7 em 10 acham que Tarcísio descumprirá promessas em SP, aponta Datafolha

Para o levantamento, o Datafolha fez entrevistas presenciais com 1.806 pessoas de 16 anos ou mais, em 65 municípios paulistas

© Getty

Política PESQUISA-DATAFOLHA-SP 10/04/23 POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - A capacidade do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) de cumprir o que prometeu na campanha é colocada em xeque por 7 em cada 10 moradores de São Paulo, de acordo com pesquisa Datafolha feita entre segunda (3) e quarta-feira (5) da semana passada.

PUB

A parcela dos que acreditam que o aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai honrar a maioria das promessas é de 25%. Somando-se os 64% que acham que Tarcísio cumprirá a maior parte da plataforma, mas não tudo, e os 8% que pensam que nada será efetivado, chega-se a um patamar de ceticismo de 72%.

Do total de entrevistados, 2% não sabem responder à pergunta.

Reportagem da Folha de S.Paulo em dezembro mostrou que o governador, eleito após quase 30 anos de predomínio do PSDB na máquina estadual, teria que cumprir uma promessa a cada 12 dias de mandato para realizar os 124 compromissos que assumiu ao pedir votos para si pela primeira vez na vida.

Para o levantamento, o Datafolha fez entrevistas presenciais com 1.806 pessoas de 16 anos ou mais, em 65 municípios paulistas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Prestes a completar nesta segunda-feira (10) cem dias de governo, Tarcísio conta com boa vontade maior dos que votaram nele. O ex-ministro da Infraestrutura chegou ao cargo com 55,2% dos votos válidos no segundo turno, ante 44,7% do adversário Fernando Haddad (PT).

Entre os eleitores do vitorioso, a avaliação de que ele entregará quase a totalidade do que disse na propaganda é superior à média e bate 39%. Apenas 13% dos que escolheram Haddad pensam assim.

Também são mais favoráveis, entre os que preferiram o candidato do Republicanos, os percentuais dos que acham que ele executará a maior parte das promessas, embora não a maioria delas (55%), e dos que acreditam que ele não honrará nenhuma delas (5%).

As expectativas no capítulo de promessas acompanham os resultados captados na avaliação do governo -que é considerado ótimo ou bom por 44%, regular por 39% e ruim ou péssimo por 11%. A lógica é: quanto mais otimista a visão sobre a gestão, maior a aposta no cumprimento da palavra.

Dentro do primeiro grupo, o dos que aprovam o mandato, a opinião de que o chefe do Executivo concretizará a maior parte do que disse para se eleger chega a 44%, ou seja, 19 pontos percentuais acima da média (25%).

Na parcela oposta, a dos que reprovam o governo, o palpite de que nenhuma promessa será realizada é dado por 38% dos entrevistados, um patamar 30 pontos percentuais superior à média (8%).

Tarcísio tem buscado uma relação republicana com a oposição, tentando se dissociar do extremismo bolsonarista temido pelos que o combatiam no pleito do ano passado. Apesar de sinalizações como o diálogo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ele é alvo da esquerda no estado.

Os cem dias serão marcados por um evento nesta segunda para a apresentação de um balanço. Numa série de divulgações que começou a ser feita no fim de semana, o Palácio dos Bandeirantes enumerou feitos em áreas como infraestrutura, saúde, segurança pública e emprego.

Temas como a insustentável situação da cracolândia, a transferência da sede administrativa do governo para o centro da capital e a privatização da Sabesp, vitrine de um ambicioso pacote de desestatizações, compõem a lista de prioridades, mas têm avançado com velocidade irregular.

Por outro lado, uma das promessas que eram alvo de maior pressão da militância bolsonarista foi cumprida, com a sanção da lei aprovada na Assembleia para derrubar a exigência de comprovante de vacinação contra a Covid-19 no estado. O governador diz defender a liberdade individual.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul 22/12/24

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

economia Dinheiro Há 5 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

brasil ACIDENTE-MG 22/12/24

Sobe para 41 o número de mortos em acidente entre ônibus e carreta em MG

fama CHRIS-BROWN 22/12/24

Chris Brown transforma o Allianz em balada pop R&B

fama Kate Middleton Há 23 Horas

Kate Middleton grava mensagem especial de Natal

fama Patrick Swayze Há 19 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

fama Tragédias Há 22 Horas

Modelos que morreram em circunstâncias trágicas: Um caso recente

mundo Estados Unidos Há 5 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Mal de parkinson Há 20 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

mundo Guerra na Ucrânia Há 23 Horas

"Vão lamentar". Putin promete mais destruição na Ucrânia