Seis mudanças na visão que se manifestam em muitas grávidas

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia relembra todas as futuras mamães sobre a importância de manterem os cuidados com a saúde ocular.

© Shutterstock

Lifestyle Visão 07/05/23 POR Notícias ao Minuto Brasil

Durante a gravidez o corpo muda e a visão também é afetada. Por exemplo, "a sensação de olho seco, alterações do campo visual e na focagem são problemas oculares que podem surgir durante o período gestacional", explica, em comunicado, Ricardo Parreira, médico oftalmologista e coordenador do Grupo Português de Oftalmologia Pediátrica e Estrabismo da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO). 

PUB

Felizmente, a maioria deles são transitórios e desaparecem no fim da gravidez, ou do período de amamentação, acrescenta. Para ajudar, a SPO enumerou seis alterações oftalmológicas que podem afetar a visão ao longo dos nove meses de gestação. 

Seis mudanças na visão que se manifestam em muitas grávidas: 

Alterações fisiológicas: dizem respeito a mudanças benignas e, geralmente, reversíveis com o final da gravidez;  Flutuações de hidratação da córnea: é a alteração fisiológica mais comum e que pode condicionar a flutuação do estado refrativo do olho, o que faz com que os óculos ou lentes de contacto habituais possam não ser tão adequados, durante o período gestacional; Olho seco: também é muito comum devido às alterações hormonais e representa a sensação de um corpo estranho e olho vermelho. Agrava-se em ambientes secos e após a exposição frequente do computador, televisão, celular ou tablet. Nas mulheres que utilizam lentes de contato, os sintomas podem ser mais acentuados, pelo que é recomendado o uso regular de lágrimas artificiais. Visão desfocada: quando ocorrem alterações transitórias na focagem devido ao aumento da espessura da córnea (edema); Alterações visuais associadas à pré-eclâmpsia: caracterizam-se por um aumento substancial da pressão arterial, o que pode provocar lesões em vários órgãos do organismo. Em termos oculares, pode manifestar-se desde o aparecimento de manchas pretas (escotomas), intolerância à luz, visão turva, até à perda súbita de visão; Aparecimento de novas doenças ou agravamento das que já existem: em mulheres com diabetes, pode surgir o diagnóstico de retinopatia diabética, ou se já existia antes da gravidez, pode haver um agravamento da mesma. É importante que a grávida seja observada no período preconcecional e acompanhada regularmente por um médico oftalmologista durante a gestação. O plano de Oftalmologia deve ser personalizado e articulado com a Obstetrícia.

Tendo isto em conta, o médico diz ainda que “os cuidados e a prevenção devem começar antes do início da gravidez, mantendo-se no decorrer do período gestacional". Além disso, as mulheres grávidas devem estar atentas "aos seus olhos e, caso se apercebam de alguma alteração, devem consultar de imediato um médico oftalmologista".

Leia Também: O hábito simples que vai ajudá-lo a dormir (muito) melhor

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 6 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Escândalo 24/12/24

Espero que a acusação possa ajudar outras vítimas de retaliação, diz Blake Lively

esporte Futebol Há 23 Horas

Libertadores 2025 confirma todos os times e potes após definição na Colômbia

fama Festas Há 6 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Música Há 7 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

brasil Tragédia Há 22 Horas

Queda de ponte: 76 toneladas de ácido sulfúrico caíram no Rio Tocantins, diz ANA

fama Lgtbq+ Há 23 Horas

Desafiaram as Regras: Famosos LGBTQ+ que se assumiram com coragem

esporte Prisão Há 7 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Natal Há 20 Horas

Veja as receitas que os famosos preparam no Natal

politica STF Há 6 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão