Rússia admite fim do acordo sobre exportação de cereais

"Sem progressos na solução de cinco problemas sistêmicos (...) não se pode falar de estender a Iniciativa do Mar Negro", afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

© Lusa

Mundo Rússia/Ucrânia 13/04/23 POR Notícias ao Minuto

A Rússia anunciou hoje que não irá renovar o acordo de exportação de alimentos através do Mar Negro, a menos que haja progressos no cumprimento dos compromissos estabelecidos no memorando entre Moscou e a ONU. Em um comunicado, o Ministério das Relações Exteriores russo afirmou que "sem progressos na resolução de cinco problemas sistêmicos (...) não é possível falar em estender a Iniciativa do Mar Negro (acordo sobre cereais) após 18 de maio".

PUB

Moscou está solicitando a reintegração do banco Rosselkhzbank no sistema de comunicações financeiras SWIFT, bem como a recuperação das permissões de acesso a máquinas agrícolas e autorizações de serviços de manutenção relacionados ao equipamento. A Rússia também está exigindo o fim das restrições de acesso aos portos marítimos e a retomada do transporte de amônia entre Tolyatti (Rússia) e Odessa, que está paralisado desde 2022, além do desbloqueio das contas bancárias de empresas russas ligadas à produção e transporte de alimentos e fertilizantes.

Paralelamente ao acordo sobre cereais, as Nações Unidas estabeleceram um memorando para facilitar as exportações russas de alimentos e fertilizantes. A Iniciativa do Mar Negro para a circulação de cereais foi assinada em julho do ano passado entre a Ucrânia e a Rússia, com a intervenção diplomática da Turquia. O acordo estabeleceu um prazo de 120 dias, renovável pelo mesmo período com a concordância das partes. No último dia 18 de março, a Rússia prorrogou a vigência do tratado por apenas 60 dias, alegando que apenas metade do acordo foi cumprida.

"Ainda que os representantes da ONU estejam aplicando esforços, nem sempre obtêm resultados. Assim como ocorreu antes, a segunda metade do acordo não está funcionando. As condições do acordo não estão sendo cumpridas", destacou a diplomacia de Moscou.

Leia Também: Jogadora italiana de vôlei morre aos 18 anos após cair de janela de hotel

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 8 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 11 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 14 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 10 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 12 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 12 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 11 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

fama Vanessa Carvalho Há 12 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 11 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Afogamento Há 21 Horas

Famosos que morreram afogados: Casos mais impactantes