Caso de suspeita de corrupção no Barcelona é 'extremamente sério', diz presidente da Uefa

O clube catalão desembolsou milhões de euros para pagar um dos principais dirigentes do Comitê Técnico de Árbitros da Espanha

© Shutterstock

Esporte Barcelona FC 03/04/23 POR Estadao Conteudo

O presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, afirmou nesta segunda-feira que a suspeita de corrupção no Barcelona é um caso "extremamente sério". O dirigente esloveno disse se tratar de um dos casos mais graves que já viu no mundo do futebol. O clube catalão desembolsou milhões de euros para pagar um dos principais dirigentes do Comitê Técnico de Árbitros da Espanha.

"Obviamente, não posso comentar diretamente o caso por duas razões. A primeira é que temos na Uefa um Comitê Disciplinar independente. E, segundo, porque não me aprofundei em detalhes sobre este caso. No entanto, posso dizer que, pelo que me informei, a situação é extremamente séria", disse o dirigente esloveno a um jornal do seu país, o Ekipa SN.

O caso a que se refere Ceferin veio a público no início deste ano quando o Ministério Público espanhol apontou que o Barcelona, entre 2001 e 2018, pagou 7,3 milhões de euros para a empresa Danisl 95, do ex-árbitro e vice-presidente do Comitê Técnico de Árbitros, da própria Real Federação Espanhola de Futebol, José Maria Enríquez Negreira, de 77 anos. O clube admitiu o pagamento, mas negou qualquer irregularidade. Alegou estar pagando por serviços de consultoria.

"O caso é tão sério, na minha opinião, que é um dos mais sérios que já vi no futebol desde que estou envolvido com o esporte. No nível do futebol espanhol, claro, o caso já prescreveu e não pode ter consequências esportivas. Mas há procedimentos no nível civil. O mesmo se aplica à Uefa, já que em nossa entidade nada prescreve", declarou.

As declarações do presidente da Uefa reforçam a ideia de que o clube espanhol ainda poderá sofrer sanções esportivas por conta do caso. O Barça poderia perder sua licença tanto por parte da Uefa quanto da Fifa. Isso só ocorreria, claro, após o trânsito em julgado do processo, que incluiria a possibilidade de recurso do clube à Corte Arbitral do Esporte (CAS).

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Ceará Há 9 Horas

Tumor raro muda tonalidade da pele de jovem que busca tratamento

brasil Vendavais Há 8 Horas

Ventos fortes causam prejuízo bilionário no Brasil

fama Família Há 8 Horas

Viih Tube solta o verbo após declaração do pai: 'Pare de me expor'

politica BALEIA-ROSSI Há 8 Horas

Presidente do MDB diz que vídeo de Janja contra Nunes extrapolou qualquer padrão ético

fama Dramaturgia agora mesmo

Gagliasso comemora beijo gay na TV após ser censurado em novela de 2005: 'Foi um tesão'

fama Espiritualidade Há 7 Horas

Courteney Cox tenta se 'comunicar' com espírito de Matthew Perry

fama Novela Há 10 Horas

'Não dava para começar trabalho cansada', diz Fernanda Torres sobre não ser Odete Roitman

fama Redes Sociais Há 3 Horas

Tiago Leifert é detonado na web após discutir racismo com ativista

fama MC Poze Há 9 Horas

Esposa de MC Poze movimentou R$ 10 milhões com rifas fraudulentas

fama Negócios Há 4 Horas

'Não vou mais correr do rapa', diz ex-galã de Malhação prestes a abrir um bar