© iStock
O diagnóstico precoce é fundamental para que o tratamento do câncer de ovário seja o mais eficaz possível. Como tal, devemos estar atentos às mudanças do nosso corpo, por mais inofensivas que aparentem ser, alerta a médica Stephanie Ooi ao Daily Express. Ela ressalta que um dos primeiros sintomas da doença é a dispareunia, ou seja, dor durante as relações sexuais.
PUB
Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de ovário afeta mais de seis mil mulheres todos os anos no Brasil. Infelizmente, de acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), sete em cada dez pacientes acabam falecendo devido à doença no país.
A médica Stephanie Ooi, da clínica MyHealthcare no Reino Unido, explica que dor nas costas, no estômago ou durante o sexo podem ser indicadores precoces do câncer de ovário. Além disso, algumas mulheres podem sentir-se mais inchadas do que o habitual. O câncer de ovário também pode causar sintomas como inchaço abdominal e sensação de ter comido uma grande refeição.
Outros sinais a serem observados são falta de apetite, dificuldade em terminar as refeições e perda de peso súbita e inexplicável.
Existem fatores de risco associados à doença, como histórico familiar, nunca ter sido mãe, endometriose, uso de talco e excesso de peso. É importante que as mulheres estejam conscientes desses sintomas e realizem exames preventivos regularmente, buscando um diagnóstico precoce e aumentando as chances de um tratamento bem-sucedido.
Leia Também: Jamais ignore: Sinais que podem indicar uma doença grave no intestino