© iStock
O serviço nacional de saúde britânico, o NHS, vai começar a usar a partir de julho uma nova lente para 'smartphones' que, anunciou o serviço na quinta-feira, será capaz de diagnosticar mais rapidamente casos de câncer da pele.
PUB
Num comunicado, o NHS explicou que dezenas de milhares de utentes terão acesso a esta nova ferramenta, que funcionará com uma lente de 50p, anexável ao aparelho e capaz de tirar fotografias detalhadas e minuciosas a sinais ou a lesões na pele.
Este tipo de ferramenta já começou a ser usada em centros de saúde com acordos com o NHS, e muitas pessoas já foram diagnosticas e começaram a fazer tratamento graças à velocidade com que tem sido possível identificar o tipo de câncer.
A tecnologia foi cunhada como 'teledermatologia' pelas autoridades de saúde, que esperam que o serviço fique disponível para todas as regiões de Inglaterra a partir de julho - e, assim, reduzir drasticamente as listas de espera em dermatologia.
Dave's skin cancer was caught early, and he has received treatment over the last 20 years at @MSEHospitals.Now, more people like Dave will be seen quicker thanks to an accelerated roll out of teledermatology, which uses high definition imaging to speed up skin cancer diagnosis. pic.twitter.com/RRc550RgFr
— NHS England (@NHSEngland) June 8, 2023
O NHS acrescenta que a lente chama-se um 'dermatoscópio', e vai "permitir que especialistas dermatológicos dupliquem o número de doentes que conseguem avaliar por dia".
Mais de 600 mil pessoas são identificadas para serem avaliadas para câncer da pele no último ano no Reino Unido, e mais de 56 mil pessoas foram tratadas para a doença em 2022.
Leia Também: 'Lime' e 'Indigo'. Assistente digital da Google lança duas novas vozes