© Reprodução / Flickr / Sport Club Internacional
O Internacional conheceu sua primeira derrota no último domingo, ao sofrer 2 a 0 diante do São Paulo, no Morumbi. Com isso, segue com sete pontos, na oitava colocação. Mas jogando em casa, conquistou suas duas vitórias até agora e está 100%: 2 a 1 diante do Flamengo e 1 a 0 contra o Goiás.
Mas a boa sequência em casa não se resume ao Brasileirão e nem à temporada. O Inter não é derrotado em seus domínios há quase um ano. O último revés ocorreu em 19 de junho de 2022, diante do Botafogo, por 3 a 2. Desde então, foram 27 jogos, 20 vitórias e sete empates.
O Athletico ganhou ânimo na última rodada ao bater o Flamengo, em casa, por 2 a 1, de virada. Com isso, chegou a seis pontos, em décimo lugar. Apesar de também ser um excelente mandante, o time paranaense ainda não pontuou como visitante no Brasileirão: perdeu para o Fluminense, por 2 a 0, e para o Atlético-MG, por 2 a 1. No último jogo fora de casa, porém, venceu o Libertad, do Paraguai, por 2 a 1, pela Copa Libertadores.
Apesar do retrospecto em casa, o Internacional vem oscilando e o técnico Mano Menezes pode fazer mudanças, principalmente na parte tática. A tendência é que troque ao menos um jogador mais criativo por outro com características de marcação. Uma possível alteração seria a entrada de Baralhas ou Matheus Dias no lugar de Carlos de Pena.
Johnny, com dores no quadril, deve ser desfalque junto com Aránguiz e Jean Dias, em transição, e Alemão, com lesão na coxa. Luiz Adriano substituiu Alemão no último jogo, mas sem marcar há dez jogos, pode dar lugar a Lucca.
Mano admitiu que pode mudar o esquema tático e reforçar o setor defensivo para retomar a confiança. "Preciso encontrar uma maneira firme de jogar. Estamos propondo na maioria dos jogos, mas não estamos decidindo. Talvez tenhamos que propor um pouco menos para sofrer menos defensivamente e retomar confiança. Quando isso acontecer, podemos caminhar na direção que estávamos."
No lado do Athletico, o treinador Paulo Turra não deve poupar titulares e manterá a base da escalação que venceu o Flamengo. Ele ainda tem a boa notícia do retorno do meia Alex Santana, que foi desfalque por suspensão. O jogador deve voltar ao time titular no lugar de Erick. Marcelo Cirino, em transição, ainda não foi liberado pelo departamento médico, assim como Kaique Rocha e Madson.
Turra comemorou as últimas vitórias, mas destacou que o duelo com o Inter será muito complicado. "Essas vitórias significaram a convicção de um trabalho, a certeza que estamos no caminho certo. Temos que sair de um confronto com um time muito forte para mais um desafio no Rio Grande do Sul. Sabemos que teremos dificuldades, mas nessas horas conhecemos os verdadeiros profissionais e seres humanos."
PUB