Infantino é reeleito presidente da Fifa e permanece no cargo até 2027

Infantino foi eleito em 2016, após o então presidente Joseph Blatter renunciar em meio ao escândalo de corrupção

© Getty Images

Esporte Futebol 16/03/23 POR Estadao Conteudo

Gianni Infantino foi reeleito presidente da Fifa por aclamação nesta quinta-feira, durante congresso da entidade realizado em Kigali, capital de Ruanda. Candidato único, o suíço-italiano fará um novo mandato até 2027, ano em que poderá tentar sua última reeleição, conforme determinado pelas regras da federação, para atingir a marca de 15 anos no poder.

"Aqueles que me amam, e eu sei que há muitos, e aqueles que me odeiam, sei que há alguns, eu amo todos vocês, especialmente hoje", afirmou o dirigente durante a cerimônia. "Ser presidente da Fifa é uma tarefa incrível, eu vou continuar servindo à Fifa, servindo ao futebol, a todos os 211 países membros da Fifa", concluiu.

Infantino foi eleito em 2016, após o então presidente Joseph Blatter renunciar em meio ao escândalo de corrupção que abalou o mundo do futebol naquele ano. Em 2019, durante novas eleições, encontrou um cenário muito parecido com o atual, pois também não teve oposição, e conseguiu prolongar seu mandato.

Ao ser aclamado presidente mais uma vez, nesta quinta, Infantino fez alguns autoelogios, exaltando os resultados financeiros de sua gestão. Nos últimos quatro anos, durante o ciclo da última Copa do Mundo, a Fifa arrecadou US$ 7,5 bilhões (pouco menos de R$ 40 bilhões na cotação atual).

"Se um CEO de uma empresa disser aos seus acionistas que seus ganhos foram multiplicados por sete, acredito que eles manteriam este CEO para sempre", afirmou o dirigente aos membros da Fifa. "Eles adorariam que essa história continuasse, mas estou aqui apenas para um ciclo de quatro anos", completou.

A gestão de Infantino tem sido marcada por uma aproximação cada vez maior com nações árabes. Ele tem uma casa no Catar e laços fortes com o futebol da Arábia Saudita. Durante a Copa do ano passado, recebeu críticas por causa das violações de direitos humanos praticadas pelo governo do país-sede.

O presidente também tem liderou uma série de alterações na Copa do Mundo. Nesta semana, foi aprovado o formato do Mundial de 2026, que será sediado em conjunto por Estados Unidos, México e Canadá. Agora com 48 seleções, a competição começará com 12 grupos de quatro e terá 104 jogos, com uma fase de mata-mata adicional, antes das oitavas de final. Infantino chegou a propor alterações mais drásticas, como a realização de uma Copa a cada dois anos, mas a ideia não foi bem recebida.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Minas Gerais Há 12 Horas

Influenciadora e ativista de esquerda Marina Mamede morre aos 34 anos

fama Vídeo Há 6 Horas

Eduardo Costa rebate críticas após ficar 'paralisado' em show

fama ANA-HICKMANN Há 10 Horas

Perícia aponta que Ana Hickmann teve assinaturas falsificadas em documentos

justica Goiás Há 12 Horas

'Vovós do crime': idosas são presas após aplicarem golpes em GO

mundo Peru Há 7 Horas

Brasileiro que estava sumido no Peru morreu; não há como resgatar corpo

justica FEMINICÍDIO-PR Há 10 Horas

Homem é suspeito de matar esposa no Paraná e falar sobre crime em rede social

fama Sexualidade Há 11 Horas

Carmo Dalla Vecchia diz que vício em pornô afetou sua vida sexual

fama Romance Há 9 Horas

Neymar e Bruna Biancardi se beijam em show de Thiaguinho

fama Sarah Ferguson Há 10 Horas

Sarah Ferguson revela as últimas palavras que ouviu da rainha Elizabeth

brasil São Paulo Há 10 Horas

Blindagem de material radioativo furtado em SP é localizada