Quem foram os mais terríveis capangas de Hitler?

Os ajudantes mais famosos do Terceiro Reich

Quem foram os mais terríveis capangas de Hitler?

Adolf Hitler não estava sozinho ao perpetrar os piores crimes da História. O ditador nazista tinha sob seu comando um círculo criminoso de capangas enlouquecidos que, por sua vez, organizaram o assassinato de milhões de pessoas, a maioria delas judeus, no que ficou conhecido como o Holocausto. Quando o Terceiro Reich caiu, Hitler e aqueles dentro de seu círculo íntimo tiraram suas próprias vidas. Após a Segunda Guerra Mundial, muitos outros responsáveis por esses crimes de guerra foram julgados em Nuremberg e posteriormente executados. Alguns, no entanto, escaparam da justiça e terminaram seus dias como homens livres. Então, quem exatamente eram esses indivíduos cruéis e brutais?

Clique e conheça os criminosos mais notórios da Alemanha nazista.

©

Getty Images 

Adolf Hitler

Adolf Hitler subiu ao poder como líder do Partido Nazista, tornando-se chanceler da Alemanha em 1933. Sob sua liderança e ideologia racialmente motivada, o Partido Nazista infligiu terror, destruição e horrores brutais em todo o Terceiro Reich, nome pelo qual a Alemanha nazista ficou conhecida. Numerosas atrocidades foram realizadas sob as ordens diretas de indivíduos leais ao Führer, homens que receberam poder sem precedentes sobre a vida e a morte. Mas quem eram eles?

©

Getty Images 

Heinrich Himmler

Heinrich Himmler foi um dos homens mais poderosos da Alemanha nazista. Nomeado Reichsführer-SS por Hitler, ele foi responsável pela criação e controle dos campos de concentração, tornando-se assim um dos principais arquitetos do Holocausto.

©

Getty Images 

Rudolf Hess

O vice do Führer (palavra que significa "guia", "líder", "chefe"), Rudolf Hess, construiu e editou grande parte do livro de Hitler, 'Mein Kampf' (em português, 'Minha Luta'), em 1923, tornando-se mais tarde seu secretário particular. Hess foi responsável por assinar grande parte da legislação do governo, incluindo as notórias Leis de Nuremberg de 1935, que efetivamente despojaram os judeus da Alemanha de seus direitos civis. Em 1941, ele surpreendeu o regime ao voar para a Escócia numa tentativa frustrada de negociar um acordo de paz com os Aliados.

©

Getty Images 

Hermann Göring

Um piloto condecorado da Primeira Guerra Mundial, Hermann Göring tornou-se uma das figuras mais poderosas da Alemanha nazista. Depois de supervisionar a criação da Gestapo (polícia secreta oficial), que ele cedeu a Himmler em 1934, Göring foi nomeado comandante-chefe da Luftwaffe (uma espécie de Aeronáutica nazista). Göring era o reconhecido sucessor de Hitler e foi ele quem ordenou que o chefe da polícia de segurança, Reinhard Heydrich, organizasse e coordenasse uma solução para a "questão judaica".

©

Getty Images

Joseph Goebbels

Como ministro da propaganda do Terceiro Reich, Joseph Goebbels exerceu enorme poder e influência. Um orador mestre, ele usou sua plataforma para transmitir, através do cinema, seu antissemitismo, mais tarde defendendo o extermínio dos judeus.

©

Getty Images

Martin Bormann

Assumindo o cargo de secretário particular de Hitler após a fuga de Rudolf Hess para a Grã-Bretanha, Martin Bormann também foi chefe da chancelaria do partido. Ele provou ser um mestre da intriga, da manipulação e da luta política interna. Até mesmo seus iguais Himmler e Göring desconfiavam de seu poder. Foi Bormann quem deu a Adolf Eichmann poderes absolutos sobre os judeus.

©

Getty Images 

Adolf Eichmann

Adolf Eichmann estava entre os principais organizadores do Holocausto. Em janeiro de 1942, ele participou da infame Conferência de Wannsee, na qual a implementação da Solução Final genocida para a Questão Judaica foi planejada.

©

Getty Images 

Reinhard Heydrich

A Conferência de Wannsee foi presidida pelo oficial da SS e da polícia, Reinhard Heydrich, onde ele apresentou planos para finalizar a deportação e o genocídio de todos os judeus na Europa ocupada pelos alemães. O assassinato de Heydrich em Praga levou a represálias assassinas contra a população tcheca, incluindo a destruição da cidade de Lídice e da aldeia de Ležáky.

©

Getty Images 

Julius Streicher

Um dos capangas mais criminosos de Hitler foi Julius Streicher. Fundador e editor do jornal violentamente antissemita Der Stürmer, Streicher era um nacional-socialista comprometido que defendia entusiasticamente princípios de direita, ultranacionalistas, anticatólicos e antissemitas.

©

Getty Images 

Wilhelm Keitel

Como chefe do Comando Supremo da Wehrmacht de 1938 a 1945, Wilhelm Keitel apoiou lealmente as políticas de Hitler. Ele ficou com muito sangue em suas mãos ao assinar uma série de ordens e diretivas criminais que levaram a inúmeros crimes de guerra.

©

Getty Images 

Josef Mengele

Conhecido como o "Anjo da Morte", Josef Mengele é sinônimo dos horrores de Auschwitz. Como médico que trabalhava no campo de extermínio, Mengele realizou experimentos médicos em presos e selecionava pessoalmente quem seria executado nas câmaras de gás.

©

Getty Images

Klaus Barbie

Como chefe da Gestapo na França de Vichy, Klaus Barbie foi pessoalmente responsável pela tortura e deportação de milhares de judeus e partidários da Resistência Francesa para campos de concentração – e ficou conhecido como o "Açougueiro de Lyon" por fazer isso.

©

Getty Images 

Ernst Röhm

Ernst Röhm foi uma figura significativa nos primeiros anos do Partido Nazista. Confiante em Hitler, Röhm co-fundou a Sturmabteilung (SA), a violenta milícia do Partido. Depois de 1933, o relacionamento de Röhm com o Führer começou a se deteriorar. Temido como um rival, Hitler mandou assassinar seu ex-aliado junto com dezenas de outros oponentes políticos, no que ficou conhecido como a Noite das Facas Longas.

©

Getty Images 

Heinrich Müller

Chefe da Gestapo, Heinrich Müller (sentado à direita) foi outro participante da Conferência de Wannsee e igualmente importante no planejamento e execução do Holocausto. Ele é retratado aqui com Heinrich Himmler, Franz Josef Huber (polícia secreta do estado), Arthur Nebe (departamento de investigação criminal) e Reinhard Heydrich.

©

Getty Images 

Odilo Globocnik

Odilo Globocnik, um nazista austríaco, desempenhou um papel central na Operação Reinhard: a aniquilação organizada de pelo menos 1,5 milhão de judeus, a maioria de origem polonesa, nos campos de extermínio de Majdanek, Treblinka, Sobibor e Belzec.

©

Getty Images 

Theodor Eicke

Figura-chave no desenvolvimento dos campos de concentração (ele foi nomeado comandante de Dachau em 1933, o primeiro campo a ser construído na Alemanha nazista), Theodor Eicke mais tarde tornou-se comandante da temida Divisão SS Totenkopf da Waffen-SS (ramo militar da organização Schutzstaffel do Partido Nazista) nas frentes do Oriente e do Ocidente.

©

Getty Images 

Ernst Kaltenbrunner

Líder da SS austríaca e, posteriormente, de todas as forças policiais da Alemanha nazista, Ernst Kaltenbrunner era um antissemita comprometido, fanático e leal a Hitler. Ele controlou o aparato administrativo para realizar o extermínio dos judeus europeus de 1943 a 1945.

©

Getty Images

Hans Frank

As responsabilidades de Hans Frank incluíam seu papel como governador-geral dos territórios poloneses ocupados, um mandato que viu ele se envolver diretamente no assassinato em massa de centenas de milhares de judeus.

©

Getty Images 

Arthur Seyss-Inquart

Arthur Seyss-Inquart foi comissário do Reich para os Países Baixos ocupados pelos alemães durante o período em que Anne Frank e sua família se esconderam em Amsterdã.

©

Getty Images 

Alois Brunner

Como braço direito de Adolf Eichmann, Alois Brunner reuniu e deportou judeus na Áustria, Grécia, Macedônia, França e Eslováquia ocupadas. Brunner conseguiu escapar da captura após a cessação das hostilidades e foi parar na Síria. Ele, provavelmente, morreu em Damasco em 2001.

©

Getty Images 

Rudolf Höss

Rudolf Höss foi o comandante mais antigo do campo de concentração de Auschwitz, um período durante o qual cerca de 1 milhão a 2,5 milhões de presos foram assassinados.

©

Getty Images 

Franz Stangl

Franz Stangl estava no comando dos campos de extermínio de Sobibor e Treblinka. Ele alimentava seu gosto por matar como funcionário do Programa de Eutanásia T-4, uma campanha de assassinato em massa por eutanásia involuntária.

©

Getty Images 

Hans Lammers

Como chefe de Chancelaria do Reich, Hans Lammers ocupou uma das posições mais poderosas da Alemanha nazista. Um membro honorário da SS, Lammers, juntamente com Martin Bormann, controlava cada vez mais o acesso a Hitler.

©

Getty Images 

Karl Wolff

Karl Wolff é creditado por organizar a rendição antecipada das forças do Eixo na Itália. No entanto, como um ambicioso oficial da SS, ele também foi implicado na deportação de judeus italianos.

©

Getty Images 

Fritz Sauckel

Político nazista alemão e oficial da SS, Fritz Sauckel estava encarregado de um programa envolvendo a deportação de cinco milhões de pessoas para trabalho escravo sob condições cruéis e insuportáveis.

©

Getty Images 

Viktor Brack

Tal como Franz Stangl, Viktor Brack foi um dos organizadores proeminentes do programa de eutanásia Aktion T4. Além disso, Brack conversou com Odilo Globočnik sobre o uso do gás na implementação prática da Solução Final de morte dos judeus.

©

Getty Images 

Walter Rauff

Apesar de seu status mediano na SS, acredita-se que Walter Rauff, como assessor de Reinhard Heydrich, tenha sido responsável por quase 100.000 mortes durante a Segunda Guerra Mundial. Ele ordenou o uso de câmaras móveis de gás para assassinar a maioria de suas vítimas.

©

Getty Images 

Josef Kramer

Josef Kramer teve a duvidosa dupla honra de comandar Auschwitz-Birkenau e Bergen-Belsen (onde foi apelidado de "Monstro de Belsen"). Ele foi diretamente responsável por milhares de mortes.

©

Getty Images 

Paul Blobel

Um dos assassinos em massa mais prolíficos da história, o comandante da Sicherheitsdienst (SD - o setor primário do serviço de inteligência), Paul Blobel, organizou e executou o massacre de Babi Yar, a maior carnificina da Segunda Guerra Mundial na ravina de Babi Yar em setembro de 1941.

(Imagem: Exército dos EUA)

©

Public Domain 

Erich Priebke

Oficial da SS, Erich Priebke comandou a unidade responsável pelo massacre de Ardeatine em Roma em 24 de março de 1944, no qual 335 civis italianos foram mortos em retaliação a um ataque partidário feito a um regimento da SS. Após a derrota da Alemanha nazista, Priebke fugiu para a Argentina, onde viveu por quase 50 anos antes de ser extraditado para a Itália e enfrentar julgamento.

Fontes: (History) (BBC) (HistoryNet) (Britannica)

Veja também: As teorias de que Hitler teria forjado a própria morte e fugido para a América do Sul (ou Brasil!)

©

Getty Images 

Mundo Segunda guerra mundial 29/04/23 POR Notícias ao Minuto Brasil


Adolf Hitler não estava sozinho ao perpetrar os piores crimes da História. O ditador nazista tinha sob seu comando um círculo criminoso de capangas enlouquecidos que, por sua vez, organizaram o assassinato de milhões de pessoas, a maioria delas judeus, no que ficou conhecido como o Holocausto. Quando o Terceiro Reich caiu, Hitler e aqueles dentro de seu círculo íntimo tiraram suas próprias vidas. Após a Segunda Guerra Mundial, muitos outros responsáveis por esses crimes de guerra foram julgados em Nuremberg e posteriormente executados. Alguns, no entanto, escaparam da justiça e terminaram seus dias como homens livres. Então, quem exatamente eram esses indivíduos cruéis e brutais?

PUB

Clique e conheça os criminosos mais notórios da Alemanha nazista.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama LIAM-PAYNE Há 22 Horas

Quarto destruído e postagens: o que ocorreu antes da morte de Liam Payne

esporte França Há 20 Horas

Acusado de estupro, Mbappé assume relação sexual consentida na Suécia

fama Óbito Há 12 Horas

Revelados 'novos' detalhes sobre a 'causa' da morte de Liam Payne

fama Liam Payne Há 21 Horas

'Liam disse que iria morrer em breve', revela ex-noiva sobre Liam Payne

mundo Reino Unido Há 17 Horas

Descoberta rara: Homem viveu com três pênis sem nunca saber

justica Rio Grande do Sul Há 22 Horas

Mãe é presa após morte suspeita de gêmeas em intervalo de oito dias no RS

mundo França Há 13 Horas

Corpo de jovem que estava desaparecida há um ano é encontrado na França

fama Harry e Meghan Markle Há 22 Horas

Príncipe Harry e Meghan Markle compram casa em Portugal

mundo Austrália Há 21 Horas

Bolas pretas surgem em praias de Sydney e intrigam moradores e turistas

fama Demi Lovato Há 20 Horas

Demi Lovato lamenta a morte do ex-namorado, lutador Guilherme 'Bomba'