© PixaBay
A Páscoa de 2016 deve ser mais modesta na casa de muitos brasileiros. Um dos motivos foi revelado em uma pesquisa feita pelo Procon-SP e que mostrou que, em comparação com 2015, alta nos preços dos ovos de chocolate foi de 30,75%, em média. No entanto, é possível ter uma Páscoa recheada e ainda assim economizar.
PUB
O iG conversou com o consultor financeiro e professor da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Kanter, e, também, com a coordenadora acadêmica da Academia de Varejo, Patricia Cotti. Os dois deram algumas dicas.
Atacadões
Os grandes mercados conseguem, muitas vezes, praticar melhores preços. "Aproveite para fazer as compras com familiares e amigos, assim vocês podem comprar caixas de ovos e dividir entre todos", diz Roberto.
Quantidade
"Você não precisa deixar de comprar o ovo que você gosta, mas pode comprar um ovo menor. Ao invés de comprar um ovo número 20, compre um ovo úmero 15", explica Roberto.
Deixar a Páscoa passar para comprar os ovos
Assim como acontece no Natal, é só a Páscoa passar que os valores ficam menores. "O que você pode fazer é dar um vale Páscoa para a pessoa que você quer presentear. Depois da data você compra o ovo que gostaria de dar àquela pessoa 20% mais em conta. É uma saída que pode ser adotada entre amigos e pessoas com quem você tem uma relação mais informal", aconselha o especialista.
Cozinha
Ovos artesanais estão na moda. Então, aproveite e faça você mesmo. "É possível comprar forminhas de ovos de Páscoa a preços muito baixos, encontrar dicas em barras de chocolate e pesquisar receitas na internet".
Substitua
Trocar os ovos por barras de chocolate ou até outros produtos é uma boa forma de economizar.
Leia Mais: Pesquisa revela que Páscoa deve ser mais amarga para o consumidor