© iStock
Alguma vez você teve a sensação de que o seu celular estava te ouvindo? Depois de ter uma conversa específica com um amigo, começou a ver anúncios relacionados ao tema? Um novo relatório da NordVPN confirma que não é apenas uma "sensação": os anunciantes, e não as redes sociais, estão realmente ouvindo.
PUB
De acordo com a empresa, as empresas de publicidade estão usando um novo tipo de monitoramento de dados capaz de ouvir o ruído de fundo e usar essa informação para exibir anúncios personalizados. Esse método utiliza "sinalizadores de áudio" para "ativar todos os dispositivos pertencentes [ao usuário] para registrar o comportamento e a localização". Como esses sinais, que não podem ser detectados pelo ouvido humano, são integrados em anúncios de televisão ou rádio, o dispositivo móvel consegue detectá-los e indicar aos anunciantes o que você está vendo.
O relatório da NordVPN revela que 45% dos britânicos pesquisados já viram um anúncio no celular depois de falar sobre um determinado produto ou de ver um anúncio sobre ele na televisão - sem pesquisá-lo no celular.
Felizmente, há uma maneira de contornar esse rastreamento pelas empresas de publicidade. Tudo o que você precisa fazer é recusar as permissões do microfone nos aplicativos, o que pode ser feito facilmente nas configurações do celular, seja ele Android ou iOS.