Encélado. Lua de Saturno tem fósforo, um componente chave da vida

A sonda explorou Saturno, seus anéis e suas luas por 13 anos, de 2004 a 2017, e seus dados continuam sendo estudados pelos cientistas

© Lusa

Tech saturno 15/06/23 POR Notícias ao Minuto

Dados coletados pela sonda espacial Cassini, que já foi desativada, revelaram a presença de fósforo na forma de fosfatos, um componente essencial para a vida como a conhecemos, no oceano gelado de Encélado, uma das luas de Saturno, conforme divulgado hoje. A sonda explorou Saturno, seus anéis e suas luas por 13 anos, de 2004 a 2017, e seus dados continuam sendo estudados pelos cientistas.

PUB

De acordo com os pesquisadores responsáveis pelo estudo publicado na revista científica Nature, foi encontrado um "abundante fósforo" em grãos de gelo expelidos para o espaço a partir das fissuras da superfície congelada de Encélado.

A lua possui um oceano subterrâneo e a água desse oceano emerge por meio de fendas na crosta congelada da superfície, formando gêiseres no polo sul e criando uma pequena nuvem que alimenta um dos anéis de Saturno com partículas de gelo.

A análise de uma classe de grãos de gelo ricos em sal revelou a presença de fosfatos de sódio - moléculas compostas por sódio, oxigênio, hidrogênio e fósforo quimicamente ligados.

Segundo o estudo, as concentrações de fosfato provenientes de Encélado são pelo menos 100 vezes maiores do que as dos oceanos da Terra.

O fósforo na forma de fosfatos é fundamental para a vida na Terra, desempenhando um papel na criação de material genético, moléculas de energia, membranas celulares, ossos e dentes de seres humanos e animais, além do microbioma do plâncton.

Essa é a primeira vez que esse elemento químico essencial é descoberto em um oceano fora dos mares da Terra. Estudos anteriores já haviam sugerido a existência de fósforo em Encélado, mas agora essa presença foi confirmada com os dados da sonda Cassini.

Apesar dos resultados obtidos, que podem ser extrapolados para outros mundos oceânicos gelados semelhantes a Encélado, o cientista planetário e geoquímico Christopher Glein, um dos autores do estudo, ressalta que os ingredientes essenciais para a vida como a conhecemos podem não ser suficientes para sustentar a vida em um ambiente extraterrestre.

"Se a vida poderia ter se originado no oceano de Encélado ainda é uma questão em aberto", afirmou Glein, conforme comunicado da NASA, agência espacial norte-americana, que liderou a missão Cassini e detém os arquivos de dados da sonda.

Saturno é o segundo maior planeta do Sistema Solar, depois de Júpiter, e pertence ao grupo dos gigantes gasosos.

Leia Também: Série da Netflix leva a invasão de turistas em vila suíça com 400 pessoas

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica QUAEST-PESQUISA Há 15 Horas

Pesquisa Quaest aponta cenário apertado na disputa por SP; veja

mundo Itália Há 15 Horas

Babá de 22 anos é presa após corpos de bebês serem achados em seu quintal

fama ALEXANDRE-CORREA Há 17 Horas

Alexandre Correa detona festa de noivado de Ana Hickmann e pede justiça

fama EUA Há 17 Horas

Bailarina e mãe morrem com apenas um dia de diferença

tech X-JUSTIÇA Há 12 Horas

X (ex-Twitter) voltou no Brasil. Ou quase isso. Entenda a polêmica

mundo EUA Há 17 Horas

Casal morre afogado no Havaí durante férias e deixa filho de 18 meses

justica Araxá Há 16 Horas

Jovem de 21 anos se perde das amigas e é estuprada por dois homens em MG

fama Família real Há 18 Horas

Príncipe Harry herda mais de R$ 55 milhões ao completar 40 anos

politica Justiça Há 15 Horas

Qual a participação de Marçal em furto a banco e por que o caso prescreveu? Entenda

fama Educação Há 7 Horas

Colégio nega matrícula para filhos de Ronaldo e Georgina Rodríguez