EUA: Justiça bloqueia temporariamente compra da Activision pela Microsoft

Em dezembro, a FTC anunciou que tentaria impedir a aquisição da Activision Blizzard, alegando que poderia prejudicar os consumidores, pois permitiria à Microsoft obter importantes títulos de jogos, como "Warcraft", "Call of Duty" e "Candy Crush"

© Lusa

Tech Activision 14/06/23 POR Notícias ao Minuto

Um tribunal nos Estados Unidos proibiu temporariamente a Microsoft de concluir a aquisição da Activision Blizzard, uma das maiores empresas de jogos do mundo, até que o tribunal decida sobre um recurso apresentado pela Comissão Federal do Comércio (FTC) em relação ao caso. A decisão foi tomada na terça-feira pelo tribunal federal de São Francisco, em resposta ao pedido feito pela FTC na segunda-feira.

PUB

A FTC solicitou a suspensão temporária da aquisição, no valor de 69 bilhões de dólares, alegando que a Microsoft estava tentando finalizar o negócio antes do início do julgamento, o que seria "difícil, senão impossível" de reverter caso a aquisição fosse considerada ilegal posteriormente, afirmou a comissão.

O tribunal determinou que a ordem de bloqueio temporário da transação "é necessária para manter o status quo" enquanto os processos legais da FTC contra a transação ainda estão em andamento. Além disso, uma audiência sobre outro pedido feito pela FTC para uma decisão final de bloqueio do negócio foi marcada para o dia 22 de junho.

A aquisição, anunciada há um ano e meio, foi aprovada em vários países, incluindo pela Comissão Europeia no mês passado, e tornaria a Microsoft a terceira maior empresa do mundo no setor de jogos. No entanto, a transação foi bloqueada nos Estados Unidos e no Reino Unido devido às preocupações de diversos órgãos reguladores sobre a concorrência na indústria de jogos.

A Microsoft afirmou em comunicado divulgado na terça-feira que "acelerar o processo legal nos Estados Unidos trará mais opções e concorrência ao mercado de jogos". A empresa também destacou que a ordem de restrição temporária faz sentido até que recebam uma decisão do tribunal, que está se movendo rapidamente.

Em dezembro, a FTC anunciou que tentaria impedir a aquisição da Activision Blizzard, alegando que poderia prejudicar os consumidores, pois permitiria à Microsoft obter importantes títulos de jogos, como "Warcraft", "Call of Duty" e "Candy Crush". A queixa da FTC mencionou aquisições anteriores de jogos pela Microsoft, especialmente a Bethesda Softworks, como exemplo de casos em que a Microsoft tornou alguns títulos de jogos populares exclusivos para o sistema Xbox, apesar de ter garantido aos reguladores europeus que não tinha intenção de fazê-lo.

Leia Também: Usar aos AirPods na rua será mais seguro com estas novidades

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama DEOLANE-BEZERRA Há 12 Horas

Deolane pede ajuda nas redes sociais: "A mãe tá dura"

fama Nathalia Urban Há 13 Horas

Jornalista brasileira Nathalia Urban morre aos 36 anos em Edimburgo

fama Sean 'Diddy' Combs Há 11 Horas

"Acordou e estava nua e amarrada": 'Diddy' enfrenta nova acusação

mundo Rússia Há 10 Horas

Putin avisa Ocidente que está disposto a usar armas nucleares

mundo Guiné Há 12 Horas

Chimpanzé ataca e mata bebê na Guiné, levantando alerta sobre agressões

politica Eleições 2024 Há 13 Horas

Campanha para eleições 2024 registra 99 mortes de candidatos no país

mundo Madeleine McCann Há 13 Horas

Ex-colega de cela diz que suspeito do caso Madeleine confessou sequestro

economia salários Há 11 Horas

Decreto muda regras para terceirizados e eleva salários no setor público

fama MAIDÊ-MAHL Há 10 Horas

Atriz de série da HBO está internada há 20 dias e segue em estado grave

esporte Arábia Saudita Há 12 Horas

Jorge Jesus destaca força do futebol saudita e sonha em treinar o Brasil