Coisas que já deveriam ser socialmente aceitáveis e não são!
O estigma em torno dessas questões é totalmente desnecessário.
Coisas que já deveriam ser socialmente aceitáveis e não são!
Vivemos numa sociedade moderna, que se julga ser super progressista e independente de regras e tradições inúteis do passado. Mas as coisas não são bem assim... Na realidade, certos preconceitos dos nossos antepassados ainda estão tão profundamente arraigados e afetam o nosso comportamento de maneiras que nem mesmo percebemos.
Por exemplo, se você notar alguém jantando sozinho em um restaurante, terá pena e achará que essa pessoa é solitária? Mas será que não foi uma opção desta estar só para uma refeição tranquila? Ou se vir uma mulher bonita na rua que claramente não está usando sutiã, você a julgará secretamente presumindo que ela está tentando parecer sensual? Será que ela apenas não quer se sentir mais confortável?
Todos nós temos a mania de julgar à primeira vista e são coisas das quais precisamos nos libertar. O estigma em torno de certas questões é totalmente desnecessário. Por isso, reunimos situações que já deveriam ser socialmente aceitáveis (e ainda causam estranheza) e devem ser normalizadas o mais rápido possível! Veja na galeria!
©
Shutterstock
Ser solteiro na idade adulta
Não importa quantas vezes seus pais deem dicas 'sutis' sobre o quanto gostariam de ter ou forcem a barra sobre um relacionamento que não é certo pra você. De fato, há muita pressão para encontramos alguém à medida que envelhecemos, mas a maioria de nós realmente admira aquele amigo que não se importa em ser solteiro e apenas faz o que tem vontade.
© iStock
Não beber
Isso pode ser controverso, mas deveria ser mais aceito que algumas pessoas simplesmente não gostam de beber, seja por causa do sabor do álcool ou mesmo porque não curtem ficar bêbadas. Isso não deveria levar a suposições de que esse indivíduo não bebe porque tem ou teve um parente na família com problemas de abuso de álcool. Por sinal, sabia que existem várias maneiras de se divertir sem bebida alcoólica?
©
Shutterstock
Dizer "não" a um convite
Às vezes, simplesmente não estamos com vontade ou mesmo cansados. Como não conseguimos dizer um "não", acabamos por inventar uma desculpa. Mas você já não achou cansativo ter que pensar em algo pra não ter que ir a um evento? Dizer "não" precisa ser normalizado e só conseguiremos isso falando.
©
Shutterstock
Ir ao cinema sozinho
Existem certas coisas que são aceitáveis para fazer sozinho e certas coisas que não são, mas não há nenhuma lógica real para isso. Por que uma pessoa não pode ir ao cinema ou jantar sozinha em um restaurante? Às vezes, é bom fazer as coisas no seu próprio tempo, na sua companhia e sem depender dos outros.
©
Shutterstock
Viver com os pais na idade adulta
Há uma ideia de que se você mora com seus pais depois de uma certa idade, você é um fracasso, mas algumas pessoas simplesmente têm um ótimo relacionamento com a família e é o lugar que querem estar! Outros continuam morando com os pais por questão financeira para economizar dinheiro e futuramente poderem comprar sua casa própria. Seja qual for o motivo, não devemos ser tão rápidos em julgar essas pessoas.
©
Shutterstock
Amamentar em público
Se não nos agarrássemos a essas ideias arcaicas sobre vergonha e decência, e não sexualizássemos excessivamente os corpos das mulheres, não haveria problema com a amamentação em público. Infelizmente, isso é algo contra o qual as mulheres em todo o mundo ainda lutam.
© Shutterstock
Não querer filhos
Mais e mais pessoas estão encontrando a liberdade de escolher uma vida que realmente lhes convém. Muitas mulheres estão descobrindo que não são definidas por suas funções biológicas e teriam uma vida muito mais gratificante sem filhos. Infelizmente, dizer que alguém não quer filhos ainda choca e causa muita estranheza.
©
Shutterstock
Dizer "eu te amo" para amigos
Certas expressões de afeto geralmente se limitam à família e aos companheiros, mas não devemos sentir que precisamos esconder nossos sentimentos pelos amigos. Para muitas pessoas, os amigos são ainda mais próximos do que a família. Seria maravilhoso normalizar as expressões de amor nas amizades.
©
Shutterstock
Não ter que explicar suas escolhas
Além do mais, não deveríamos ter que explicar nossas decisões. Se dizemos "não" a um convite, muitas vezes tentamos inventar um milhão de desculpas para não parecer rudes.
©
Shutterstock
Repetir roupas
A maioria de nós, principalmente as mulheres, sente muita pressão para não repetir roupas com frequência. Por algum motivo, é constrangedor usar o mesmo vestido em dois casamentos diferentes. Ou você fica preocupado que as pessoas notem que já usou aquele visual para trabalhar dia desses. Esta é uma regra social totalmente inútil e incentiva o consumismo, o que prejudica as suas finanças e o meio ambiente.
©
Getty Images
Não usar maquiagem
Quem nunca ficou nervoso por ir ao shopping sem maquiagem e com receio de encontrar alguém conhecido? Muita gente! Liberte-se disso!
©
Shutterstock
Não usar sutiã
De novo, tem a ver com a sexualização demasiada do corpo feminino ao longo dos anos. Muitas mulheres têm vergonha de sair sem sutiã com medo do que os outros vão pensar, seja porque as pessoas podem achar que elas querem parecer sensuais ou o contrário, desleixadas.
©
Shutterstock
Ser virgem
Existe algo mais tóxico em nossa cultura do que envergonhar alguém porque ainda não foi para a cama com alguém? Se todos se sentissem totalmente à vontade para seguir seu próprio ritmo e esperar pelo momento e pela pessoa certos, haveria histórias muito melhores da 'primeira vez' por aí.
©
Shutterstock
Educação s-xual
Há uma falta séria de conversas francas sobre intimidade em nossa sociedade. Está provado que não abordar a educação s-xual nas escolas leva ao aumento de ISTs e gravidez na adolescência. Em uma esfera mais ampla, todos nós poderíamos nos beneficiar ao nos tornarmos mais confortáveis e informados sobre essa parte natural da vida.
©
Shutterstock
Ser introvertido
Traços extrovertidos são mais populares porque são mais aparentes, mas os introvertidos geralmente são mais autossuficientes e fazem excelentes amizades.
© Shutterstock
Homens chorando
Chorar não é um sinal de fraqueza - é uma expressão natural de emoção, que pode fornecer o alívio tão necessário. As pessoas não deveriam se sentir mal se não conseguirem conter as lágrimas na frente dos outros, mas isso não acontece tanto, especialmente com os homens, que foram ensinados a lutarem contra os sentimentos.
©
Shutterstock
Homens usarem roupas femininas
Se Harry Styles nos ensinou alguma coisa, é que os homens ficam incríveis em "roupas femininas". As marcas estão confusas quando se trata de gênero e moda, mas não deveriam. Todo mundo merece se expressar e se sentir bem com o que está vestindo.
© Getty Images
Rompimentos de amizade
A maioria dos relacionamentos românticos termina em rompimentos, mas e as amizades? Às vezes, os problemas são os mesmos. Esses amigos não te ouvem, não respeitam o seu tempo, fazem você se sentir mal consigo mesmo... É perfeitamente normal se afastar de pessoas assim.
©
Shutterstock
Levar você mesmo a um 'encontro'
Por falar nisso, devemos definitivamente tentar normalizar os nossos próprios encontros. Não precisamos de outra pessoa para justificar um bom tratamento - nós merecemos! Vá a um restaurante ou planeje uma noite romântica para você se maravilhar com a sua vida!
© iStock
Ter uma IST
Ninguém fica feliz em ter uma IST (Infecção Sexualm-nte Transmissível), mas o fato é que é bastante comum. A maioria dos adultos com vida íntima ativa tem HPV em algum momento de suas vidas! Quanto mais julgamento atribuímos às ISTs, menos provável será que as pessoas busquem tratamento.
© Shutterstock
Mulheres com pelos no corpo
Mesmo que haja cada vez mais mulheres sem medo de mostrar as axilas com pelos, ainda há muito julgamento e estigma sobre essa questão.
© Reuters
Todos os tipos de corpos na moda
Hoje em dia, a indústria da moda está progredindo ao incluir modelos com todos os formatos de corpos em suas campanhas. Mas é difícil definir o que significa plus size, pois sugere que os únicos dois tipos de corpo existentes no mundo são extremamente magros e plus size. Todo corpo é normal, então por que não mostrar uma gama realista de silhuetas normais nas passarelas? Se as roupas são projetadas para ficarem bem em apenas 1% da população, talvez as marcas devem ampliar sua ideia de público-alvo.
© BrunoPress
Falar sobre saúde mental e fazer terapia
Estamos melhorando muito sobre isso, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Muitas pessoas, principalmente os homens, têm dificuldade em falar sobre problemas de saúde mental com seus amigos e familiares. Muitas comunidades ainda não entendem e estigmatizam a terapia, o que pode tornar difícil para as pessoas obterem a ajuda de que precisam.
©
Shutterstock
Falar sobre menstruação
Outro tópico que tendemos a evitar é a menstruação. Não é um segredo sujo - é uma parte natural da vida que afeta as pessoas de maneiras diferentes. Mesmo que você não passe por isso, ainda assim deve compreender a situação de alguém que tem fortes dores a ponto de não conseguir ir trabalhar ou sair.
©
Shutterstock
Crianças brincarem com o que quiserem
Há muito tempo colocamos crianças em caixas. Muitas vezes, se as crianças são deixadas livres e fazem o que querem, elas optam por se envolver em atividades que não se adaptam às ideias tradicionais sobre gênero. Qual é o problema em um garotinho ter bonecas ou brincar de se vestir com as roupas da mãe? Não diz nada sobre como aquela criança vai crescer, talvez apenas que ela será mais aberta sobre a vida.
©
Shutterstock
Falar sobre o valor do nosso salário
Nos dias de hoje, estamos cada vez mais conscientes de que a desigualdade salarial é um grande problema. Em vez da atitude 'cada um por si' que levou a muitos esconderem o quanto ganhavam no passado, mais pessoas estão se abrindo sobre seus salários. Por uma questão de justiça, devemos saber se estamos sendo pagos da mesma forma que outras pessoas com o mesmo trabalho e experiência.
© BrunoPress
Crianças se comportarem mal em público
Todo pai já passou por aquela experiência em que seu filho tem uma explosão de raiva no meio do supermercado. Às vezes, a única coisa que você pode fazer nessa situação é deixá-los reclamarem até se cansarem! Mas isso não impede os olhares reprovadores das pessoas em sua direção... Como se não tivessem feito a mesma coisa aos três anos de idade.
©
Shutterstock
Tatuagens e piercings em ambientes profissionais
Tatuagens, piercings e outros estilos alternativos estão se tornando mais comuns, mas as pessoas ainda sentem a necessidade de esconder suas personalidades para entrevistas de emprego ou quando vão ao escritório. É lamentável que suposições feitas sobre uma pessoa com base em sua aparência podem diminuir a probabilidade dela conseguir um trabalho.
©
Shutterstock
Fazer cursos técnicos
É estranho que um curso técnico ou faculdade comunitária ainda seja desprezado por algumas pessoas, especialmente em um país como os Estados Unidos, onde as mensalidades deixam a maioria dos alunos com dívidas para a vida toda. Diplomas desses cursos são igualmente válidos e é uma opção mais acessível e realista para muita gente.
©
BrunoPress
Conversar com as crianças sobre questões importantes
A abordagem tradicional para lidar com assuntos difíceis em torno das crianças era esconder esses temas deles até que tivessem 'idade suficiente'. Hoje em dia, acontecem muitas coisas importantes das quais não podemos realmente protegê-los, como pandemias e protestos mundiais. Mesmo com a melhor das intenções, esconder algo das crianças pode levar a uma maior estigmatização e medo.
Fonte: (BuzzFeed)
Leia também: Experiências clássicas que as crianças modernas nunca terão!
©
Shutterstock
Lifestyle
Sociedade
11/05/23
POR Notícias Ao Minuto
Vivemos numa sociedade moderna, que se julga ser super progressista e independente de regras e tradições inúteis do passado. Mas as coisas não são bem assim... Na realidade, certos preconceitos dos nossos antepassados ainda estão tão profundamente arraigados e afetam o nosso comportamento de maneiras que nem mesmo percebemos.
Por exemplo, se você notar alguém jantando sozinho em um restaurante, terá pena e achará que essa pessoa é solitária? Mas será que não foi uma opção desta estar só para uma refeição tranquila? Ou se vir uma mulher bonita na rua que claramente não está usando sutiã, você a julgará secretamente presumindo que ela está tentando parecer sensual? Será que ela apenas não quer se sentir mais confortável?
Todos nós temos a mania de julgar à primeira vista e são coisas das quais precisamos nos libertar. O estigma em torno de certas questões é totalmente desnecessário. Por isso, reunimos situações que já deveriam ser socialmente aceitáveis (e ainda causam estranheza) e devem ser normalizadas o mais rápido possível! Veja na galeria!
PARTILHE ESTA NOTÍCIA