As melhores e piores bebidas alcoólicas para a saúde

Como minimizar os efeitos e ainda se divertir

As melhores e piores bebidas alcoólicas para a saúde

Vamos definir as coisas de uma vez: o álcool não faz bem para as pessoas. Mesmo os benefícios para a saúde que algumas bebidas oferecem são muito melhores quando recebidos de alimentos nutritivos que não danificam o fígado e nem aumentam o risco de câncer. Dito isto, o álcool está enraizado no estilo de vida de muita gente e ninguém deve se sentir culpado por querer se entregar a um drink forte ou dois.

Mas nem todas as bebidas alcoólicas são criadas iguais. Há algumas que são muito mais saudáveis do que outras em termos de açúcar, calorias e impacto geral no corpo. Quer saber a quais você deveria dar preferência ou se sua bebida favorita está na lista das piores? Clique na galeria e aprenda a beber mais consciente.

© Shutterstock

Beba com sabedoria

Quase não é preciso dizer que, se você beber muitas das bebidas mais saudáveis listadas aqui, rapidamente transformará uma boa escolha em uma má. Agora, aqui estão as piores e melhores bebidas que você pode consumir.

©

Shutterstock

Piores: Piña colada

Uma piña colada normalmente contém uma combinação de rum, leite de coco, creme de coco, suco de abacaxi e suco de limão, com cerca de 40 gramas de açúcar em uma única porção de 250 ml. De acordo com o Gizmodo, uma única piña colada tem mais de 650 calorias — o equivalente a mais do que um Big Mac!

©

Shutterstock

Piores: Long Island iced tea

Um Long Island iced tea normalmente contém uma mistura doce e azeda com vodca, gim, rum, tequila, triple sec, suco de limão, xarope simples e refrigerante de cola. Segundo o Gizmodo, esse drink não só tem mais de 600 calorias, como também "atinge seu sistema como um trem de carga".

©

Shutterstock

Piores: Vodka Red Bull

Red Bull é um estimulante e o álcool (a vodka neste caso) age como um depressor. A combinação de qualquer bebida energética e álcool pode afetar os músculos cardíacos e levar a uma série de problemas sérios de saúde, como palpitações cardíacas, arritmia e dificuldades de sono, bem como episódios de choque e desmaios.

©

Shutterstock

Piores: Margarita

Normalmente, as pessoas não bebem apenas uma margarita de 250 ml, porém, só um drink desses já vem com impressionantes 36 gramas de açúcar. É importante notar que margaritas mais saudáveis podem ser feitas por você mesmo, mas aquelas servidas em restaurantes ou bares são muitas vezes carregadas de açúcar e servidas em um copo maciço forrado com sal.

©

Shutterstock

Piores: Frozen daiquiri

Um daiquiri médio contém cerca de 40 gramas de açúcar, a mesma quantidade que você encontraria em quatro donuts com cobertura.

©

Shutterstock

Piores: Mudslide

Um coquetel mudslide geralmente contém vodka, creme irlandês (Bailey's), licor de café (Kahlúa) e creme pesado, juntamente com xarope de chocolate para o aspecto "lama". Como você pode adivinhar, o drink está carregado com açúcar e calorias vazias.

©

Shutterstock

Piores: Dark 'n' Stormy

A cerveja de gengibre (ginger beer) é em grande parte a culpada pelo impacto do açúcar deste coquetel, que frequentemente contém xarope simples, rum escuro, cerveja de gengibre e limão.

©

Shutterstock

Piores: Eggnog

Quando o frio chega, muita gente busca essa bebida quente. Mas com o leite, o creme e os ovos, esse drink pode ter tantas calorias quanto uma refeição e pode atrapalhar e muito a digestão.

©

Shutterstock

Piores: Cerveja artesanal

Cervejas artesanais, ao contrário das cervejas comerciais, muitas vezes têm ingredientes extras e carboidratos que ajudam a melhorar o sabor. A Everyday Health relata que essas bebidas também tendem a ter maior teor alcoólico — o que significa mais calorias e um impacto mais pesado no corpo.

©

Shutterstock

Piores: Jack and Coke

A Coca-Cola faz com que esta bebida (e bebidas como Cuba Libre) seja rica em calorias e com alto teor de açúcar, o que também acaba com os benefícios à saúde que foram associados ao uísque (como você verá mais adiante). Se este é o seu drink favorito, uma opção um pouco melhor é mudar para Coca-Cola Zero ou Light.

©

Shutterstock

Piores: Sidra

Muita gente bebe sidra como uma opção com "menos carboidrato" em relação à cerveja. Só que a sidra tem um alto teor de açúcar e, na verdade, tem um teor de carboidratos maior do que cerveja e muitas outras bebidas. No entanto, é sem glúten.

©

Shutterstock

Piores: Espresso martini

Este coquetel cafeinado, feito de expresso, licor de café e vodka, mistura os efeitos negativos de beber várias doses de expresso (aumento da frequência cardíaca, fibrilação atrial, ansiedade, depressão, insônia, etc.) com os riscos cardíacos conhecidos associados a qualquer nível de álcool. Além disso, os adoçantes, como Kahlúa ou xarope simples, tornam a bebida muito pior para você e sua queda de energia.

©

Shutterstock

Melhores: Vinho tinto

O vinho tinto é saudado por seus altos níveis de antioxidantes saudáveis e polifenóis, que promovem a saúde do coração. Geralmente, está ligado a mais benefícios para a saúde do que qualquer outra bebida alcoólica.

©

Shutterstock

Melhores: Bloody Mary

Tipicamente feito com vodka, suco de tomate, molho Worcestershire, pimenta-do-reino, sal de aipo, tabasco e suco de limão, este coquetel oferece eletrólitos, sódio, potássio e vitamina C. O suco de tomate também tem licopeno, que é rico em antioxidantes e ajuda a combater toxinas no fígado.

©

Shutterstock

Melhores: cerveja light

Se você está com desejo de uma cerveja gelada, escolha a opção light. O que muita gente acha que é um sacrifício no sabor também minimiza o impacto no corpo. Além disso, a combinação de leveduras, lúpulos, água e cereais da cerveja realmente fornece uma variedade de vitaminas, minerais e antioxidantes.

©

Shutterstock

Melhores: Uísque puro (ou com gelo)

O uísque é uma melhor opção porque tem altos níveis de polifenóis, que estão ligados à redução do risco de doenças cardíacas, diminuição do colesterol "ruim" e redução de triglicérides, ou gordura no sangue. Mas a chave é beber lentamente sem misturar com outras coisas.

©

Shutterstock

Melhores: Vinho branco

Embora não seja tão saudável quanto o vinho tinto, o vinho branco é saudado por conter polifenóis — compostos presentes naturalmente em plantas. Estudos mostram que essa substância ajuda a regular o metabolismo, o peso e as doenças crônicas.

©

Shutterstock

Melhores: Vermute seco

Embora seja geralmente usado em martinis ou outras bebidas, beber vermute seco por si só é uma opção com menos calorias e mais saudável. Isso devido ao alto nível de polifenóis — que é ainda mais alto aqui do que no vinho branco.

©

Shutterstock

Melhores: Vodka soda

Há uma razão pela qual essa bebida está estereotipadamente associada com pessoas que tentam permanecer magras, e isso é porque a água com gás fortificado (seltzer) é uma das misturas mais saudáveis para um coquetel — até mesmo em relação a água tônica, que é adoçada.

©

Shutterstock

Melhores: Champagne

Beber espumante oferece menos calorias do que um vinho branco doce, e a carbonação (gás) tende a deixar as pessoas mais cheias e sem vontade de beber muito ou muito rápido. Além disso, as uvas usadas para fazer o champanhe são supostamente ricas em compostos fenólicos, que são antioxidantes e podem aumentar a saúde cerebral.

©

Shutterstock

Melhores: Tequila on the rocks

Se você está evitando carboidratos, tequila com gelo — consumida aos poucos e não de virada num shot — é uma boa opção com zero carboidratos e baixo teor de açúcar.

©

Shutterstock

Melhores: Vinhos Naturais

Os vinhos tintos não são todos iguais! Não importa que tipo de vinho você está procurando, nutricionistas recomendam buscar vinhos naturais, já que eles têm muito menos aditivos e pesarão bem menos no fígado.

©

Shutterstock

Melhores: Greyhound

Este coquetel é feito apenas com gim e suco de toranja e é servido com gelo (com uma borda salgada torna-se um Salty Dog). Bebidas claras como gim são declaradamente as mais baixas em açúcar e as mais fáceis para nossos corpos metabolizarem, mas o gim por si só pode ser um pouco difícil para o estômago de algumas pessoas, então esta é uma ótima alternativa.

©

Shutterstock

Melhores: Hard kombucha

A kombucha é um chá levemente efervescente e fermentado que naturalmente tem um pequeno (insignificante) conteúdo alcoólico e traz muitos benefícios probióticos. Mas os fabricantes de hard kombucha usam os mesmos ingredientes — chá, levedura, cultura de bactérias e açúcar — para criar uma bebida com um teor alcoólico semelhante à cerveja ou ao hard seltzer. A única coisa para observar é se não há açúcares adicionados.

©

Shutterstock

Melhores: Sidras secas com baixo teor de açúcar

Sem os açúcares adicionados de muitas marcas comerciais, a sidra de maçã seca é realmente recheada com vitamina C e outros antioxidantes como polifenóis e flavonoides. Sidras mais secas permitem que o fermento consuma a maioria dos açúcares naturais da sidra para que a gente tenha uma bebida menos doce com um maior teor alcoólico, de acordo com Greatist.

©

Shutterstock

Melhores: Aperol Spritz

Aperol é um aperitivo italiano feito de gentiana, ruibarbo e cinchona (quinquina), entre outras ervas que possuem certas propriedades promotoras de saúde. Misturado com prosecco, bitters digestivos e água com gás fortificado, o Aperol Spritz é relativamente baixo em teor alcoólico e calorias.

©

Shutterstock

Melhores: Mocktails

Ok, este não conta como uma bebida alcoólica, mas tomar um coquetel sem álcool é a maneira mais saudável de aproveitar uma noite com os amigos ou mesmo para alternar entre as bebidas alcoólicas.

©

Shutterstock

Orientação

Se você está considerando outra bebida não mencionada aqui, basta considerar quanto açúcar é adicionado, pois uma única dose de 30 ml de xarope simples contém mais de cinco colheres de chá de açúcar adicionado. Tente manter suas misturas com ingredientes naturais e beba água entre cada bebida.

Fontes: (Gizmodo) (Eat This, Not That!) (Insider) (Bustle) (Everyday Health) (Healthline) (Greatist)

Veja também: O que sua bebida favorita diz sobre você (segundo os bartenders!)

©

Shutterstock

Lifestyle Drinks 06/06/23 POR Notícias Ao Minuto


Vamos definir as coisas de uma vez: o álcool não faz bem para as pessoas. Mesmo os benefícios para a saúde que algumas bebidas oferecem são muito melhores quando recebidos de alimentos nutritivos que não danificam o fígado e nem aumentam o risco de câncer. Dito isto, o álcool está enraizado no estilo de vida de muita gente e ninguém deve se sentir culpado por querer se entregar a um drink forte ou dois.

PUB

Mas nem todas as bebidas alcoólicas são criadas iguais. Há algumas que são muito mais saudáveis do que outras em termos de açúcar, calorias e impacto geral no corpo. Quer saber a quais você deveria dar preferência ou se sua bebida favorita está na lista das piores? Clique na galeria e aprenda a beber mais consciente.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama boletim médico Há 15 Horas

Maidê Mahl está internada em estado grave, diz hospital

politica BOLSONARO-SAÚDE Há 9 Horas

Bolsonaro se sente mal e vai a hospital antes de ato na avenida Paulista

fama Redes Sociais Há 9 Horas

Suzana Alves, ex-Tiazinha, mostra rotina após se converter

fama Deolane Bezerra Há 9 Horas

Carlinhos expõe afastamento de Deolane antes de prisão

fama ELIEZER-CARMO Há 12 Horas

'Nunca quis ser pai, estava pouco me lixando', diz Eliezer

politica Governo Há 13 Horas

Lula demite Silvio Almeida após acusações de assédio sexual

fama Bets Há 14 Horas

Com Deolane presa, irmãs postam publis do 'Jogo do Tigrinho'

justica Dartford Há 12 Horas

Amigo é suspeito de esfaquear casal de brasileiros na Inglaterra

brasil Maceió Há 7 Horas

Estudante aponta arma para colega durante briga em faculdade; vídeo

fama Carnaval Há 14 Horas

Ex-BBB 24, Alane Dias será musa da Grande Rio em 2025