Os maiores astros e estrelas das artes marciais de todos os tempos no cinema

Reis do kung fu, deusas do wuxia e todos os outros mestres da luta

Os maiores astros e estrelas das artes marciais de todos os tempos no cinema

Há algo irresistivelmente delicioso em assistir um filme de artes marciais. Seja uma paródia brega de si mesma, como 'Kung Fu Futebol Clube', de 2001, ou um clássico de partir o coração, como 'A Tocha de Zen', de 1971, o mundo nunca se cansará de ver atores atléticos voando pelos céus e entregando uma fúria de chutes, golpes e gritos.

Desde os primórdios da indústria no leste da Ásia, os filmes de artes marciais tornaram-se globalmente adorados e incorporados em praticamente todas as principais indústrias cinematográficas do mundo, inclusive Hollywood. Toda essa popularidade repousa, é claro, sobre os ombros dos incríveis mestres de artes marciais que se tornaram astros e estrelas de cinema e que dedicaram seus corações e corpos às suas performances. De ícones bem conhecidos, como Bruce Lee, a campeões mais escondidos como Wesley Snipes e, claro, os gloriosos retornos de estrelas clássicas como Michelle Yeoh, existem inúmeros mestres das artes marciais que merecem nossos elogios e nossa atenção.

Na galeria, relembre (ou descubra) alguns dos maiores heróis de artes marciais da história do cinema.

©

Getty Images

Michelle Yeoh

Michelle Yeoh voltou aos holofotes em 2022 depois de estrelar o popular 'Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo', mas sua fama não começou por aí. Yeoh encontrou o estrelato internacional pela primeira vez depois de estrelar o clássico wuxia de 2000, 'O Tigre e o Dragão'. Wuxia é um gênero literário e cinematográfico, originário da China, que mistura fantasia, artes marciais e luta de espadas num mundo medieval imaginário. Ah, e ela também estrelou o filme '007 - O Amanhã Nunca Morre' (1997).

©

Getty Images

Bruce Lee

Bruce Lee é o eterno e indiscutível rei dos filmes de artes marciais. Lee não era apenas um mestre do kung fu, ele até desenvolveu seus próprios estilos de artes marciais, como o jun fan. Os maiores filmes de Bruce Lee (entre eles o clássico de 1973, 'Operação Dragão') estabeleceram o padrão para os filmes de artes marciais das décadas seguintes.

©

Getty Images

Jackie Chan

Ser ator pode ser um trabalho árduo, mas o nativo de Hong Kong, Jackie Chan, realmente levou seu corpo ao limite ao longo de sua prolífica e imensamente bem-sucedida carreira. Mais famoso por filmes como 'O Mestre Invencível', de 1978, e a popular franquia 'A Hora do Rush', Jackie Chan quebrou nada menos que 40 de seus ossos no set, incluindo o crânio.

©

Getty Images

Jet Li

Se Bruce Lee e Jackie Chan foram os primeiros superastros globais das artes marciais, Jet Li marcou o início de uma nova geração de guerreiros na telona. Ele já era famoso em Hong Kong e na China continental antes de se tornar um ícone querido de Hollywood na América. Alguns dos melhores filmes do campeão do Wushu incluem o clássico de 1991, do lendário diretor Tsui Hark, 'Era Uma Vez na China', e o filme de ação de Hong Kong, 'Lutar ou Morrer' (1994).

©

Getty Images

Jim Kelly

O superstar original do kung fu negro, Jim Kelly, fez um nome formidável para si mesmo em campeonatos de artes marciais antes de se tornar um astro de cinema. Kelly estrelou ao lado de Bruce Lee no clássico de 1973, 'Operação Dragão'.

©

Getty Images

Donnie Yen

O multifacetado Donnie Yen começou sua carreira como dublê em filmes de ação chineses, mas logo começou a se ramificar em coreografias de luta, direção de filmes e atuação. Ele é mais conhecido na China por seu papel icônico como o mestre da luta Wing Chun em 'O Grande Mestre', de 2008, e suas sequências, mas também invadiu o mundo ocidental com papéis em blockbusters como 'Rogue One: Uma História Star Wars', de 2016.

©

Getty Images

Chuck Norris

Nenhum outro astro de ação de artes marciais dos Estados Unidos se destaca mais que o incomparável Chuck Norris. O campeão de kung fu dominou o mundo dos filmes de ação americanos durante a década de 1980, estrelando clássicos cult como 'McQuade, O Lobo Solitário', de 1983.

©

Getty Images

Angela Mao

A artista marcial e atriz taiwanesa, Angela Mao, foi amplamente considerada a contraparte feminina de Bruce Lee durante a década de 1970. Apelidada de Lady Whirlwind (Senhora Turbilhão), as habilidades de luta de Mao eram respeitadas e admiradas em toda a Ásia e são melhor exemplificadas em clássicos como 'Hapkido', de 1972, e 'Operação Dragão', de 1973.

©

Getty Images

Cheng Pei-Pei

Antes de existir Angela Mao, no entanto, havia Cheng Pei-Pei. Ela se tornou uma das primeiras heroínas do kung fu depois de estrelar 'Come Drink with Me', de 1966.

©

Getty Images

Jean-Claude Van Damme

Conhecido em todo o mundo como os "Músculos de Bruxelas", o ator e fisiculturista belga, Jean-Claude Van Damme, é um dos astros de ação favoritos do mundo. O especialista em karatê encontrou fama internacional depois de estrelar o filme de ação de 1988, 'O Grande Dragão Branco'.

©

Getty Images

Wesley Snipes

O ator americano Wesley Snipes é famoso por seus papéis icônicos em filmes como 'New Jack City: A Gangue Brutal' (1991), 'Passageiro 57' (1992) e 'Blade - O Caçador de Vampiros' (1998). Em seus papéis de ação, ele é conhecido por preferir fazer suas próprias acrobacias sem ajuda de dublês, em grande parte por causa de sua extensa experiência em artes marciais. Snipes é mestre de vários estilos, do hapkido ao karatê shotokan.

©

Getty Images

Sammo Hung

Astro das artes marciais de Hong Kong e coreógrafo de luta, Sammo Hung é conhecido como dai goh dai no Oriiente, que se traduz como "maior irmão mais velho". Sua grande figura o tornou instantaneamente reconhecido. Sua atitude explosiva na tela e suas impressionantes habilidades em artes marciais fizeram dele um dos atores favoritos de alguns dos maiores diretores de ação de Hong Kong, como King Hu, que escalou Hung no épico wuxia de 1971, 'A Tocha de Zen'.

©

Getty Images

Michael Jai White

O ator multitalentoso e mestre de artes marciais, Michael Jai White, fez história mais de uma vez durante sua carreira. Um dos maiores astros das artes marciais afro-americanas do mundo, White se tornou o primeiro homem negro a estrelar como um herói de quadrinhos nas telonas, em 'Spawn, o Soldado do Infferno', de 1997.

©

Getty Images

Cynthia Rothrock

A artista marcial e atriz americana, Cynthia Rothrock, é faixa preta em impressionantes sete estilos de luta diferentes. Sua experiência fez dela uma estrela não apenas nos Estados Unidos, mas também em Hong Kong, onde estrelou vários filmes, como 'Justiça em Dose Dupla', de 1985 (ao lado de Michelle Yeoh como um par de inspetoras de polícia).

©

Getty Images

Jason Statham

O ator inglês Jason Statham pode não ser conhecido principalmente por suas habilidades de artes marciais, mas ele de fato faz a maioria de suas acrobacias e cenas de luta, se não todas. Statham treinou extensivamente em artes marciais chinesas, kickboxing e karatê.

©

Getty Images

Toshiro Mifune

Toshiro Mifune foi a inspiração do lendário cineasta japonês Akira Kurosawa e, sem dúvida, continua sendo o ator japonês mais icônico até hoje. Veterano militar, Mifune se tornou o samurai por excelência do cinema. Apesar de não ter treinamento formal em artes marciais, ele desenvolveu seu próprio estilo de luta de espadas ao longo dos anos.

©

Getty Images

Chow Yun-Fat

O ator de Hong Kong, Chow Yun-Fat, é um dos nomes mais amados nos filmes de ação cantoneses. Internacionalmente, ele talvez seja mais famoso por seu papel em 'O Tigre e o Dragão', de 2000, ao lado de Michelle Yeoh, mas Yun-Fat também estrelou inúmeros clássicos de ação dirigidos pelo mestre do cinema de Hong Kong, John Woo.

©

Getty Images

Gordon Liu

Hui Liu, mais conhecido como Gordon Liu, estrelou um dos filmes de artes marciais mais impactantes de todos os tempos, 'A Câmara 36 de Shaolin' (1978). O filme continuou a desfrutar da fama depois que o grupo de hip hop americano Wu-Tang Clan o usou como inspiração para seu icônico álbum de estreia, 'Enter the Wu-Tang (36 Chambers)', de 1993. Além disso, esse também foi o primeiro filme a retratar as técnicas de treinamento secretas dos famosos monges Shaolin na China.

©

Getty Images

Stephen Chow

Cineasta, ator e artista marcial, Stephen Chow foi um pioneiro no casamento entre a impressionante coreografia de luta e a comédia pastelão. Seu clássico de comédia de 2001, 'Kung Fu Futebol Clube' ainda é apreciado pelo público em todo o mundo.

©

Getty Images

Zhang Ziyi

A atriz chinesa Zhang Ziyi não tinha nenhum treinamento formal em artes marciais quando foi escalada para um papel de protagonista no clássico wuxia de 2000, de Ang Lee, 'O Tigre e o Dragão', mas ao longo do processo de filmagem, ela se tornou uma lutadora tão hábil que foi capaz de realizar todas as suas próprias cenas de ação.

©

Getty Images

Sonny Chiba

O mestre japonês de karatê kyokushin, Sonny Chiba, trouxe um novo nível de violência aos filmes de artes marciais durante as décadas de 1970 e 1980, o que fez dele um ídolo natural para imitadores ocidentais do gênero, como Quentin Tarantino.

©

Getty Images

Lo Lieh

Lo Lieh nasceu na Indonésia em 1939 e se mudou para Hong Kong quando criança, onde começou a estudar artes marciais e, eventualmente, tornou-se astro de ação altamente procurado. Ele é lembrado por seus papéis aclamados em filmes como 'Cinco Dedos de Violência' (1972) e o extremamente influente 'A Câmara 36 de Shaolin' (1978).

©

Getty Images

Robin Shou

O ator norte-americano Robin Shou tem desfrutado de um sucesso considerável tanto nos Estados Unidos quanto em Hong Kong. Shou treinou o estilo wushu na China, enquanto sua família achava que ele estava terminando o ensino médio na Califórnia. Essa decisão arriscada funcionou para Shou, já que sua atuação e luta o levaram a ser escalado para inúmeras adaptações de videogames para o cinema, de 'Mortal Kombat' a 'Street Fighter'.

©

Getty Images

Kara Wai

A atriz de Hong Kong e especialista em artes marciais, Kara Wai, tem sido uma das maiores estrelas da indústria cinematográfica de Hong Kong desde a década de 1970. Ela foi premiada com o primeiro Hong Kong Film Award de Melhor Atriz em 1982 por seu papel principal no filme de ação de 1981, 'Fangs of the Tigress'.

©

Getty Images

Iko Uwais

Iko Uwais se tornou um ícone cult da noite para o dia depois que estrelou o clássico de ação indonésio, 'Operação Invasão' (2011) e sua sequência de 2014, 'Operação Invasão 2'. Uwais é um mestre no estilo pencak silat, de sua Indonésia natal.

©

Getty Images

Tony Jaa

Artista marcial e campeão de Muay Thai, Tony Jaa cresceu na Tailândia rural, obcecado com os filmes explosivos de Bruce Lee e Jackie Chan. Ele já atuou em filmes de ação centrados no Muay Thai, como 'Ong Bak - Guerreiro Sagrado', de 2003.

©

Getty Images

Taimak

Taimak Guarriello, natural de Los Angeles e mais conhecido simplesmente como Taimak, rapidamente ganhou fama com o filme de 1985, 'O Último Dragão', do fundador da Motown Records, Berry Gordy. Ele continua a trabalhar na televisão e no teatro.

©

Getty Images

Bill "Superfoot" Wallace

Uma vez campeão mundial de karatê, Bill "Superfoot" Wallace também liderou uma incrível sequência de seis anos de vitórias como kickboxer. Como se isso não bastasse, ele também teve uma carreira cinematográfica de sucesso, estrelando filmes de artes marciais como 'A Fúria do Protetor', de 1985, ao lado de Jackie Chan.

©

Getty Images

Joyce Godenzi

A atriz Joyce Godenzi começou sua carreira como modelo, sendo coroada Miss Hong Kong em 1984. Ela foi então escalada para uma série de filmes populares de artes marciais e, apesar de não ter nenhuma experiência anterior com luta, rapidamente se tornou uma especialista formidável em vários estilos de artes marciais.

Fontes: (Shortlist) (Screen Rant) (Collider)

Veja também: Cuidado com eles: famosos que mandam bem nas artes marciais

©

Getty Images

Fama Artes marciais 10/06/23 POR Notícias ao Minuto Brasil


Há algo irresistivelmente delicioso em assistir um filme de artes marciais. Seja uma paródia brega de si mesma, como 'Kung Fu Futebol Clube', de 2001, ou um clássico de partir o coração, como 'A Tocha de Zen', de 1971, o mundo nunca se cansará de ver atores atléticos voando pelos céus e entregando uma fúria de chutes, golpes e gritos.

PUB

Desde os primórdios da indústria no leste da Ásia, os filmes de artes marciais tornaram-se globalmente adorados e incorporados em praticamente todas as principais indústrias cinematográficas do mundo, inclusive Hollywood. Toda essa popularidade repousa, é claro, sobre os ombros dos incríveis mestres de artes marciais que se tornaram astros e estrelas de cinema e que dedicaram seus corações e corpos às suas performances. De ícones bem conhecidos, como Bruce Lee, a campeões mais escondidos como Wesley Snipes e, claro, os gloriosos retornos de estrelas clássicas como Michelle Yeoh, existem inúmeros mestres das artes marciais que merecem nossos elogios e nossa atenção.

Na galeria, relembre (ou descubra) alguns dos maiores heróis de artes marciais da história do cinema.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica DEBATE-SP Há 11 Horas

Datena agride Marçal com cadeirada e é expulso de debate da TV Cultura

politica PABLO-MARÇAL Há 8 Horas

Equipe de Pablo Marçal diz que ele fraturou a costela e segue no hospital

mundo Inglaterra Há 10 Horas

Professora fica paraplégica após acidente com barra de 120 kg em academia

fama Michael Jackson Há 11 Horas

Morre Tito Jackson, irmão de Michael Jackson, aos 70 anos

politica Eleições Há 1 Hora

Marçal é detonado por eleitores após provocar Datena: "Desserviço"

justica Pé de Serra Há 9 Horas

Ex-jogador de futebol é encontrado morto na Bahia

justica MORTE-SP Há 8 Horas

Estudante que ligou para o namorado e pediu socorro é achada morta em SP

esporte Caio Paulista Há 10 Horas

Ex-mulher de Caio Paulista diz ter sido vítima de agressões; entenda

lifestyle Ovos Há 9 Horas

Como saber se um ovo está estragado usando a lanterna do seu celular

fama Jennifer Lopez e Ben Affleck Há 9 Horas

Jennifer Lopez e Ben Affleck vistos juntos pela 1.ª vez desde separação