© ShutterStock
Os rins desempenham diversas funções vitais em nosso corpo, como a eliminação de substâncias metabolizadas, o equilíbrio de água e sais, a produção de hormônios e a regulação da pressão arterial.
PUB
É importante estar ciente de que o câncer de rim está se tornando mais frequente, especialmente em pessoas entre 50 e 70 anos. No Brasil, ele já está entre os 13 tipos de câncer mais comuns, tendo registrado mais de 12 mil casos e 4 mil mortes em 2020. Conheça as possíveis causas da doença e os tratamentos necessários.
Existem cinco principais tipos de câncer de rim:
Carcinoma de Células Renais Claras: é o mais comum, presente em 70% a 90% dos casos. Surge no tubo responsável por filtrar impurezas do sangue.
Carcinoma Papilar de Células Renais: representa de 10% a 15% dos casos. Apesar de pequeno e pouco palpável, pode bloquear a urina e as vias urinárias, além de causar dor.
Carcinoma Cromófobo de Células Renais: responsável por 4% a 5% dos casos, esse tipo de câncer só pode ser visto em exames com cor e reage a corantes azul escuro ou roxo. Geralmente é menos agressivo que os outros tipos.
Ductos Coletores: é raro, mas agressivo, representando apenas 1% dos casos. Originado em uma das estruturas do rim, chamado tubo de Bellini.
Sarcomatoides: também é raro e agressivo, representando 1% dos casos. Apresenta características semelhantes às do carcinoma renal de células claras.
Embora as causas do câncer de rim ainda não sejam totalmente conhecidas, estudos indicam que o tabagismo é um fator de risco importante.
Outros fatores que podem desencadear a doença incluem:
Exposição a materiais utilizados em indústrias, como cádmio, amianto, chumbo e hidrocarbonetos aromáticos;Hemodiálise;Obesidade;Histórico familiar;Hipertensão;Doença de Von Hippel-Lindau, uma condição genética e rara caracterizada por tumores altamente vascularizados em várias partes do corpo.
Os sinais e sintomas mais frequentes do câncer de rim incluem:
- Dor na parte lateral da barriga e nas costas;- Presença de sangue na urina;- Inchaço abdominal;- Perda de peso.
É importante ressaltar que esses sintomas podem ser causados por diversas condições de saúde, não apenas pelo câncer renal. No entanto, é fundamental procurar um médico o mais rápido possível para que ele possa identificar as causas e indicar o tratamento mais adequado para cada caso.
Leia Também: Câncer. Sintoma (ruidoso) que muitos desvalorizam e não deviam