Eduardo Paes diz que governo federal vai limitar voos no Santos Dumont

O anúncio foi feito após reunião de Paes com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto

© Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil

Política Santos Dumont 15/06/23 POR Agência Brasil

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou nesta quarta-feira (14) que o governo federal vai restringir os voos operados no aeroporto Santos Dumont, no centro da cidade. O anúncio foi feito após reunião de Paes com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. Pela decisão do presidente, de acordo com o prefeito, o Santos Dumont só vai operar voos para dois destinos: os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e o de Brasília. Ainda não há prazo para que as mudanças entrem em vigor e o prefeito estimou que isso deve ocorrer a partir de janeiro de 2024.

PUB

"Hoje, o presidente decidiu que vai fazer. O aeroporto Santos Dumont passará a ser tão somente para a ponte aérea Rio - São Paulo/Congonhas e Rio-Brasília, e o aeroporto internacional do Rio de Janeiro volta a receber os voos domésticos que sempre teve, o que permite que o Galeão seja um hub internacional. Isso é uma mudança importantíssima", destacou Paes a jornalistas após a reunião com Lula. Segundo o prefeito, que entregou uma proposta de portaria, a mudança vinha sendo pedida há mais de dois anos e meio, sem sucesso. Além da limitação de voos, Paes afirmou que o governo deve editar uma norma impedindo que passageiros de voos internacionais a partir de outras cidades (como São Paulo e Brasília) façam check-in a partir do Santos Dumont.  

A situação dos dois aeroportos tem sido discutida há alguns meses. Governo do estado do Rio de Janeiro e prefeitura da capital criticam o fato de que o Aeroporto Santos Dumont - administrado pela União através da Infraero - aumentou muito o número de voos. Isso provocou um esvaziamento do Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, administrado pela concessionária Changi, de Cingapura.

Na última segunda-feira (12), o governador do estado do Rio, Cláudio Castro, também se reuniu com Lula em Brasília e conversou sobre uma gestão compartilhada dos aeroportos Santos Dumont (doméstico) e Galeão (internacional). A administração dos dois terminais aéreos seria feita em parceria entre União, estado e prefeitura do Rio. Eduardo Paes afirmou que a questão da concessão está em andamento e será tomada posteriormente, independente da limitação de voos. 

Leia Também: É hora de temer a febre maculosa? Veja quando se preocupar com a doença

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Briga! Há 15 Horas

Andressa Urach é agredida em festa e leva 4 pontos no rosto

politica Kids pretos Há 14 Horas

Bolsonaro tentou ser kid preto por 2 vezes: 'Fui deixado pra trás'

fama Jhei Soares Há 22 Horas

Influenciadora posta vídeo horas antes de morrer: ‘Indo ser jovem’

fama Racismo Há 16 Horas

Vaza novo áudio com ofensas racistas de Ana Paula Minerato

fama Liam Payne Há 23 Horas

Relatório aponta que Liam Payne tentou escapar do quarto antes de morrer

esporte Fortuna Há 15 Horas

Neymar Pai afirma sobre patrimônio construído com carreira do filho: 'Fiquei rico antes dele'

lifestyle Dicas Há 23 Horas

Descubra itens que devem ser guardados na geladeira e você não sabia

brasil MORTE-SP Há 17 Horas

Criança que se afogou em piscina de resort ficou submersa por 7 minutos

fama LUANA-PIOVANI Há 21 Horas

Luana Piovani chora ao relembrar violência doméstica

mundo Reino Unido 26/11/24

Jovem usava celular quando causou acidente que deixou mulher paralisada