Privacidade em risco: ex-funcionários da Tesla revelam práticas chocantes

"Foi uma violação de privacidade, para ser honesto", revelou um dos ex-funcionários entrevistados pela Reuters.

© Shutterstock

Tech Segurança 10/04/23 POR Notícias ao Minuto

"As pessoas que compram o carro, acho que não sabem que a privacidade delas não é respeitada… podíamos vê-las a lavar roupa e a fazer coisas realmente íntimas. Pudemos ver os seus filhos", assim descreveu um ex-funcionário da Tesla o fato de os seus colegas partilharem, entre si, imagens captadas pelas câmeras dos veículos vendidos um pouco por todo o mundo.

PUB

Numa grande investigação da agência Reuters, que entrevistou 12 ex-funcionários da empresa detida por Elon Musk, foi descoberto que os vídeos, que supostamente servem unicamente para ajudar a empresa a otimizar os seus serviços, são fonte de entretenimento interno dos funcionários.

"Foi uma violação de privacidade, para ser honesto", revelou um dos ex-funcionários entrevistados pela Reuters. "Os vídeos eram compartilhados entre os funcionários como uma forma de diversão e não tinham relação com o trabalho em si".

A prática de compartilhar vídeos captados pelas câmeras dos veículos da Tesla, que são usadas para recursos como o Autopilot, foi confirmada por diversos ex-funcionários da empresa. Alguns relataram ter visto vídeos de clientes fazendo atividades pessoais dentro de seus carros, como lavar roupas ou brincar com seus filhos.

Apesar de a Tesla afirmar que os dados dos veículos são coletados de forma anônima e usados apenas para aprimorar os recursos de segurança e conveniência, a investigação da Reuters levantou preocupações sobre a privacidade dos clientes e a forma como os dados são tratados internamente na empresa.

A Tesla não se pronunciou sobre as acusações feitas pelos ex-funcionários entrevistados pela Reuters, mas destacou em seu relatório de transparência de privacidade que "a privacidade do cliente é uma prioridade fundamental" e que os dados coletados são usados apenas para melhorar os serviços e garantir a segurança dos veículos.

No entanto, o caso levanta questões importantes sobre a privacidade dos dados de veículos conectados e como as empresas lidam com essas informações sensíveis. É um lembrete para os consumidores de estarem cientes das práticas de privacidade das empresas automotivas e de como seus dados são tratados.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-PF Há 19 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

esporte Indefinição Há 5 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

fama Ellen DeGeneres Há 23 Horas

De saída: Ellen DeGeneres e mulher abandonam os EUA

brasil Brasil Há 46 mins

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

politica Polícia Federal Há 5 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 21 Horas

Rússia ataca Ucrânia com míssil criado para guerra nuclear, diz Kiev

fama Björk 21/11/24

Björk faz 59 anos; relembre os looks mais extravagantes da cantora

fama Kylie Jenner Há 23 Horas

Kylie Jenner recria momento bizarro de Kendall a cortar pepino

fama Oscar Há 20 Horas

Fernanda Torres tem pico de interesse no Google com Oscar e 'Ainda Estou Aqui'

fama Lindsay Lohan Há 23 Horas

Lindsay Lohan volta a surpreender com visual elegante