© Shutterstock
Ultimamente, tem havido um aumento no número de imagens geradas ou manipuladas por meio de Inteligência Artificial (IA), o que pode resultar em campanhas de desinformação ou, no mínimo, causar confusão entre os internautas sobre determinados assuntos.
PUB
Com ferramentas como a Dall.E2 da OpenAI (responsável pelo ChatGPT) se tornando cada vez mais populares, há naturalmente um maior risco dessas imagens manipuladas criarem um ambiente de desconfiança ainda maior. No entanto, existem alguns sinais que podem ser procurados para verificar a veracidade de uma imagem.
De acordo com Henry Ajder, um especialista em IA, uma forma de identificar essas imagens manipuladas é observar o aspecto "plastificado". "Muitas dessas imagens têm uma aparência muito estilizada, quase brilhante e plastificada", observou Ajder, de acordo com o site Business Insider.
Outro sinal está nas "consistências semânticas", com a IA frequentemente tendo problemas para lidar com fontes de luz, formas específicas ou até sutilezas na distribuição dos elementos na fotografia, como apontado pelo especialista.
A detecção de imagens falsas também deve envolver uma pesquisa mais aprofundada por parte do usuário para entender o contexto em que a imagem aparece. "Tente pesquisar a imagem da mesma forma que você pesquisaria a informação que está recebendo", sugere Ajder.
Leia Também: Privacidade em risco: ex-funcionários da Tesla revelam práticas chocantes