Diocese na Califórnia apresenta falência após 330 processos de abusos

Organização de apoio às vítimas diz que a falência é uma jogada para fugir às responsabilidades e evitar o pagamento de indenizações.

© Getty Images

Mundo Abusos na Igreja 09/05/23 POR Notícias ao Minuto

A diocese católica de Oakland, no estado da Califórnia, entrou com um pedido de falência na segunda-feira para estabilizar suas finanças enquanto enfrenta 330 acusações de abuso sexual por padres da instituição.

PUB

A maioria das acusações contra a Igreja Católica no estado ocorreu entre as décadas de 1960 e 1980, com muitos dos padres acusados já aposentados ou falecidos.

Em uma carta aos fiéis, citada pelo tabloide conservador New York Post, o bispo Michael Barber afirmou que a diocese considera que a falência é "a melhor forma de garantir um resultado justo e equitativo para os sobreviventes". "É importante que assumamos a responsabilidade pelos danos causados para que todos possamos seguir em frente e dar aos sobreviventes alguma paz. Infelizmente, para muitos, a dor causada por esses horríveis pecados nunca irá desaparecer, e é por isso que oferecemos apoio e continuaremos a rezar para que continuem a se recuperar", disse o líder religioso.

No entanto, apesar da garantia de que os processos judiciais não serão afetados, organizações de apoio aos sobreviventes acusam a diocese de usar a falência para evitar a justiça e as indenizações.

"Tudo nessa falência é suspeito. Tem tudo a ver com guardar dinheiro e segredos. De uma costa a outra dos EUA, o mesmo truque está sendo usado pelos bispos católicos. Minimizar e encobrir crimes sexuais infantis enquanto mantêm os abusadores na diocese", disse a Survivors Network of those Abused by Priests (SNAP, Rede de Sobreviventes dos Abusados por Padres), insultando a diocese de Oakland como "moralmente falida". Segundo o New York Post, as escolas católicas operadas pela diocese não serão afetadas, pois são instituições legalmente separadas, e todos os serviços e bens contratados pela igreja serão pagos.

A instituição admite ainda que a falência surge em um momento em que o número de fiéis nas missas em Oakland caiu 42% em 2021, com uma congregação cada vez mais velha e incapaz de atrair jovens. Barber apontou que, nessas condições, a igreja "não consegue suportar" os custos dos processos apresentados pelas vítimas.

"Oakland does not deserve to declare insolvency. It owns a $200-million Cathedral," Dan McNevin, a treasurer for the Survivors Network of those Abused by Priests https://t.co/XduIfUWa8t pic.twitter.com/kTkkSHkYBZ

— SNAP Survivors Network of those Abused by Priests (@SNAPNetwork) May 8, 2023

Leia Também: Homem instala câmera oculta em WC de cruzeiro e filma 150 pessoas

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Senado Federal Há 19 Horas

Senado aprova PL que altera BPC e limita ganho do salário mínimo

fama Viralizou Há 1 Hora

Influencer é acusada de trair o marido tetraplégico em cruzeiro

fama PRETA-GIL Há 18 Horas

Preta Gil passa bem, mas continua sedada para controle da dor

fama Bahia Há 18 Horas

Acusados de assassinar ex-ator mirim são mortos em troca de tiros com a PM

brasil Minas Gerais Há 2 Horas

Influenciadora digital é presa em MG após alerta da Interpol

justica Imagens fortes Há 3 Horas

Policial é morto por assaltantes após confundir revólver com arma de gel

esporte CBF Há 18 Horas

CBF se irrita após Ana Maria Braga pedir voto para Ronaldo

esporte Imagens fortes Há 19 Horas

Torcedores desmaiam em ginásio após lesão de pivô na Euroliga

fama Nicole Bahls Há 34 mins

'Não me sinto confortável', diz Nicole Bahls sobre ser mãe

fama Goiás Há 17 Horas

Dupla sertaneja é presa suspeita de adulteração de carro roubado