Unipar faz nova proposta para comprar Braskem

A empresa já tinha feito uma oferta em julho do ano passado

© Shutterstock

Economia Braskem 12/06/23 POR Estadao Conteudo

A Unipar, controlada pela família Geyer, apresentou uma nova proposta não vinculante para compra indireta do controle acionário da Braskem, atualmente sob controle da Novonor (ex-Odebrecht). A empresa já tinha feito uma oferta em julho do ano passado.

PUB

Desta vez, a operação prevê o pagamento parcial dos bancos credores e uma renegociação para o saldo da dívida remanescente. Além disso, há a possibilidade de a Novonor continuar com uma participação minoritária indireta na Braskem.

A proposta da Unipar é a segunda em menos de um mês pela Braskem. No fim de maio, a gestora americana Apollo, em conjunto com a estatal árabe Adnoc, fez uma proposta de R$ 37,5 bilhões pelas ações da petroquímica. Mas a Novonor recusou. De acordo com a oferta, cada ação seria vendida por até R$ 47.

Agora, de acordo com a nova proposta, a Unipar fará uma oferta pública de aquisição de ações (OPA) para acionistas minoritários da Braskem detentores de ações ordinárias e das ações preferenciais classe A e classe B, bem como uma oferta para a aquisição de até a totalidade das ações preferenciais classe A representadas por ADRs e listadas na New York Stock Exchange (NYSE).

Ambas as ofertas seguirão as mesmas condições fechadas com a Novonor. Segundo fato relevante divulgado, a Unipar vai negociar a participação da Petrobras na operação em outro momento, "buscando um formato satisfatório para todas as partes envolvidas".

ESTATAL

Para o presidente do conselho da Unipar, Bruno Uchino, a proposta prevê um equilíbrio entre os interesses e as necessidades da Novonor, Petrobras, acionistas minoritários e bancos credores da Braskem. "Temos uma postura de composição que resulta de mais de um ano de estudos e considerações, até chegarmos ao formato atual, que representa a melhor alternativa em um cenário com tantos stakeholders (partes interessadas). Agora, passaremos à fase de discussão com todos os envolvidos, como é esperado em uma operação desse porte", diz Uchino.

A Unipar ainda destaca que o evento geológico em Alagoas tem papel central nas negociações - os passivos estão provisionados nas demonstrações financeiras da Braskem. "A Unipar espera haver a negociação final de uma solução, de forma satisfatória a todos os agentes públicos e partes relacionadas e que atenda plenamente as comunidades e pessoas atingidas", afirma em nota. Em 2018, a extração de sal-gema pela Braskem provocou um abalo sísmico em cinco bairros de Maceió, que deixou rachaduras em milhares de imóveis e abriu crateras em ruas da cidade, forçando mais de 55 mil pessoas a deixarem suas casas.

HISTÓRIA

A Unipar foi criada em 1946, com o projeto da refinaria e exploração de petróleo União, em Capuava, no ABC paulista. Hoje, a empresa é controlada pela Vila Velha Administração e Participações, que detém 57,8% das ações. O investidor Luiz Barsi Filho detém 13,9% das ações da companhia. A petroquímica tem três unidades, localizadas em Cubatão (SP), Santo André (SP) e Bahía Blanca (Argentina). Também tem participação na Solalban, empresa de geração de energia na Argentina.

Leia Também: Subsídios para carros vão beneficiar todo o setor? Para locadoras, impacto pode ser limitado

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica G20 Há 13 Horas

"Fuck you" de Janja a Musk coloca em risco estratégia de Lula com Trump

brasil São Paulo Há 11 Horas

Mulher vê família ser assaltada, vai em casa e solta seu pitbull; vídeo

fama Redes Sociais Há 13 Horas

Maíra Cardi revela acordo sexual com Nigro para engravidar

fama Luto Há 11 Horas

Cantor que venceu um câncer aos 18 anos morre em acidente de carro

fama Redes Sociais Há 7 Horas

Gkay posa de calcinha em frente ao espelho: 'que nave'

esporte Boxe Há 12 Horas

Mike Tyson revela problema de saúde após derrota para Jake Paul: 'Quase morri'

lifestyle Signos Há 11 Horas

Estes são os signos mais modestos (e conservadores) do zodíaco

esporte Mercado de Transferências Há 14 Horas

Neymar fora dos planos de Abel: "Palmeiras não é departamento médico"

mundo Caso Pelicot Há 11 Horas

Suspeito de estuprar Gisèle Pelicot planejava violar a própria mãe

justica Distrito Federal Há 11 Horas

Mulher é morta a facadas pelo companheiro na frente dos filhos