Lula se solidariza com população do Sul e ministros devem visitar região atingida por ciclone

Diante da situação, o presidente ligou para o governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), e ministros devem fazer uma visita às regiões neste final de semana.

© Getty

Política Rio Grande do Sul 17/06/23 POR Estadao Conteudo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou solidariedade à população do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, regiões atingidas por fortes chuvas e ciclone. Diante da situação, o presidente ligou para o governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), e ministros devem fazer uma visita às regiões neste final de semana.

PUB

"Gostaria de manifestar minha solidariedade com a população que está sofrendo com as fortes chuvas e um ciclone que passou pela região", escreveu Lula, no Twitter. "A situação é grave, hospitais, casas, escolas e equipamentos públicos inundados. Estamos atentos para dar o apoio aos governos estaduais e prefeituras."

Na mensagem, o presidente também citou as fortes chuvas em São Paulo e Pernambuco. "Me solidarizo com as famílias e peço a atenção de todos às orientações da Defesa Civil", escreveu.

O ciclone extratropical que se formou na madrugada de hoje na região nordeste do Rio Grande do Sul causa fortes chuvas, ventanias e alagamentos no litoral norte do Estado, região metropolitana e Serra Gaúcha. Até o momento, foram registradas três mortes. Já no Estado catarinense, as fortes chuvas causaram deslizamentos de terra em Joinville, Praia Grande e em São Francisco do Sul. Não há registro de vítimas.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, o governo está trabalhando, "desde o primeiro momento", nas regiões atingidas. Segundo ele, o governo entrou em contato com os governadores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, Jorginho Mello, para prestar o apoio necessário. De acordo com a atualização da agenda da presidência da República feita há pouco, o chefe do Executivo ligou para Leite às 16h30 de hoje, do Palácio do Alvorada.

Em publicação nas redes sociais após o contato com Lula, o governador gaúcho disse que o presidente determinou a vinda de Góes ao Estado. "Trabalharemos em conjunto", afirmou Leite. Os ministros da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, e o do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, devem acompanhar a visita.

No Twitter, Pimenta disse já ter entrado em contato com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento para acionar a Defesa Civil e apoiar as medidas que estão sendo adotadas pelos Estados e municípios atingidos.

Leia Também: Ciclone no RS causa 4 mortes, bloqueia estradas e deixa 460 mil sem luz

Leia Também: Vídeo mostra resgate de família após ciclone no Rio Grande do Sul

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Campinas Há 18 Horas

Influenciador Diego Friggi morre aos 33 anos esperando por vaga na UTI

mundo Paraguai Há 17 Horas

Homem salta de ponte com as três filhas no Paraguai para se vingar da ex

fama Game of Thrones Há 18 Horas

Ator de 'Game of Thrones' revela fotos da filha que morreu e impressiona

mundo Reino Unido Há 19 Horas

Grávida dirige ambulância para salvar marido após motorista se perder

mundo Casamento Há 10 Horas

Casal prepara casamento dos seus sonhos... mas convidados não aparecem

fama BRUNA-MARQUEZINE Há 14 Horas

Bruna Marquezine usa look de R$ 70 mil no lançamento de série e divide opiniões

esporte Espanha Há 16 Horas

Bactéria obriga promessa do Real Madrid a acabar carreira aos 19 anos

esporte Marco Angulo Há 18 Horas

Promessa do futebol equatoriano, Marco Angulo morre aos 22 após acidente

mundo Argentina Há 12 Horas

Cristina Kirchner é condenada a seis anos de prisão por fraude ao Estado

esporte EUA Há 17 Horas

Ex-NBA surge irreconhecível nas redes sociais: "Temo pela minha vida"