Colesterol elevado? Saiba como diminuir com hábitos saudáveis

Não é complicado

© Shutterstock

Lifestyle Colesterol 22/05/23 POR Notícias ao Minuto

O colesterol elevado está associado a vários problemas, como doenças cardíacas. Cerca de 40% da população brasileira têm colesterol elevado, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Reduzir os valores é algo que deve ter sempre em mente e não é assim tão complicado como poderá pensar. Basta seguir alguns hábitos simples.

PUB

O 'website' StudyFinds cita a Harvard Health Publishing, o National Health Service, do Reino Unido, e a Health Partners e revela o que tem de fazer para baixar os níveis de colesterol.

Alimentação saudável

Deve consumir mais alimentos com a aveia, grãos integrais, frutos secos e peixes. Além disso, é importante reduzir a ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, como carnes gordurosas, queijos amarelos, frituras, doces e alimentos industrializados. Os alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e legumes, ajudam a reduzir o colesterol, principalmente o LDL, que é o "colesterol ruim".

Exercício físico

Por semana, deve apostar em, pelo menos, 150 minutos de atividade física. Pode correr, andar de bicicleta ou fazer natação. Além disso, o exercício ajuda a controlar o peso, que é importante para manter os níveis de colesterol sob controle.

Controle do peso

É importante controlar o peso para manter os níveis de colesterol sob controle. Uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos ajudam nesse processo.

Parar de fumar

"Fumar pode acelerar as placas de gordura nas paredes das artérias", revela o Health Partners. Por isso, é importante parar de fumar para reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Beber álcool com moderação

O National Health Service explica que deve evitar beber mais de 14 unidades de álcool por semana, passar alguns dias sem beber e evitar beber grandes quantidades de álcool num curto período de tempo.

Controle do estresse e do diabetes

O estresse e o diabetes também podem contribuir para o aumento do colesterol. Por isso, é importante buscar atividades que ajudem a relaxar e reduzir o estresse, como meditação, yoga, práticas de mindfulness ou mesmo atividades físicas. Pessoas com diabetes têm maior risco de apresentar níveis elevados de colesterol. Por isso, é importante controlar os níveis de glicose no sangue, seguindo as orientações médicas e fazendo uso dos medicamentos prescritos.

Medicamentos para controle do colesterol

Em alguns casos, pode ser necessário utilizar medicamentos para controlar o colesterol, especialmente se ele estiver muito elevado. Nesse caso, é importante seguir as orientações médicas para escolher o medicamento mais adequado e seguir as dosagens prescritas.

Monitoramento regular do colesterol

É fundamental realizar exames de sangue regularmente para monitorar os níveis de colesterol. Assim, é possível identificar precocemente qualquer alteração e tomar as medidas necessárias para controlar o problema.

Leia Também: Conheça os sintomas do câncer de pulmão, diagnosticado em Rita Lee

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 22 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama WILLIAM-BONNER Há 21 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

lifestyle Smartphone Há 22 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

fama Pedro Leonardo Há 23 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

brasil BR-116 Há 23 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 22 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 22 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria 22/12/24

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad

fama PRETA-GIL Há 23 Horas

Preta Gil permanece na UTI após cirurgia; estado é estável