Corinthians reencontra Argentinos Juniors após 43 anos para série positiva na Libertadores

Nesta quarta-feira, os comandados de Fernando Lázaro reencontram o Argentinos Juniors, equipe que construiu uma relação "fraternal" em 2022, após 43 anos

© Getty

Esporte Timão 19/04/23 POR Estadao Conteudo

O triunfo diante do Cruzeiro no último domingo deu ânimo para a sequência do Corinthians na temporada. Pela Libertadores, a equipe tem a oportunidade de conquistar sua segunda vitória nos dois primeiros jogos da competição - fato que não ocorre desde 2016. Nesta quarta-feira, os comandados de Fernando Lázaro reencontram o Argentinos Juniors, equipe que construiu uma relação "fraternal" em 2022, após 43 anos.

No último confronto entre as equipes, em 1980, a expectativa era de um duelo entre Sócrates, revelação do Botafogo-SP e que conquistava seu espaço no time alvinegro, e o jovem Maradona, que despontava na Argentina. Em amistoso marcado na cidade de Manaus, a ideia era reunir dois dos principais expoentes do futebol sul-americano na época, mas por conflitos na agenda isso não foi possível.

Quando a delegação argentina desembarcou no Brasil, Maradona não estava entre os jogadores do elenco. O craque argentino havia viajado para a Alemanha para gravar uma série de comerciais e ações publicitárias para uma marca de artigos esportivos. Dentro de campo, e sem Maradona, o Corinthians venceu o duelo por 1 a 0, com gol de Gil no primeiro tempo.

Quatro décadas depois, Corinthians e Argentinos Juniors fazem o primeiro duelo de sua história em competições oficiais, após a construção de uma relação amigável entre as diretorias no último ano. Ao contratar Fausto Vera, então jogador do clube argentino por 6 milhões de euros (cerca de R$ 32 milhões), o Corinthians passou a receber, por meio de suas redes sociais, um apoio "oficial" dos amigos argentinos.

Na estreia de Fausto, o Argentinos Juniors fez diversas postagens exaltando seu ex-jogador, um dos destaques das últimas edições do campeonato nacional e um pedido de Vítor Pereira para reforçar o Corinthians. O jogador ainda não marcou com a camisa alvinegra - teve seu primeiro gol anulado por impedimento contra o Liverpool-URU, na última rodada -, mas é destaque da equipe corintiana.

SEQUÊNCIA DE VITÓRIAS

A temporada do Corinthians é, desde o Paulistão, marcada por altos e baixos. A derrota para o Remo, pela Copa do Brasil, voltou a ser motivo para a torcida questionar o trabalho de Fernando Lázaro. Contra o Cruzeiro, a equipe conquistou sua primeira vitória sem Renato Augusto, que desfalcará a equipe pelos próximos dois meses, enquanto se recupera de lesão no joelho.

Em 2023, a melhor sequência do Corinthians foi de três vitórias seguidas, contra Guarani, São Paulo e Botafogo-SP, ainda em fevereiro. Triunfos consecutivos é, inclusive, um obstáculo do Corinthians: desde Mancini, em 2020, a equipe não supera a marca de três em sequência.

"Desde que cheguei, em 2021, nós não temos uma sequência boa. Agora, na quarta-feira, a decisão será em casa, diante da torcida. Depois tem o Goiás fora e logo em seguida um clássico de novo. Temos de engatar essa sequência para dar confiança e a torcida vir junto com a gente nos jogos", afirmou Róger Guedes, em entrevista na zona mista da Neo Química Arena, após o triunfo sobre os cruzeirenses.

Para a partida na Libertadores, Lázaro terá o retorno de Bruno Méndez, suspenso no último jogo, e de Giuliano. O meia teve de deixar, ainda no primeiro tempo, o jogo diante do Cruzeiro, que foi o seu 100º pelo clube, por causa de um edema no olho. O jogador chegou a afirmar que "não estava enxergando nada". Após avaliação, ele foi liberado para atuar e treinar com o restante do grupo.

Para o meio-campo, Matheus Araújo, que marcou seu primeiro gol no profissional do clube, e Cantillo surgem como opções ao elenco. Os jogadores foram destaques da vitória e ajudaram a equipe de Lázaro a controlar a posse de bola - obstáculo para a construção ofensiva no primeiro tempo do duelo.

"O Cantillo é um atleta com uma característica de posse e circulação de bola interessante. Estou satisfeito com as entradas dele, mas tentamos buscar um equilíbrio. Achamos que ia ser um jogo competitivo, de pegada, e achamos que precisaríamos de uma outra virtude", explicou Lázaro. O colombiano entrou no segundo tempo, no lugar de Roni.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-JUSTIÇA Há 14 Horas

Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

fama Beto Barbosa Há 15 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Uberlândia Há 10 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

lifestyle Aquecimento global Há 17 Horas

Aproveite bem o chocolate: Ele e outros alimentos podem estar com os dias contados

fama Redes Sociais Há 14 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

fama Kate Cassidy Há 10 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

fama Paris Hilton Há 16 Horas

Paris Hilton diz que nunca se submeteu a procedimentos estéticos

mundo autobiografia Há 16 Horas

Angela Merkel relembra episódio em que Putin soltou cadela numa reunião

fama MARIA-FLOR Há 12 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama Ilhas Há 12 Horas

Famosos e suas ilhas privadas: Quem é o dono de um refúgio brasileiro?