Seguindo os passos de Jesus: lugares que podem ser visitados até hoje!
Locais para explorar que são mencionados na Bíblia
Seguindo os passos de Jesus: lugares que podem ser visitados até hoje!
A narrativa presente na Bíblia Sagrada se passa em inúmeros destinos por toda a Terra Santa e além. Alguns desses lugares permanecem como cidades históricas e se tornaram destinos turísticos. Mas há muitas outras cidades e vilas associadas a esses antigos textos religiosos que são igualmente importantes, mas muito menos visitadas. E, para entender melhor os escritos da Bíblia, talvez esses lugares também devessem entrar na lista dos religiosos.
Clique e descubra os lugares bíblicos que ainda podem ser visitados.
© Shutterstock
Jerusalém
Falar de Jerusalém é praticamente falar da Bíblia. Coração e a alma da Terra Santa, alguns dos maiores locais do Cristianismo estão localizados lá, lugares que incluem o Monte do Templo (também venerado como um local sagrado no Judaísmo e no Islamismo), o Muro das Lamentações e a Igreja do Santo Sepulcro (foto), o local da crucificação de Jesus e de sua tumba (vazia).
©
Shutterstock
Laquis
Dizem que a outrora poderosa cidade de Laquis só ficava atrás de Jerusalém em termos de poder e prestígio. Palco de inúmeras batalhas, mais famosa pelo cerco e conquista dos neo-assírios em 701 a.C., Laquis fica perto da atual Lakhish. Na foto, estão as ruínas do portão principal e do muro desta antiga cidade bíblica.
©
Shutterstock
Megido
Megido, no norte de Israel, será para sempre conhecida pelo seu infame nome grego Armagedom. Um importante assentamento no mundo antigo, Megido estava na rota comercial que liga o Egito à Mesopotâmia e à Ásia Menor. O controle deste local estratégico foi contestado muitas vezes. Na verdade, a cidade é mencionada nada menos que seis vezes no Antigo Testamento, sempre relacionada a várias batalhas.
©
Shutterstock
Berseba
Berseba, também chamada de Beersheba ou Beersheva, é a maior cidade do deserto de Neguev, no sul de Israel. O local bíblico é mencionado várias vezes na Bíblia Hebraica. A narrativa bíblica coloca a cidade na época do Rei Davi, por volta de 1000 a.C.
©
Shutterstock
Ein Gedi
Ein Gedi, localizado a oeste do Mar Morto, perto de Massada e das Cavernas de Qumran, é onde Davi se escondeu do Rei Saul e onde poupou sua vida quando percebeu que Saul estava desarmado.
©
Shutterstock
Dan
A antiga cidade de Dan é descrita na Bíblia Hebraica como a cidade mais ao norte do Reino de Israel. Tel Dan é o nome israelense moderno para o local, agora uma atração arqueológica ambientada na Reserva Natural de Tel Dan.
©
Shutterstock
Qumran
Qumran na Cisjordânia é o assentamento mais próximo das Cavernas Qumran. Foi lá que os primeiros textos hebraicos e aramaicos antigos, conhecidos como Manuscritos do Mar Morto, foram escondidos e finalmente descobertos no final da década de 1940.
©
Getty Images
Tel Hazor
Tel Hazor, na Alta Galileia em Israel, é descrito no Antigo Testamento como sendo o local de uma das principais vitórias de Josué em sua conquista por Canaã após a morte de Moisés. As ruínas são agora uma característica principal do parque nacional.
©
Shutterstock
Maquero
Maquero, ou Machaerus, era um antigo palácio e fortaleza localizado a sudoeste de Madaba, Jordânia, e serviu como base militar para o Rei Herodes, o Grande. A Bíblia (e historiador judeu Flávio José) identificou a fortaleza do deserto como o local onde João Batista foi preso e executado sob as ordens do filho do Rei, Herodes Antipas.
©
Shutterstock
Monte Nebo
O Monte Nebo, na Jordânia, é mencionado na Bíblia como o lugar onde Moisés recebeu a visão da Terra Prometida antes de sua morte. Na foto está o fabuloso mosaico que decora o chão de uma Igreja Bizantina em ruínas localizada no ponto mais alto do Monte.
©
Shutterstock
Petra
A mundialmente famosa cidade de Petra, esculpida nas vibrantes falésias vermelhas rochosas de Jebel al-Madhbah, perto do Mar Morto, no sul da Jordânia, era conhecida como "Sela" na Bíblia. Foi provavelmente construída por volta de 312 a.C. pelos Nabateus, uma tribo árabe que habita o deserto.
©
Shutterstock
Betsaida
Acredita-se que este sítio arqueológico seja o lugar da cidade de Betsaida, na costa norte do Mar da Galileia, que era o lar de São Pedro. A aldeia viu Jesus realizar vários milagres memoráveis. Betsaida também foi a cidade bíblica romana de Julias.
©
Getty Images
Sidom
Uma antiga cidade portuária no sul do Líbano, Sidom foi importante tanto no Antigo quanto no Novo Testamento por sua associação com os Cananeus. De acordo com o Novo Testamento, Jesus uma vez pregou em Sidom (localmente conhecido como Saida). Na foto está o castelo dos Cruzados, que data de 1228 d.C.
©
Shutterstock
Monte das Oliveiras
O Monte das Oliveiras, a leste da Cidade Antiga de Jerusalém, é frequentemente mencionado no Novo Testamento como o lugar onde Jesus parou e chorou sobre a cidade, um evento conhecido como Flevit super illam em latim. O Monte tem sido usado como cemitério judeu por mais de 3.000 anos.
©
Shutterstock
Monte Sinai
Alguns estudiosos sugerem que o Monte Sinai, na Península do Sinai, no Egito, é possivelmente o mesmo local do Monte Sinai bíblico, lugar onde, de acordo com a Bíblia e o Alcorão, Moisés recebeu os Dez Mandamentos.
©
Shutterstock
Biblos
Biblos no Líbano é uma das cidades mais antigas e continuamente habitadas no mundo, tendo sido ocupada pela primeira vez entre 8800 e 7000 a.C. O nome Biblos é grego, derivado de byblos/byblinos e usado para descrever o papiro. Daí surgiu a palavra "Bíblia", derivada de byblos como "o livro (de papiro)".
©
Shutterstock
Mar da Galileia
De acordo com o Novo Testamento, grande parte do ministério de Jesus ocorre nas margens do Mar da Galileia. Quatro dos apóstolos de Jesus foram recrutados lá — André, Tiago, João e Pedro, que ganhavam a vida pescando na área.
©
Shutterstock
Basílica da Natividade
Um dos locais mais reverenciados no Cristianismo, a Basílica da Natividade em Belém é considerada o local de nascimento de Jesus.
©
Shutterstock
Monte Tabor
Com 575 metros e localizado na Baixa Galileia, Israel, o Monte Tabor é o campo de batalha de um feroz confronto entre os cananeus e os israelitas. Na tradição cristã, o Monte Tabor também é o local da transfiguração de Jesus.
©
Shutterstock
Vale de Elá
Escondido sob as colinas inferiores da Judeia, no sul de Israel, está o Vale de Elá. Foi lá que Golias, uma figura colossal mencionada no Livro de Samuel, foi morto em um único combate pelo pequeno Davi, que usava apenas um estilingue.
©
Shutterstock
Rio Jordão
O rio Jordão tem um grande significado no Judaísmo e no Cristianismo. De acordo com a Bíblia, os israelitas cruzaram-no para chegar a Terra Prometida. Além disso, Jesus de Nazaré foi batizado por João Batista em suas águas lamacentas.
©
Shutterstock
Betânia Além do Jordão
Localizada na margem leste do rio Jordão está Al-Maghtas, mais conhecida como Betânia Além do Jordão, considerada o local original do Batismo de Jesus por João Batista. Ao longo dos séculos, o rio mudou seu curso e a água que alimenta o local hoje é muito pouca.
©
Shutterstock
Monte Sodoma
Tomando seu nome da lendária cidade de Sodoma, cuja destruição junto com Gomorra é objeto de uma narrativa na Bíblia, o Monte Sodoma é composto quase inteiramente de halita (sal-gema). Fica ao longo da parte sudoeste do Mar Morto, em Israel.
©
Shutterstock
Cafarnaum
A vila de pescadores de Cafarnaum, localizada na costa norte do Mar da Galileia, é citada em todos os quatro evangelhos. Acreditava-se que era a cidade natal de Mateus e onde Pedro viveu por um tempo.
©
Shutterstock
Basílica da Anunciação
A moderna igreja da Anunciação em Nazaré foi fundada sobre o local no qual a tradição católica considera ser a casa da Virgem Maria. Acredita-se que foi lá que o Arcanjo Gabriel disse à jovem Maria que ela se tornaria a mãe do Filho de Deus.
©
Shutterstock
Monte das Bem-Aventuranças
Acredita-se que o Monte das Bem-Aventuranças, no norte de Israel, seja onde Jesus pregou o Sermão da Montanha. A capela católica franciscana que marca o local foi construída entre 1937 e 1938 e recebeu o Papa João Paulo II em março de 2000.
©
Shutterstock
Tabgha
Tabgha, uma área situada na costa noroeste do Mar da Galileia, em Israel, é considerada o local do milagre da multiplicação dos pães e peixes, a chamada Alimentação dos 5.000.
©
Shutterstock
Monte Sião
Locais importantes no Monte Sião, em Jerusalém, incluem a Abadia da Dormição (foto)— dizem que marca o local onde Maria, mãe de Jesus, morreu — e a Tumba do Rei Davi. O Cenáculo, mais conhecido como A Sala da Última Ceia, também está localizado lá.
©
Shutterstock
Via Dolorosa
A Via Dolorosa, que significa "Caminho triste" em latim, é uma rota de procissão na Antiga Jerusalém que representa o caminho que Jesus teria tomado sob escolta dos soldados romanos no caminho de sua crucificação. A via é marcada por nove Estações da Cruz.
©
Shutterstock
Lifestyle
Turismo religioso
28/05/23
POR Notícias ao Minuto Brasil
A narrativa presente na Bíblia Sagrada se passa em inúmeros destinos por toda a Terra Santa e além. Alguns desses lugares permanecem como cidades históricas e se tornaram destinos turísticos. Mas há muitas outras cidades e vilas associadas a esses antigos textos religiosos que são igualmente importantes, mas muito menos visitadas. E, para entender melhor os escritos da Bíblia, talvez esses lugares também devessem entrar na lista dos religiosos.
Clique e descubra os lugares bíblicos que ainda podem ser visitados.
Leia Também: Ceilão, Sião, Abissínia? Quais os nomes desses países hoje?
PARTILHE ESTA NOTÍCIA