Lira reclama com direção da PF sobre divulgação de investigações que envolvem seus assessores

Lira e Andrei falaram por telefone há alguns dias, quando o caso das vendas de kits de robótica superfaturados para prefeituras de Alagoas estava na manchete de todos os jornais e portais relevantes do país

© Getty Images

Política LIRA-PF 06/06/23 POR Folhapress

MÔNICA BERGAMO (FOLHAPRESS) - O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reclamou diretamente para o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, do que considera "vazamento" de informações sobre as investigações que envolvem pessoas diretamente ligadas a ele.

PUB

Lira e Andrei falaram por telefone há alguns dias, quando o caso das vendas de kits de robótica superfaturados para prefeituras de Alagoas estava na manchete de todos os jornais e portais relevantes do país. Fotos de dinheiro vivo encontrado na casa dos investigados potencializavam a história.

O presidente da Câmara primeiro reclamou com os assessores parlamentares da PF, que atuam no Congresso. Eles então fizeram a ligação para que ele pudesse conversar diretamente com Andrei Rodrigues.

Os policiais disseram a Lira que a PF não tinha divulgado nenhum dado a jornalistas, mas que não tinha controle da circulação das informações, já que Ministério Público Federal, Controladoria-Geral da União e também os advogados dos envolvidos teriam acesso a elas.

Lira insistiu com a PF para que se comprometesse a evitar o vazamento de informações. O escândalo tem causado desgaste ao presidente da Câmara.

O caso foi revelado pela Folha de S.Paulo em abril do ano passado. Naquele ano, o governo de Jair Bolsonaro (PL) destinou R$ 26 milhões de recursos do MEC (Ministério da Educação) para a compra de kits de robótica por pequenas cidades de Alagoas.

As cidades que adquiriram os kits têm problemas básicos de infraestrutura, como faltas de salas de aula, de internet e até de água encanada.

Além disso, cada kit foi adquirido pelas prefeituras por R$ 14 mil, valor muito superior ao praticado no mercado e ao de produtos de ponta de nível internacional.

As investigações chegaram a Luciano Cavalcante, assessor mais próximo de Lira e que trabalhava na liderança do PP na Câmara.

Na segunda (5), o assessor foi exonerado.

Leia Também: Assessor mais próximo de Lira é demitido em meio a apuração da PF sobre desvio de verba

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 1 Hora

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama Vídeo Há 1 Hora

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

politica Investigação Há 1 Hora

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF

esporte Redes Sociais Há 20 Horas

Neymar rebate declaração de Rodri sobre Vini Jr: 'Virou falador'

fama Documentário Há 20 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

fama Miley Cyrus Há 21 Horas

Miley Cyrus sobre o namorado: "Não levamos a vida muito a sério"

fama MARIA-FLOR Há 18 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama Fantasias Há 22 Horas

Descubra as fantasias íntimas dos famosos

fama FAUSTÃO-SAÚDE Há 22 Horas

João Silva diz que Faustão está 'cada dia melhor' após dois transplantes

brasil Brasil Há 23 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo