Idec notifica Nubank após clientes relatarem golpes pelo aplicativo

O órgão teve acesso a "vários relatos" de pessoas que dizem ter sofrido golpes pelo aplicativo do Nubank

© Cliente do Nubank terá nova opção de aplicação

Economia Notificação 10/04/23 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) enviou na quinta-feira (6) uma notificação ao Nubank questionando a forma como a fintech garante a segurança dos clientes.

PUB

A decisão de enviar a notificação veio após o órgão ter acesso a "vários relatos" de pessoas que dizem ter sofrido golpes pelo aplicativo do Nubank.

Ainda de acordo com o instituto de defesa do consumidor, a principal crítica das vítimas é que o Nubank não possui ou não utiliza um sistema que bloqueie transações que fogem do padrão da conta. Procurada, a fintech disse manter vigilância constante sobre a utilização dos serviços.

Invasão da conta por hackers, empréstimos indevidos feitos no nome dos titulares e transferências de quantidades elevadas de dinheiro para outras contas estão entre as principais reclamações.

Em um dos relatos ao qual o Idec teve acesso, o cliente do Nubank diz que, em quatro minutos, os criminosos conseguiram fazer quatro transações via Pix que totalizaram R$ 150 mil, sendo que o titular nunca teria feito saques acima de R$ 250.

"Nas últimas semanas foram vários os relatos em redes sociais, plataformas de reclamação e no site consumidor.gov.br que tratam sobre a falta de segurança no aplicativo do Nubank", afirma o Idec.

Em nota, o Nubank disse que a segurança é uma prioridade e que mantém uma vigilância constante sobre a utilização dos serviços, incluindo o desenvolvimento de ferramentas de proteção para ajudar os usuários na prevenção e inibição de golpes.

"Com relação a esses crimes, o Nubank mantém equipes especializadas e canais abertos 24 horas para o atendimento às vítimas. Em caso de suspeita de movimentação indevida por terceiros, os clientes devem seguir o passo a passo disponível no SOS Nu, hub de segurança da companhia", disse a fintech.

Segundo o Idec, o Nubank chegou a enviar um alerta por e-mail aos clientes no início de abril, no qual informou que a fraude se trata do golpe do acesso remoto, em que os fraudadores conseguem realizar transferências bancárias após o consumidor fazer o download de aplicativos piratas, que permitem o acesso remoto de terceiros ao celular da vítima.

A fintech também teria destacado no comunicado que os problemas relatados não configuram uma falha de segurança do banco e recomendou que os clientes baixem a versão atualizada do aplicativo do Nubank.

O órgão de defesa do consumidor diz que o objetivo da notificação é fazer com que a fintech dê mais detalhes sobre os fatos relatados, informe por que não foram adotadas medidas preventivas com maior antecedência e de que forma está lidando com as vítimas dos golpes.

"O artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) obriga o fornecedor a responder pela reparação dos danos causados às pessoas consumidoras pelos defeitos decorrentes da prestação de seus serviços. Desta maneira, é responsabilidade do banco garantir a qualidade e segurança do serviço oferecido, arcando com eventuais prejuízos", afirmou o advogado do programa de serviços financeiros do Idec, Fábio Machado Pasin.

Após o recebimento da notificação, o Nubank tem o prazo de 15 dias corridos para enviar as respostas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 10 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 10 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 23 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 3 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

brasil Tragédia Há 10 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

tech Aplicativo Há 9 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Emergência Médica Há 11 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Condenados Há 18 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

brasil Tragédia Há 10 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama 80s Há 20 Horas

Os casais mais icônicos dos anos 1980