dois rostos familiares para os fãs de 'Dancing with the Stars' são os irmãos ucranianos Maksim e Val Chmerkovskiy. A dupla de dançarinos é de Odessa e se destacou na dança profissional nos Estados Unidos.
©
Getty Images
Alex Len
Alex Len é um dos atletas profissionais ucranianos mais famosos atualmente em nos Estados Unidos. Len começou jogando por um dos melhores times da liga de basquete da Ucrânia, antes de ser convocado pelo Sacramento Kings para jogar na NBA.
©
Getty Images
Wladimir Klitschko
Outro famoso atleta ucraniano, Wladimir Klitschko é bicampeão mundial de boxe peso-pesado. Seu irmão Vitali Klitschko, também ex-campeão de boxe, e é o atual prefeito de Kiev.
Fontes: (Kyiv Post) (Nicki Swift)
Leia também: Celebridades com dupla cidadania
©
Getty Images
Milla Jovovich, 41 anos de grande forma
Confira algumas imagens recentes da atriz
© Getty Images
Fama
Herança
23/02/23
POR Notícias ao Minuto
Enquanto a maioria das celebridades que vemos em nossas telas hoje vem dos Estados Unidos, grande parte desses famosos é descendente de imigrantes. Sendo a América do Norte o caldeirão multicultural que é, não é surpresa saber que muitas de nossas estrelas favoritas estão intimamente ligadas a outras nações ao redor do mundo.
Por exemplo, há uma grande diáspora judaico-ucraniana nos Estados Unidos devido ao anti-semitismo que sofreram em seu país de origem quando estava sob o domínio soviético.
A Ucrânia, por exemplo, tem uma rica história cultural de dança e música, que os nativos trouxeram consigo para todo o mundo. Talvez seja por isso que tantos artistas talentosos têm raízes ucranianas.
Recentemente, inúmeras celebridades se apresentaram como ucranianas para o mundo para declarar orgulhosamente suas raízes e mostrar solidariedade com seu povo desde a invasão russa, que começou há um ano.
Na galeria, conheça os famosos - incluindo brasileiros - que nasceram na Ucrânia ou têm raízes ligadas ao país.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA