JBS cria empresa de limpeza após caso de trabalho infantil em terceirizada nos EUA

A nova companhia, chamada de JBS Sanitation, vai começar as operações imediatamente

©  Reprodução

Economia Empresa 05/05/23 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A JBS USA, principal divisão de negócios do frigorífico brasileiro, anunciou na quarta-feira (3) a criação de sua própria empresa de segurança alimentar e higienização, após uma de suas prestadoras terceirizadas ser acusada de contratar crianças e adolescentes para limpar fábricas da JBS nos Estados Unidos.

PUB

A nova companhia, chamada de JBS Sanitation, vai começar as operações imediatamente, fornecendo serviços internos para dez unidades do frigorífico e da Pilgrim's, produtora de frangos que pertence ao grupo.

A JBS diz que ainda continuará utilizando serviços terceirizados de limpeza nas fábricas nos EUA, desde que os atuais prestadores atendam a padrões de auditoria e de condições de trabalho.

Em fevereiro, uma reportagem do jornal The New York Times mostrou que a americana Packers Sanitation Services, então responsável pela limpeza de unidades da JBS no país, havia sido multada em US$ 1,5 milhão (cerca de R$ 7,5 milhões) por uso de mão de obra infantil.

O veículo acompanhou mais de cem crianças imigrantes em 20 estados americanos. Na maioria dos casos, elas imigravam sozinhas para trabalhar nos EUA e enviar dinheiro à família que ficava na terra natal, principalmente países latinoamericanos.

Além da JBS, gigantes como Pepsico, General Mills, Ford, General Motors também teriam envolvimento com a Packers Sanitation.

Após a revelação do caso, o governo do presidente Joe Biden chegou a enviar uma carta aos principais frigoríficos em operação nos Estados Unidos cobrando mais atuação contra o trabalho infantil.

No final de abril, dias depois da publicação da carta, a JBS USA anunciou ter encerrado o contrato com a Packers Sanitation, dizendo não tolerar trabalho infantil.

Em comunicado, o recém-empossado CEO da JBS USA, Wesley Batista Filho, afirmou que, à luz das alegações preocupantes que ocorreram no setor, o frigorífico tomou a decisão de criar uma empresa capaz de fornecer os mais altos níveis de segurança alimentar e garantia de qualidade.

O anúncio da JBS Sanitation também envolve uma parceria com o UFCW (sindicato internacional de trabalhadores comerciais e alimentares, na sigla em inglês) para que os funcionários da companhia recebam salários competitivos e benefícios.

Segundo a JBS, todos os trabalhadores da JBS Sanitation e seus filhos também serão elegíveis para receber educação universitária gratuita.

"As revelações sobre trabalho infantil entre subcontratados em frigoríficos são simplesmente inaceitáveis, e tem sido animador ver a disposição da JBS USA de agir proativamente para resolver essa situação", disse Marc Perrone, presidente do UFCW, em nota.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 17 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 20 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 17 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 18 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 18 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 18 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 17 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 18 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 19 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad