Brasil aplica mais de 1 milhão de doses da vacina bivalente na primeira semana

A campanha de vacinação contra Covid deste ano teve início na última segunda (27) com a imunização dos grupos prioritários que, nesta fase, inclui pessoas acima de 60 anos (o escalonamento pode variar de acordo com a disponibilidade de doses em alguns estados).

© Shutterstock

Brasil Coronavírus 05/03/23 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Ministério da Saúde divulgou neste sábado (4) o número de doses da vacina bivalente contra Covid aplicadas na primeira semana de imunização: 1.019.082.

PUB

A campanha de vacinação contra Covid deste ano teve início na última segunda (27) com a imunização dos grupos prioritários que, nesta fase, inclui pessoas acima de 60 anos (o escalonamento pode variar de acordo com a disponibilidade de doses em alguns estados).A vacina bivalente contra Covid é uma atualização dos imunizantes utilizados contra o coronavírus desde o início da pandemia e contém a cepa original de Wuhan e a variante ômicron.

Sua eficácia e segurança foram confirmadas em estudos científicos no mundo todo, e a vacina foi aprovada como reforço por diversas agências regulatórias, incluindo a Anvisa.

Os dados de doses aplicadas constam no portal Vacinômetro, da Secretaria de Informação e Saúde Digital.

Quase metade (492.491) das doses de bivalente foi aplicada no estado de São Paulo. No Rio de Janeiro, foram quase 130 mil doses aplicadas, seguido pelo RS (82.528), MG (57.471), PR (34.041) e CE (22.420).A vacina bivalente oferece uma maior proteção para pessoas consideradas como grupo de risco para adoecimento grave de Covid, especialmente frente às novas variantes do vírus, como a XBB e suas subvariantes, que possuem um maior escape imunológico comparado às outras cepas.

Apesar disso, as vacinas monovalentes continuam oferecendo alta proteção contra hospitalização e óbito, segundo especialistas.Nas últimas semanas houve um aumento de casos de Srag (síndrome respiratória aguda grave) por Covid em pelo menos dezesseis estados, segundo boletim InfoGripe da Fiocruz, com dados até o dia 25 de fevereiro.

Em São Paulo e no Amazonas, principalmente nos adultos, houve uma tendência de crescimento de Srag, indicando a circulação de gripe (no caso do Amazonas) e de Covid (no caso de São Paulo) relacionados ao aumento de síndrome respiratória.

Há também crescimento em São Paulo nas crianças e adolescentes, o que pode estar relacionado a outros vírus respiratórios. Já no Rio de Janeiro e Ceará, o crescimento pode ser verificado também em idosos.A vacina bivalente é fundamental para garantir a proteção dos grupos prioritários, reforçam especialistas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Lula Há 19 Horas

Lula volta ao hospital três dias após tirar os pontos de um corte na nuca

fama JOSÉ LUIZ-DATENA Há 17 Horas

Band confirma saída definitiva de Datena do Brasil Urgente: 'Enorme êxito'

fama Emma Heming Willis Há 19 Horas

Esposa fala do impacto dos primeiros sinais de demência de Bruce Willis

fama Georgina Rodriguez Há 22 Horas

Bruna Biancardi e mulher de Cristiano Ronaldo jantam juntas com amigas

lifestyle Dicas de Limpeza Há 22 Horas

Como remover os resíduos teimosos de adesivos em frascos ou superfícies

brasil Franca Há 22 Horas

Grávida sobrevive a ataque do ex-marido, leva 100 pontos e fará cirurgia

esporte Mundial de Clubes Há 20 Horas

Mundial de Clubes 2025: Brasil terá o maior número de representantes na competição

lifestyle Saúde Há 14 Horas

Cardiologista alerta para hábito que pode levar a arritmias

fama Gisele Bündchen Há 19 Horas

'Sogra' de Gisele Bündchen está "muito feliz" com gravidez

mundo Justiça Há 23 Horas

Homem esconde corpo do pai em congelador para receber benefícios nos EUA