Diálogo com Zelenski foi de 'criação de confiança', diz Amorim após ida a Kiev

O brasileiro se reuniu com o presidente Volodimir Zelenski, com membros de seu gabinete e com o vice-chanceler Andrii Melnik, que compartilhou nas redes sociais uma foto com o assessor de Lula

© Getty Images

Mundo Diplomacia 10/05/23 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Após o imbróglio diplomático com parceiros do Ocidente devido a discursos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a Guerra da Ucrânia, o assessor especial para política externa Celso Amorim esteve em Kiev nesta quarta-feira (10).

PUB

O diplomata se reuniu com o presidente Volodimir Zelenski, com membros de seu gabinete e com o vice-chanceler Andrii Melnik, que compartilhou nas redes sociais uma foto com o assessor de Lula. O chanceler ucraniano, Dmitro Kuleba, não está no país, disse Amorim.À reportagem o principal conselheiro de Lula para política externa afirmou que a visita foi "muito tranquila". "O diálogo foi positivo, de criação de confiança, visando a explicar nossos objetivos para a paz", afirmou ele, que disse não querer compartilhar mais informações pois isso deve ser feito em breve, de forma oficial, pelo governo.

Amorim tem sido o enviado especial do presidente Lula a países com cenários domésticos sensíveis que estão na agenda da política externa brasileira. Foi o caso, por exemplo, da Venezuela de Nicolás Maduro, onde o diplomata esteve em março para falar de eleições.

Depois, foi também a Moscou, onde encontrou o presidente Vladimir Putin e o chanceler Serguei Lavrov. O episódio fez crescer a pressão para que o governo brasileiro enviasse Amorim também a Kiev, de modo a mostrar equilíbrio e afastar a imagem de um possível favorecimento ao lado invasor.

Então, em abril, a Secretaria-Geral da Presidência anunciou a intenção de enviar o diplomata à Ucrânia. O comunicado ocorreu enquanto Lula estava em agenda oficial em Portugal, uma visita que foi marcada por questionamentos sobre a postura do petista em relação à guerra.

Após o encontro de Amorim com Andrii Melnik, vice-chanceler ucraniano e representante para Américas, o ministério das Relações Exteriores da Ucrânia divulgou nota em que afirma que avaliou positivamente as intenções de Lula de facilitar a paz na Ucrânia.

"Convidamos o Brasil a se engajar ativamente na implementação da fórmula de paz do presidente Zelenski", diz um trecho do texto, que também agradece à diplomacia brasileira por vir condenando, em fóruns internacionais, a invasão russa da Ucrânia.

No Twitter, Melnik escreveu que o Brasil "pode ter um papel importante para parar a agressão russa" e demonstrou interesse de "revigorar" a parceira estratégica Ucrânia-Brasil, lançada em 2009 durante uma visita de Lula, então em seu segundo mandato, à Ucrânia.

Em seu site, o Itamaraty diz que o comércio entre os dois países reduziu significativamente desde 2013, quando eclodiram os protestos conhecidos como Euromaidan na Ucrânia, que pediam a saída do então líder do país, uma figura pró-Moscou. Um ano depois, a península da Crimeia também seria tomada pelos russos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Bolsonaro Há 23 Horas

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

politica BOLSONARO-PF Há 16 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

esporte Indefinição Há 1 Hora

Qual será o próximo destino de Neymar?

justica São Paulo Há 23 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

fama Ellen DeGeneres Há 19 Horas

De saída: Ellen DeGeneres e mulher abandonam os EUA

brasil Brasil Há 18 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

fama ED-MOTTA Há 21 Horas

Ed Motta pede desculpas após demitir integrante de sua equipe em show

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 17 Horas

Rússia ataca Ucrânia com míssil criado para guerra nuclear, diz Kiev

fama Björk Há 21 Horas

Björk faz 59 anos; relembre os looks mais extravagantes da cantora

fama Kylie Jenner Há 20 Horas

Kylie Jenner recria momento bizarro de Kendall a cortar pepino