© Olena Biletska/Facebook
Volodymyr Chornyi, cenógrafo ucraniano, morreu em combate, no último dia 9 de maio. A informação foi confirmada este sábado pela sua mulher, Olena Biletska, numa publicação nas redes sociais, que é citada pelo The Kyiv Independent.
PUB
Chornyi, cenógrafo "do aclamado filme ucraniano" 'Pamfir', tinha ido lutar como voluntário. "Não podemos ficar parados quando a nossa casa está sendo atacada", escreveu a mulher no Facebook.
O ucraniano foi ainda descrito como uma pessoa "dedicada, talentosa, incansável e amorosa" pela equipe do filme lançado em 2022, que expressou as suas condolências à família.
A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14,7 milhões de pessoas -- 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 8,2 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Pelo menos 18 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento.
A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.
Leia Também: Jovem é morta a tiros pelo namorado após fazer aborto