PIB do Brasil cresce 2,9% em 2022, diz IBGE

Analistas consultados pela agência Bloomberg projetavam alta de 3% para o indicador.

© Shutterstock

Economia PIB-2022 02/03/23 POR Folhapress

 (FOLHAPRESS) - A economia brasileira fechou o ano de 2022 com crescimento acumulado de 2,9%, conforme dados do PIB (Produto Interno Bruto) divulgados nesta quinta-feira (2) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

PUB

Analistas consultados pela agência Bloomberg projetavam alta de 3% para o indicador.

No recorte do quarto trimestre de 2022, o PIB recuou 0,2% em relação aos três meses imediatamente anteriores, segundo o IBGE. Nessa comparação, analistas consultados pela Bloomberg esperavam variação negativa de 0,2%.

O ano passado foi marcado pelo fim das restrições da pandemia de Covid-19, o que estimulou a circulação de pessoas e o consumo de serviços. Também houve sinais de retomada do mercado de trabalho.

Além disso, o governo do então presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou medidas de estímulo à atividade econômica às vésperas das eleições. Ampliação do Auxílio Brasil e cortes tributários sobre combustíveis fazem parte da lista.

Por outro lado, a elevação dos juros para conter a inflação criou uma trava para o crescimento econômico, sobretudo no segundo semestre, já que o crédito ficou mais caro a famílias e empresas.

Nesse cenário, analistas passaram a prever uma desaceleração do PIB a partir da reta final do ano passado. O movimento, dizem, tende a prosseguir em 2023, o primeiro ano do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Além dos juros elevados, o fôlego menor da economia global e a inflação persistente são apontadas como questões que devem inibir a atividade. A agropecuária, por sua vez, caminha para uma safra maior do que em 2022, o que tende a gerar alívio no PIB.

No acumulado de 2023, a alta esperada para a economia brasileira é de 0,84%, conforme a edição mais recente do boletim Focus, divulgada pelo BC (Banco Central) na segunda-feira (27). A publicação reúne estimativas de instituições financeiras.

Em fevereiro, a decisão do BC de manter a taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano motivou uma ofensiva de Lula contra o presidente da instituição, Roberto Campos Neto. O petista chegou a dizer que o patamar da Selic é uma "vergonha".

CÁLCULO DO PIB

Produtos, serviços, aluguéis, serviços públicos, impostos e até contrabando. Esses são alguns dos componentes do PIB, calculado pelo IBGE, de acordo com padrões internacionais. O objetivo é medir a produção de bens e serviços no país em determinado período.

O indicador mostra quem produz, quem consome e a renda gerada a partir dessa produção. O crescimento do PIB (descontada a inflação) é usualmente chamado de crescimento econômico.

O levantamento é apresentado pela ótica da oferta (o que é produzido) e da demanda (como esses produtos e serviços são consumidos). O PIB trimestral é divulgado cerca de 60 dias após o fim do período em questão.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Mongaguá Há 13 Horas

Mãe de 27 anos é brutalmente violentada com filho de 3 anos no colo

fama Treta Há 15 Horas

Após treta, Deolane deixa de seguir e apaga postagens com Fiuk nas redes

economia Portalbilidade Há 14 Horas

Liberdade financeira: Transfira seu cartão de crédito e pague menos

tech GOLPES-FINANCEIROS Há 7 Horas

Confira dias e horários preferidos para golpes e fraudes bancárias, e saiba como se proteger

fama Família Há 6 Horas

Arthur Aguiar detona Maíra Cardi após fala polêmica da filha

mundo França Há 6 Horas

Homem pede namorada em casamento em Paris e... ela foge; momento viraliza

mundo Paris Há 14 Horas

Filho empurra pai da varanda do 9.º andar após discussão

fama Michael J. Fox Há 14 Horas

Michael J. Fox emociona fãs com participação no show do Coldplay; veja

brasil Rio de Janeiro Há 15 Horas

Mulher obesa fica presa em catraca de ônibus por mais de duas horas

fama Realeza britânica Há 15 Horas

Presente errado? William revela gafe no início do namoro com Kate