Lente de contato sofre alterações no frio

Levantamento mostra que o olho seco, poluição, multiplicação de doenças respiratórias e vírus são os gatilhos

© iStock

Lifestyle Cuidados 05/06/23 POR Rafael Damas

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que a opacidade da córnea, lente externa do olho, é a terceira maior causa de cegueira global. Afeta no mundo um dos olhos de 30 milhões de pessoas e os dois olhos de 10 milhões. Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, presidente do Instituto Penido Burnier, um levantamento feito nos prontuários do hospital mostra que no frio a lente de contato de dois em cada dez pacientes sofre alterações.

PUB

O oftalmologista diz que um dos fatores que contribui com estas alterações é a explosão dos casos de gripe e resfriado que causam irritação nos olhos pela conexão do canal lacrimal com o nariz. Outro fator, ressalta, é o aumento da poluição e do olho seco que criam depósitos na superfície da lente, deformam suas bordas e antecipam o prazo de validade. “O frio também forma o ambiente perfeito para a proliferação de diferentes cepas de vírus que causam conjuntivite viral e podem danificar a lente de contato, caso o uso não seja interrompido ao primeiro sinal de desconforto. “Persistir no uso também causa cicatrizes e opacificação na córnea”, afirma. O especialista alerta que basta um descuido na limpeza das lentes ou do estojo, esquecer de usar colírios lubrificantes ou deixar cair água dentro do olho durante o banho para contaminar a córnea, salienta.

Sinais de alerta

Queiroz Neto afirma que os sinais de contaminação da córnea pelo mau uso de lente são: dor nos olhos, vermelhidão, sensação de corpo estranho, lacrimejamento, diminuição da visão e sensibilidade à luz.  Ficar com os olhos vermelhos depois de atividades ao livre pode sinalizar só uma irritação passageira, mas também pode indicar uma infecção. Por isso, ao primeiro desconforto a recomendação é retirar a lente do olho e consultar um oftalmologista imediatamente.

Como higienizar

O oftalmologista salienta que um erro comum cometido na manutenção das lentes de contato é lavar com soro fisiológico. A única forma de eliminar micro-organismos e outras impurezas  é lavar e enxaguar com solução higienizadora tanto as lentes quanto o estojo. Caso aconteça uma reação alérgica a alguma substância da solução higienizadora, Queiroz Neto afirma que o último enxague pode ser feito com soro fisiológico de dosagem única para hidratar a lente. Isso porque, o soro não tem conservante e se ficar guardado depois de aberto contamina os olhos caso seja aplicado nas lentes.

Retire a lente durante o sono

O especialista orienta retirar até as lentes indicadas para uso noturno antes de ir dormir. Isso porque, quando estamos acordados a córnea se alimenta da lágrima e do oxigênio retirado do ar. Quando dormimos além da produção da lágrima ser menor, a lente funciona como uma barreira entre a córnea e o filme lacrimal. Resultado: dormir com lente aumenta em 10 vezes o risco de contaminação da córnea.

Atenção ao prazo de validade

No Brasil o tipo de lente de contato mais usada é a gelatinosa de descarte diário, semanal ou mensal. O problema é que muitos usuários não descartam a lente de acordo com o prazo de validade para economizar. “Quem usar lentes vencidas chega ao consultório com os olhos contaminados,” adverte.

Passo a passo

As principais recomendações do oftalmologista para preservar a córnea são:

Lavar cuidadosamente as mãos antes de manipular as lentes. Usar solução higienizadora para limpar e enxaguar lente e estojo. Friccionar as lentes para eliminar completamente os depósitos. Não usar água ou soro fisiológico na limpeza. Retirar as lentes antes de remover a maquiagem e quando usar spray no cabelo. Colocar as lentes sempre antes da maquiagem. Guardar o estojo em ambiente seco e limpo. Trocar o estojo a cada três meses Respeitar o prazo de validade das lentes. Jamais dormir com lentes, mesmo as liberadas para uso noturno. Interromper o uso a qualquer desconforto ocular e consultar o oftalmologista. Retirar as lentes durante viagens aéreas por mais de três horas, Não entrar no mar, piscina, banheira ou chuveiro usando lentes.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 19 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 21 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 18 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 19 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 20 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 19 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 19 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 19 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 21 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad