Não podemos permitir que o Galeão seja destruído, diz Eduardo Paes

"O Rio, para ser o Rio, precisa de um aeroporto internacional. Não podemos permitir que o Galeão seja destruído", disse Paes.

© Noticias ao minuto

Economia AEROPORTO-GALEÃO 09/04/23 POR Folhapress

MARCELO AZEVEDOSÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, voltou a defender neste sábado (8), em vídeo publicado em seu perfil no Twitter, a redução no número de voos para o aeroporto Santos Dumont, visando reverter o esvaziamento de Galeão.

PUB

No vídeo, Paes afirma que o aumento no número de voos domésticos do Santos Dumont reduz a quantidade de viagens internacionais do Galeão, que vem enfrentando uma retomada mais lenta da demanda no pós-pandemia.

"Os voos domésticos têm que ser para conexão no Galeão, para que o Galeão atraia voos internacionais. O Rio, para ser o Rio, precisa de um aeroporto internacional. Não podemos permitir que o Galeão seja destruído", disse Paes.

O prefeito já havia cobrado a redução de operações no Santos Dumont. Também no Twitter, Paes criticou nesta sexta a Infraero, após a empresa ter alterado a capacidade do aeroporto de 9,9 milhões para 15,2 milhões de passageiros, aumento de 54,3%.

Em 2022, foram 10,17 milhões de viajantes, alta de 49,5% em relação a 2021 e o maior número de uma série histórica iniciada em 2012.

"Aeroporto Santos Dumont virou a única fonte de receita da estatal Infraero! Ou seja: quanto mais voos, mais receita. Para complementar ajuda a inviabilizar o Galeão. Ao inviabilizar o Galeão o operador privado sai da concessão e quem assume? A Infraero! Com isso a estatal ganha mais um aeroporto para chamar de seu e ganha mais receita. E o Rio que se dane! Simples assim", disse Paes.

No mesmo dia, o governo federal anunciou que vai limitar o número de passageiros do Santos Dumont neste ano. Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, o contingente ficará abaixo de 10 milhões em 2023. A medida foi elogiada por Paes.

De acordo com França, a Secretaria Nacional de Aviação Civil está elaborando estudos com possíveis ações para ampliar o número de passageiros no Galeão.

"As possibilidades serão apresentadas ao governador Cláudio Castro e ao prefeito Eduardo Paes no próximo dia 24, quando está prevista uma reunião entre nós três", acrescentou França.Neste ano, um grupo de trabalho foi criado para analisar o cenário dos terminais do Rio. Voltado para a aviação doméstica, o Santos Dumont fica próximo de empresas instaladas no centro do Rio e de pontos turísticos da zona sul.

O Galeão, por sua vez, está localizado na Ilha do Governador e conta com uma infraestrutura maior. O acesso ao aeroporto internacional, contudo, é feito por vias como a Linha Vermelha, local frequente de engarrafamentos e com casos de violência urbana.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte França Há 22 Horas

Acusado de estupro, Mbappé assume relação sexual consentida na Suécia

fama Óbito Há 15 Horas

Revelados 'novos' detalhes sobre a 'causa' da morte de Liam Payne

fama Liam Payne Há 23 Horas

'Liam disse que iria morrer em breve', revela ex-noiva sobre Liam Payne

mundo Reino Unido Há 19 Horas

Descoberta rara: Homem viveu com três pênis sem nunca saber

mundo França Há 15 Horas

Corpo de jovem que estava desaparecida há um ano é encontrado na França

fama Liam Payne 17/10/24

Fãs prestam homenagens a Liam Payne após sua morte em Buenos Aires

fama Demi Lovato Há 22 Horas

Demi Lovato lamenta a morte do ex-namorado, lutador Guilherme 'Bomba'

mundo Austrália Há 23 Horas

Bolas pretas surgem em praias de Sydney e intrigam moradores e turistas

fama Liam Payne Há 18 Horas

Família de Liam Payne quebra silêncio após morte do cantor

brasil São Paulo Há 22 Horas

Jovem pula de carro em movimento após ataque de motorista de aplicativo