Rei Charles 3º condecora soldados que carregaram caixão da rainha Elizabeth 2ª

Segundo a rede britânica BBC, os agraciados com a honraria são os militares Alex Turner, Elias Orlowski, Ryan Griffiths, Tony Flynn, Fletcher Cox, James Patterson, Luke Simpson e David Sanderson. Eles receberam a condecoração pelos serviços prestados à monarquia.

© Getty Images

Mundo REI-CHARLES 3º 26/03/23 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O rei Charles 3º condecorou com a medalha real vitoriana oito soldados que carregaram o caixão da rainha Elizabeth 2ª, morta em setembro passado aos 96 anos.

PUB

Segundo a rede britânica BBC, os agraciados com a honraria são os militares Alex Turner, Elias Orlowski, Ryan Griffiths, Tony Flynn, Fletcher Cox, James Patterson, Luke Simpson e David Sanderson. Eles receberam a condecoração pelos serviços prestados à monarquia.

O rei também condecorou Angela Kelly, estilista da rainha por mais de 20 anos que liderou uma equipe que tinha em torno de dez pessoas.

No livro "The Other Side of the Coin: The Queen, the Dresser and the Wardrobe", Kelly revelou alguns segredos e curiosidades. Elizabeth, por exemplo, não amaciava os próprios sapatos. Era a estilista quem usava primeiramente os calçados da rainha.

Os ingleses se despediram da monarca em uma cerimônia fúnebre realizada 11 dias depois de sua morte. Na ocasião, o caixão com o corpo da rainha foi exibido por cinco dias no Salão de Westminster, enquanto milhares de britânicos enfrentavam filas gigantescas por uma chance de homenagear pessoalmente a soberana.

Depois do velório, o caixão foi erguido pelos carregadores reais –os oitos soldados que foram condecorados.

Como em procissões anteriores, o caixão foi coberto por uma bandeira com o estandarte real, a Coroa Imperial do Estado e um arranjo com flores de vários jardins da realeza –sustentável a pedido do rei Charles 3º, historicamente engajado no ativismo ambiental.

Depois do funeral, o caixão foi levado por marinheiros por Londres em um dos maiores cortejos militares já visto na capital, com dezenas de membros das Forças Armadas trajando figurinos cerimoniais.

Eles marchavam de acordo com a melodia fúnebre tocada pela banda marcial ao mesmo tempo que o Big Ben marcava os minutos ao fundo.

A procissão foi encerrada com a chegada do corpo de Elizabeth 2ª ao Arco de Wellington, monumento construído no Hyde Park no século 19 para comemorar as vitórias do Reino Unido contra Napoleão.

Dali, o caixão viajou em um carro fúnebre até o Castelo de Windsor, a oeste de Londres, onde a rainha foi enterrada ao lado de seu marido, Philip. A rota foi mais uma vez acompanhada de perto pelo povo, que batia palmas e jogava flores sobre o veículo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia pacote fiscal Há 23 Horas

Pacote Fiscal: Veja o que o Congresso manteve ou alterou nas medidas do governo

fama Rio de Janeiro Há 23 Horas

Mário Gomes volta à mansão após despejo

fama PRETA-GIL Há 18 Horas

Madrastra atualiza estado de saúde de Preta Gil e fala em recuperação lenta

fama Viralizou 21/12/24

Influencer é acusada de trair o marido tetraplégico em cruzeiro

justica São Paulo 21/12/24

Vizinho que esquartejou menino de 10 anos disse que 'invejava crianças'

brasil BR-116 Há 17 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Vanessa Carvalho Há 18 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

esporte CBF-DENÚNCIAS Há 19 Horas

Presidente da CBF demite diretor que é amigo de Ronaldo por justa causa

esporte DENÍLSON-JOGADOR Há 22 Horas

Denílson se despede da Band após 14 anos na emissora

fama ROBERTO-CARLOS Há 21 Horas

Em possível último especial na Globo, Roberto Carlos dá mais ibope que sertanejo